Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sábado, 17 de agosto de 2013

VENTOS A FAVOR PARA INSTALAÇÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA EM ERECHIM ! ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E CADEIRANTES NO CENTRO - NOTEBOOKs, ONDE ESTÃO !

UMA FACULDADE DE MEDICINA EM ERECHIM, O COMPLEMENTO 
DE UMA META SONHADA !

Se vier, e certamente em algum tempo virá, esta nova alternativa de profissionais de alto nível é muito  importante para Erechim e para o Brasil, mormente, neste momento em que um Governo Federal, incompetente, entendeu que “mais médicos é a solução para os problemas de saúde dos brasileiros” !!!
Se vier, e certamente em algum tempo virá, deverá ser implantada na URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, no Campus de Erechim, por sua tradição e alta qualidade dos Cursos que ali são ministrados.

Se não por outras séries de razões a favor da URI, o Ensino Superior de Erechim é composto pela UERGS-Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, que não tem “nenhuma estrutura” para suportar um Curso de Medicina. Por outro lado, a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, recentemente instalada em Erechim, tem muito a percorrer para se qualificar a ministrar um Curso deste nível !!!

A EUFORIA DA COMUNIDADE, O PRONTO APOIO DE POLÍTICOS E REPRESENTANTES DA ÁREA DE SAÚDE  E 
ATÉ DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL !

A “URI” ao anunciar seu Projeto em busca deste Curso de Medicina esta notícia caiu como “fogo em rastilho de pólvora” !
Da “noite para o dia”, tudo e todos manifestavam suas opiniões favoráveis, peremptoriamente, da necessidade urgente da implantação desta Faculdade, inclusive com a participação dos “aproveitadores de plantão” !!!

O “efeito do burburinho” foi tão grande que os donos do Poder, o “PT–Governos Alinhados & Cia”, trouxeram a autorização para implantar a tal Faculdade de Medicina, não para a URI e sim para a UFFS. Como esta não tinha em nem tem, estrutura para tal, a “côsa” acabou indo para Passo Fundo !!!
Estes mesmos políticos, agora de “lobos travestidos em ovelhas”, posam com o Ministro da Saúde, como os “grandes sustentadores políticos da ideia implementada pela URI” !

A SUSTENTABILIDADE POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA 
PARA VIABILIZAÇÃO DESTE PROJETO !

Pelo bem, pelo mal, o “eufórico e dinâmico apoio da sociedade da Região”, criou a “SUSTENTABILIDADE POLÍTICA” do Projeto...um passo muito importante !!!

A URI deve deter todo o “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO” para a implantação do Curso mas “NÃO DEVE TER, E NEM A COMUNIDADE TEM, A COMPLETA LOGÍSTICA DE APOIO, INCLUSIVE ECONOMICAMENTE” para suportar tal Estratégia !!!
Não é com “Meia Dúzia de Mil Réis”, que se monta uma Estrutura deste porte !!!

A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA
 ESBARRA EM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS !

A atual situação dos Serviços Públicos e Privados de Saúde, em Erechim, não irão atender, completamente, os pressupostos da PORTARIA NORMATIVA N° 13, do Ministério da Educação.
Por mais “bairristas que sejamos”, por mais “Estruturas Superlativas em Saúde Pública” que Erechim possa ter, não são “motivos suficientes e decisórios” para que o Projeto se realize !!!

- O primeiro problema que se vislumbra é a “Montagem do Quadro de Pessoal Multidisciplinar” para Lecionar Medicina !!!
- Começa que não temos tantos Profissionais Médicos e nem tantos outros Técnicos nas diversas áreas de saúde, que sejam suficientes para compor o Quadro de Professores, embora estes, que aqui estão, estejam qualificados para tal !!!

- A pergunta: Como vai reagir o Corpo Clínico, de Erechim, com a “chegada de mais Médicos” para participarem como Professores e disputarem, profissionalmente, o atendimento médico de pessoas !?!

Continua, com a “FALTA DE UMA ESTRUTURA HOSPITALAR CONDIZENTE COM O ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA”, embora nossos dois Hospitais o de Caridade e o Santa Terezinha sejam referências nos atendimentos hospitalares !!!

- Não é tão simples como dizer que basta “UM HOSPITAL COM MAIS DE CEM LEITOS E PRONTO” aqui se fala em “QUALIDADE ESTRUTURAL, DE COMPLEXIDADE FUNCIONAL E PROFISSIONAL de um Hospital, para que se torne um “HOSPITAL ESCOLA”  (HOSPITAL UNIVERSITÁRIO) !!!
- A Medicina não se aprende só “nos intramuros de uma Universidade” !!!

COMPARAÇÕES COMO EXEMPLOS PARA QUE NÃO SE FIQUE 
SÓ EM OPNIÕES TERGEVIZANTES !

Uma rápida “comparação” com Município de Passo Fundo !

- Erechim e Região da AMAU, tem 260 Médicos e Médicas, 220 destes estão localizados em Erechim !
- Erechim tem dois Hospitais, o Caridade, com 122 Leitos e o Santa Terezinha com 180 Leitos. Total de Leitos Hospitalares: 302 leitos !!!
- Ainda nossos Serviços Hospitalares não atendem todas as principais situações de Pacientes de Média e Alta Complexidade !!!

- Passo Fundo tem em torno, ou mais, de 1300 Médicos e Médicas !
- Só o Hospital São Vicente de Paulo tem 617 Leitos, 3000 funcionários (mais que todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Erechim) !
- Detém o maior número de Serviços de Saúde de Média e Alta Complexidade, do Planalto Médio, Alto Uruguai e alhures !
- O Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo é composto de 751 Médicos !
- Ainda existem o Hospital da Cidade, o Hospital Municipal Cesar Santos e mais dois Hospitais especializados em Traumatologia e Ortopedia !

Gize-se estas comparações não trazem nenhum desmérito à Estrutura Hospitalar ou ao Corpo Clínico de Erechim, que dentro dos nossos contextos são superlativos”, 
mas são situações a serem pensadas e resolvidas para o sucesso da Empreitada !
Senão os “ventos a favor, às vezes podem levar as Naus contra os arrecifes” !!!

ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS E CADEIRANTES 
NO CENTRO DE ERECHIM !

Atenção aos “abridores de rótulas, implantadores de elevadas, os complicadores do trânsito veicular no centro de Erechim”, para o desrespeito dos responsáveis pelo controle do trânsito veicular de Erechim com os “Idosos e Cadeirantes”, é algo impressionante !!!

Vínhamos recebendo comunicações a respeito do “ESTACIONAMENTO PAGO E ROTATIVO”, nas áreas Azuis. A maioria das reclamações são que o “ESTACIONAMENTO NAS ÁREAS AZUIS É PAGO...MAS ROTATIVO NÃO !

Em “passant”, começaram a chegar “reclamações contra o “USO IDEVIDO DE VEÍCULOS NOS LOCAIS DESTINADOS AOS IDOSOS E CADEIRANTES” !  Nos demos o “luxo” de observarmos os mesmos locais em horários diferentes, não deu outra !
 
Como temos o Cartão para uso do ESTACIONAMENTO PAGO, PARA IDOSOS, resolvemos tirar a cisma e ver em “loco” as pretensas reclamações recebidas !!!

Percorremos os 3.800 metros da Avenida Maurício Cardoso até a Praça Jaime Lago, ida e volta, para sentirmos a situação, e aí !?!
Só existem, nestes trechos: TRÊS ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS e DOIS PARA CADEIRANTES !?!  Havia mais dois estacionamentos, um para IDOSOS e outro para CADEIRANTES, na Avenida Maurício Cardoso, esquina da Catedral, mas foram SUBSTUIDOS por uma ELEVADA !!!

Tentamos várias vezes, em horários diferentes, estacionar o carro no Estacionamento para IDOSOS, na frente do BANRISUL, na Rua Itália, em torno de 80% das vezes estava ocupado por veículos de pessoas normais. Ah! a propósito o ESTACIONAMENTO PARA CADEIRANTES TAMBÉM !!!
Aí chegou, cansamos. As informações recebidas eram verdades em Erechim uma simples amostragem basta para representar a realidade do que está acontecendo no todo !!!

ATENÇÃO CÂMARA DE VEREADORES, NOTEBOOKs 
PARA OS ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS !

Com “grande alarde propagandístico”, antes das eleições municipais de 2012, foram distribuídos em torno de 4.000 Notebooks, para alunos e professores das Escolas Municipais !!!
Distribuidos e só !!! Nunca mais ninguém ouviu falar nada a respeito, se estão sendo usados ou não !!!
Começaram a chegar informações (sem provas contundentes, mas preocupantes) que:
- Existem professores que estão devolvendo o Equipamento por que tem pagar eventuais manutenções !!!
- Que em várias Escolas não funciona o Sistema Wireless da Internet !!!
- Que não possuem a “eficiência esperada” !!!
E, por aí vaí !!!
Por não sermos nenhum Órgão Investigativo, não pertencermos ao MP-Ministério Público, nem ao TCE-Tribunal de Contas do Estado, vamos sugerir que a “CÂMARA DE VEREADORES” crie uma “COMISSÃO PLURIPARTIDÁRIA” que fiscalize a “veracidade ou não” destes apontamentos que apresentamos !!!


Por favor, somos “formadores de opinião pública” e não “fiscais  dos procedimentos da Administração 
Pública Municipal !!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário