CICLOVIAS TORNAM-SE a pauta na mobilidade urbana de Erechim !
AS
RAZÕES, EMOÇÕES, PREOCUPAÇÕES, RISCOS, E QUE TIPO DE EQUIPAMENTO DE MOBILIDADE
URBANA A SER IMPLANTADO !
O uso de Bicicletas como meio de transporte e lazer é evidente que se tornou uma nova mobilidade urbana que vem evoluindo de tempos em tempos desde o século XIX.
“A PRIMEIRA CICLOVIA foi criada pela
Prefeitura de Paris em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes
para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às
primeiras ciclovias.”
Naturalmente, até com certo atraso a
situação chegou a Erechim e passou a ser de prioridade responsabilidade dos que
estão “CONSTRUIDO NOSSA ERECHIM” !!!
Tudo isto DEFINIDO EM UM ESTALAR DE
DEDOS NÃO INTERESSA QUANTO VAI CUSTAR PARA OS COFRES PÚBLICOS !!! Pessoas que duvidaram
do poder do Secretário receberam a resposta do Prefeito Polis: “É um Programa
de governo” !!!
Temerosa a decisão tomada de supetão
com uma definição rapidíssima para o vulto do empreendimento cujas projeções
poderão não ser realizadas a contento.
CICLOVIA na Av. 7 de setembro é de alto risco, CICLOVIA Centro - Distrito
Industrial é mais um sonho de verão
e vários invernos, no Parque Longines Malinoswki não há maiores empecilhos. !!!
Existem outra soluções maiores e melhores !!!
EM
TERMOS DE MOBILIDADE URBANA EXISTEM TRÊS TIPOS PARA SEREM ESCOLHIDOS !
Uma ciclovia, ou pista ciclável é um espaço
destinado especificamente para a circulação de pessoas
utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovias, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovias, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
Antes
de tomarmos decisões temos que conhecer pelo menos alguns conceitos sobre o
assunto:
TRÁFEGO COMPARTILHADO: não há nenhuma delimitação entre as faixas
para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o
trânsito de ambos os veículos.
CICLOFAIXA: é uma faixa das vias de tráfego,
geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao
lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de
bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um
separador físico, como blocos de concreto, entre si.
CICLOVIA: é segregada fisicamente do tráfego
automóvel. Podem ser unidirecionais (um só sentido) ou bidirecionais (dois
sentidos) e são regra geral, adjacentes a vias de circulação automóvel ou em
corredores verdes independentes da rede viária.
IMPORTANTE: Nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Suécia,
Dinamarca, Canadá e na Finlândia, foi constatado que a instalação de ciclovias
resultou em um aumento significativo, de
até 12 vezes, na taxa de colisões entre carros e bicicletas por quilômetro
pedalado.
UMA
VISÃO AMPLA DO QUE PODERÁ SER A SOLUÇÃO PARA DEFINIR O PLANO GERAL DE CICLOVIAS EM
ERECHIM !
Não se deve construir uma nova
mobilidade urbana aos “pedaços” pois em vez de servir de solução, logo poderá
será fontes de problemas.
Que
comenta, às vezes critica, tenta formar e informar a opinião pública, deve
quando possível, dar sugestões aos fatos que estão ocorrendo !!!
Procurar ajudar com soluções alternativas as existentes e,
é o que vamos tentar fazer !!!
PLANO BÁSICO GERAL PARA IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS
EM ERECHIM !
Pode ser nas direções NORTE/SUL, LESTE/OESTE, mas deverá ser contínua do
começo ao fim e com condições de ser expandida !!!
2 – Ter um local mais central
possível, desta Ciclovia Mestra, como “Base
Principal de Apoio aos Ciclistas”. Onde haverá desde Loja de Conveniências,
Oficina de Bicicletas, local de limpeza e lavagem das bicicletas e até um
Estacionamento (pago) para quem não deseja levar sua Bike para casa !!!
3 – Estar mais próximo da Central de
saídas e chegadas dos ônibus urbanos como forma de integração de deslocamentos
!!!
4 – Um Cadastro Geral de Ciclistas para
ter-se uma realidade e projetar o universo em que se
irá trabalhar !!!
5 – Uma Orçamentação do Custo Total do Projeto para que se busque Recursos
Financeiro para sua Execução, no seu todo ou em partes !!!
A LINHA MESTRA DA CICLOVIA DE ERECHIM JÁ
EXISTE !
Então temos uma grande ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (GARE) e vários
quilômetros de via férrea cruzando o Perímetro Urbano de Erechim, de LESTE para o OESTE, sem nenhum uso só
dando custo e manutenção a sua proprietária “ALL América Latina Logística” !!!
"EIXO DA LINHA MESTRA DAS CICLOVIAS DE ERECHIM" !!!
Uma cobertura de asfalto,
pequenas obras de proteção lateral da via, a atual ESTAÇÃO VIAÇÃO FÉRREA DE
ERECHIM, transforma-se no CENTRO OPERACIONAL das Ciclovias !!!
A partir desta Ciclovia Mestra
poderão ser PROJETADOS OS RAMAIS DE CICLOVIAS que poderão atingir vários
Bairros cidade principalmente o Centro da Cidade e outros locais !!!
Estamos elaborando uma visão geral
destes ramais.
"NÃO
SE TRATA DE UMA DECISÃO DEFINITIVA É MAIS UMA ALTERNATIVA PARA SER DISCUTIDA
ENTRE OS INTERESSADOS" !!!
Até porque esta ideia de implantar
CICLOVIAS já foi postergada para um futuro
incerto pelas Autoridades do CONSTRUINDO NOSSO ERECHIM !!!
“A
Ciclovia só será construída após a CONCLUSÃO DO ANEL VIÁRIO, comentário de dois
Secretários Municipais, o de Obras e o da Secretária Municipal de Segurança !!! Isto faz a pretensão dos usuários de bicicleta serem “arrefecidas”
Portanto tem-se tempo...muito tempo
para discutir este assunto !!!
No final do BLOG tem espaço para comentários, contraditórios e opiniões,
se você fizer ajudará em muito a evolução do assunto !!!
Não tenha receio de
postar um comentário, você poderá usar a indicação de “ANÔNIMO”, que se for um
comentário contra ou favor de nossa postagem será comentado e publicado !!!
Tchau boa semana !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário