Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 8 de julho de 2014

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO, MEU PÉ DE JACARANDÁ !

MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO, MEU PÉ DE JACARANDÁ !


Meu limão, meu limoeiro, MEU PÉ DE JACARANDÁ, uma vez tin-do-lelê, outra vez tin-do-lalá.
A folhinha do alecrim, cheira mais quando pisada, há muita gente que é assim, quer mais bem se desprezada.
Meu limão, meu limoeiro, MEU PÉ DE JACARANDÁ, uma vez tin-do-lelê, outra vez 
                  tin-do-lalá”                                                                                 (Inezita Barroso)

A MÚSICA ÀS VEZES CONSOLA, TALVEZ SEJA PRECISO “PERDER ALGO BOM” PARA MOSTRAR O QUE “SE FAZ EQUIVOCADAMENTE” ! 

Sempre que pudemos procuramos conservar a natureza e, uma das suas diversas áreas, uma que praticamos, trata-se da plantação, cuidados e manutenção da Flora de pequeno e médio porte, razão pela qual sempre participamos de “Campanhas de Arborização” !!!

 Individualmente ou pertencendo a Grupos Sociais sempre incentivamos o plantio de árvores, “ora uma ou duas, e às vezes centenas de mudas de árvores nativas” !!!

Recentemente, plantamos na calçada de nossa residência um “Pé de Canela”, que vem “crescendo viçoso e cuidado”, ao lado de outras duas árvores sendo uma delas o “PÉ DE JACARANDÁ”, ao qual temos cuidados para que se mantivesse “vicejante”, há pelo menos durante nos últimos 28 anos !!!

Este “PÉ DE JACARANDÁ” será o Tema deste Blog !!!  Para discorrermos o assunto precisamos conhecer o que é, onde se encontra e quanto tempo tem de vida !!!

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE JACARANDÁ !

O Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, que se encontra ameaçada em seu habitat natural. Nativa da Argentina, Peru e sul do Brasil. Espécie pioneira ocorre nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, nas formações florestais do complexo atlântico, como nos brejos de altitude do nordeste do Brasil. Pode ocorrer também em formações de cerrado e na região Nordeste.

É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido.  Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada, é muito dura, pesada, compacta e de longa durabilidade. (ciclo perene).
Adapta-se a uma ampla variedade de locais. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas prolongadas, ventos fortes ou a salinidade no solo. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades.

RESPEITAR AS LEIS TAMBÉM SIGNIFICA SUPRESSÃO DE COISAS VIVAS, 
ENTRE ELAS, ÁRVORES !!!

Neste período do ano, costumamos há 28 anos, fazer a poda do “PÉ DE JACARANDÁ”, pois este começa a desfolhar e causar sujeira na calçada, no nosso pátio e nos pátios dos vizinhos mais próximos.

Ela desenvolve e volta em novembro, dezembro com sua “galhada mais ampla, cada vez mais bonita”, pela poda, “mais viçosa, oferecendo mais sombra aos transeuntes”. Passantes estes que tinham até um banco para “descanso ou um namorico rápido” na sua sombra refrescante !!!

De acordo como o que manda a Lei, solicitamos “LICENÇA DO ÓRGÃO QUE CUIDA DO MEIO AMBIENTE” para fazermos a poda costumeira....depressa, mais que depressa, que até deu para estranhar fomos atendidos de imediato !!!
Mas esta “presteza” nos custou uma “infeliz surpresa”, antes da licença veio ao vivo e pronto a decisão:

“A ÁRVORE NÃO PODERIA SER MAIS PODADA, POIS SOFREU DIVERSAS INTERVENÇÕES DE PODA DRÁSTICA, O EXEMPLAR APRESENTAVA-SE BASTANTE DANIFICADO”, SENDO AUTORIZADO SEU ABATE”. (sic)

Leia-se: “PODAR NÃO PODE, MAS DERRUBAR PODE” !!!

PROVIDÊNCIAS TOMADAS !

Antes de cumprir a decisão passamos uma noite pensando, repensando qual o caminho a tomar “contra a decisão equivocada exarada” por este responsável técnico...até na Justiça pensamos em entrar, entendemos que seria um processo demorado e talvez desnecessário !!!

Então contratamos a mesma pessoa, que nos últimos 15 anos era quem fazia as “Podas Drásticas” para ABATER O PÉ DE JACARANDÁ. Recusou-se, mas dada a nossa insistência “quem o cuidou, tristemente o acabou !!!

Não procedemos assim para somente cumprir a Lei, na versão do Órgão fiscalizador, mas o fizemos para mostrar que nada havia de errado com o JACARANDÁ !!!

Fotografamos cada pedaço que era cortado até a derrubada final do tronco principal, não encontramos,

“NADA DE ERRADO, NENHUM DANO EM QUALQUER DOS MUITOS PEDAÇOS, DO JACARANDÁ QUE TINHA 1,30 m DE CIRCUNFERÊNCIA E QUE VIVERIA POR
LONGO TEMPO, MUITO MAIS QUE NÓS TODOS, SÓ ENCONTRAMOS
MADEIRA DA BOA” !!!

Diante de “decisões que podem ser técnicas mas que na prática chegam as raias do absurdo”, foi liquidada, contra nossa vontade, uma ÁRVORE QUE NOS DEU ALEGRIA, BELEZA E SOMBRA E NA SUA EXISTÊNCIA ACOLHEU PESSOAS AO PÉ DO SEU TRONCO !!!

Assim muitas outras árvores foram e devem estar sendo “abatidas” por aqui e alhures, em nome da Lei, inclusive a verdadeira “devastação legal” que está sendo “perpetrada contra a flora do “Parque Longines Malinowski” !!!

“TUDO ISTO E MAIS UM POUCO ACONTECE EM NOSSA VOLTA E NÓS BRASILEIROS PREOCUPADOS ESTAMOS, COM A “VÉRTEBRA” DO JOGADOR 
DASELEÇÃO BRASILEIRA “NEYMAR J°” !!!

“Meu limão, meu limoeiro, MEU PÉ DE JACARANDÁ, uma vez tin-do-lelê, outra vez Tin-do-Lalá !

Tchau, boa semana, desculpem o atraso mas foi 
muito difícil postar isto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário