DISPARADA ! (Composição de Geraldo Vandré e Theo de Barros)
A matéria desta crônica é tão importante para a comunidade erechinense que resolvemos iniciá-la com a primeira estrofe da música “Disparada”, que assim nos chama a atenção:
“Prepare seu coração, prás coisas que vou contar. Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão, e posso não lhe agradar....Se você não concordar não posso me desculpar, não canto prá enganar, vou pegar minha viola e
cantar em outro lugar” !!!
Queremos levar ao conhecimento da comunidade que nos acessa alguns Projetos da Administração Municipal em relação à Praça da Bandeira que ouvimos durante a realização da XIII Feira do Livro, realizada na semana que passou que poderão ser verdadeiros não, mas fica o registro.
Aliás, cumprimentamos o Secretário Marmentini, Municipal da Cultura Esporte e Turismo pelo belo evento do qual participamos.
O QUE ACONTECEU E O QUE VAI OCORRER !?!
VISTA AÉREA DA PRAÇA DA BANDEIRA |
A XII Feira do Livro foi realizada na Praça da Bandeira, no centro geográfico da cidade. Esta implantação não mexeu com a mobilidade urbana de carros e pedestres. Sob a égide de uma “pesquisa de opinião dos freqüentadores desta Feira” ali era o local ideal para sua realização.
Passado um ano a realização da XIII Feira do Livro, avançou em direção ao canteiro central da Praça da Bandeira fechando a rótula, causando um “verdadeiro pandemônio na mobilidade urbana de carros e até pedestres”.
A insatisfação, os problemas causados, os congestionamentos, as confusões provocaram a irritação na maioria absoluta da população erechinense que usa esta área importante, e regradora do fluxo de trânsito em todo o centro da cidade. Tudo ocorreu por falta de planejamento de quem é responsável por essa área, que esta sob o controle do Serviço Público Municipal.
Agora virá o “Natal Luz” e depois a eventual criação do “Largo da Praça da Bandeira”, pelo menos foi o que se ouviu de pessoas que frequentam a Prefeitura e que estavam na XIII Feira do Livro.
TODOS OS CAMINHOS CONDUZEM À PRAÇA DA BANDEIRA !
Trechos do Livro: “ERECHIM no coração do Mercosul”, produção da EDELBRA (Jaci Delazeri, Paulo Bentancour e Beto Hachmann) que vamos reproduzir dizem o seguinte:
“Logo após sua emancipação, Erechim já dava mostras de que suas ações estavam pautadas pelo rigoroso planejamento, jamais pelas improvisações e muito menos pelo acaso.
Foi o Engenheiro Carlos Torres Gonçalves – que baseou-se nos traçados urbanos de Belo Horizonte, Buenos Aires e Paris – quem projetou a cidade.
Feliz resultado disso são avenidas largas, arborizadas, um perfeito equilíbrio na relação entre quantidade e qualidade dos logradouros, um cenário que concilia com perfeição o imaginário bucólico do que até ontem era campo com altos vôos de que se encaminha a ser metrópole”.
Todos nós e os visitantes que aqui aportam nos admiramos do Planejamento Urbano e das dezenas de prédios com as características arquitetônicas denominada de “Art Déco”. Centenas de estudantes de arquitetura e artistas vêm à Erechim para maravilhar-se com estas belezas, entre outras que aqui existem.
NATAL LUZ E LARGO DA PRAÇA DA BANDEIRA !?!
ÁREA DA PRAÇA DA BANDEIRA A SER FECHADA PARA ONTAL LUZ E TALVEZ SE TORNE O LARGO DA PRAÇA DABANDEIRA |
Foi preciso o trabalho de pesquisa acima para alertar a comunidade com o que vai ocorrer e, talvez, fazer a Administração Municipal mudar sua concepção de planejamento para o Natal Luz e em futuro próximo em querer transformar a “Praça da Bandeira ... no LARGO da Praça da Bandeira.”
Para as festividades do NATAL LUZ está planejada o “FECHAMENTO TOTAL DA PRAÇA DA BANDEIRA” o que interromperá o fluxo e a mobilidade urbana das seguintes avenidas que fazem suas confluências com a rótula da Praça da Bandeira e estas são Avenidas: Maurício Cardoso, Sete de Setembro, XV de Novembro, Presidente Vargas, Salgado Fº, Uruguai, Amintas Maciel e Pedro Pinto de Souza.
Se isto ocorrer já conseguiram imaginar o “caos e a confusão que vai acontecer !?! O fechamento de um lado da Praça da Bandeira para a XIII Feira do Livro já foi “uma confusão e tanto” imaginem com o fechamento total !!!
O próximo passo, conforme informações que circularam na XIII Feira do Livro, salvo melhor juízo, a Administração Municipal quereria manter o FECHAMENTO DEFINITIVO DO LOCAL criando o “LARGO DA PRAÇA DA BANDEIRA” transformando o local em um “CALÇADÃO” !!!
De sã consciência não podemos acreditar que a área técnica de arquitetura, engenharia e planejamento urbano da Administração Municipal, cujos muitos profissionais conhecemos e são competentes, possam ter criado este Projeto absurdo ou de não ter aconselhado o Prefeito Pólis a não implanta-los para que não vá pagar mais estes “dois micos” !!!
Esta crônica não tem conotação de crítica pura e simples ao Governo Municipal, mas sim de mostrar que opiniões existem e podem ser divergentes, e os comentários muitas vezes são feitos por pessoas sérias esta é a razão do início desta com a estrofe da música “Disparada”.
Agora que o “Ti, Ti, Ti” sobre o assunto foi grande, foi...onde existe fumaça, existe fogo” !!!
Tchau, bom fim de semana !!!
GENTE DO BEM, NÃO PODEMOS ESMORECER O PIOR CONSEGUIMOS E JÁ PASSOU.
FALTAM POUCOS DIAS PARA O 2º TURNO, ACABAR TUDO DE RUIM QUE VEM ACONTECENDO OU QUE POSSA CONTINUAR A ACONTECER EM NOSSO PAÍS.
É JOSÉ SERRA NOSSO PRESIDENTE
31 DE OUTUBRO VOTE NO 45
É JOSÉ SERRA NOSSO PRESIDENTE
31 DE OUTUBRO VOTE NO 45
Nenhum comentário:
Postar um comentário