SEXTA FEIRA 13 E SEUS PERCALÇOS !
Esta semana teve de tudo. Jogos de futebol; Debates Políticos com candidatos ao Governo do Estado; TCU – Tribunal de Contas da União revisando valores de indenizações; Avião “furando” a pista e caindo no mar; Emails sobre políticos de nível nacional e local; crimes mortes no trânsito aconteceram e assim foi o andar da carruagem !
Ah! e por aqui foi descoberto o “Pai de um Filho” !!!; O Prefeito revelou as ”heranças” que recebeu em sua Administração !!!; A FHST – Fundação Hospitalar Santa Terezinha continua em busca do “pote de ouro” e claro que continua o “ronca e fuça” do Município com a CORSAN ou vice versa !
FUTEBOL
“Alegrias de uns” (Internacional), “Choros dos outros” (Grêmio). Enquanto o Internacional vem em crescimento acelerado, vencendo...vencendo e vencendo, já aumentou a frase “Campeão de Tudo”, agora ficou assim: “Campeão de Tudo e mais um pouco” é mole !?!
Nas bandas de lá, o Grêmio vem perdendo...perdendo e perdendo, já são onze jogos sem vitórias. Apesar de uma folha de pagamento milionária, os atletas do “azul, branco e preto” estão mais para “bola murcha” do que time de futebol. Agora, a “peso de ouro” o novo treinador Renato ”Gaúcho” Portaluppi, veio para salvar os perdidos...”que mala suerte”...já chegou perdendo !!!
Talvez um banho de sal grosso e uma benzedura com sassafrás e uma “figuinha”, pendurada no pescoço dos jogadores façam as coisas melhorarem, nos desculpem os gremistas, mas a “côsa” esta feia. Mas não esta morto quem peleia !!!
DEBATES POLÍTICOS COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO !
Vimos e ouvimos, na TV BAND, os candidatos ao governo do Estado: Yeda Crusius (PSDB); Tarso Genro (PT); José Fogaça (PMDB); Pedro Ruas(PSol); Carlos Schneider (PMN); Monserrat Martins (PV) e Aroldo Medina (PRP).
Yeda se comportou com a dignidade de Governadora e candidata; Tarso Genro, com sua contumaz conversa do crescimento econômico e social; José Fogaça demonstrou conhecimento de causa e educadamente, colocou outro candidato, em seu devido lugar.
Pedro Ruas por sua demonstração agressiva sempre em busca de vinganças lhe faz faltar muito para ambicionar o cargo; Carlos Schneider, ponderado, educado nunca se furtou de responder o perguntado como alguns o fizeram e Aroldo Medina, mesmo que bem intencionado, demonstrou uma agressividade latente em suas respostas e na forma de se dirigir aos telespectadores que também talvez não seja a hora de reivindicar o Governo do Estado.
Em nossa ótica, talvez possamos estar equivocados, mas dos entrevistados, três tem reais condições de governar o Estado: José Fogaça, Yeda Crusius e Tarso Genro. Por exclusão, pois conhecemos o passado ativista não recomendável do candidato Tarso, só nos restam dois: Fogaça e Yeda. Mas que cada um faça sua escolha, mas depois “que Mateus nascer...quem o fez que o embale” sem reclamar.
E AQUI PELA TERRINHA !
Lendo o Jornal hebdomadário político, da semana, alguns assuntos nos chamaram a atenção. Uma reportagem com conteúdo de Rodrigo Finardi em relação a FHST – Fundação Hospitalar Santa Terezinha, cujo título é: “Filho de Antônio ! Sempre filho de Antônio !
A paternidade não se cria por “geração espontânea”, houve outras ingerências nesta “paternidade”. Feito o filho (FHST) o “pai” por razões políticas, deixou de ser Prefeito, teve que abandonar o “filho”. Daí apareceram os “padrastos e madastras” mas ninguém quis mais a “paternidade de fato e direito”, foram levando de barriga, o que transformou o “filho” em um abandonado pela sorte.
Esta estorinha é uma metáfora para identificar a situação atual da FHST – Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Pela primeira vez desde 1964 que o Hospital tem um Administrador Hospitalar na sua Direção, operacionalmente o Santa Terezinha é um referencial em atendimento hospitalar regional pelo SUS Sistema Único de Saúde.
Mas legalmente tem problemas com a personalidade Jurídica que levou, por insistência de seus Gestores que durante anos ansiaram em buscar o “pote de ouro” (leia-se filantropia), criar uma dívida com Obrigações Sociais (INSS) que beira a R$ 40 milhões. Dívida esta que é do Município e não só da Entidade.
O pior de tudo é saber que soluções existem, mas o “foco” buscado para solução vem dia a dia, mês a mês, ano a ano, em um ângulo equivocado. Disse alguém: “aqueles que não reconhecem o passado estão condenados a repetir” !!!
AS HERANÇAS QUE O PREFEITO PÓLIS RECEBEU !
O Prefeito Polis, recebeu a melhor herança que um Administrador que assume a Gestão Municipal pode ou poderia receber.
As dívidas consolidadas pela Administração anterior estavam respaldadas em recursos financeiros empenhados. Recebeu a Prefeitura com recursos disponíveis para saques imediatos sem vinculação à Dotações Orçamentárias. Tinha nas contas da Prefeitura recursos destinados a obras como o novo Centro Administrativo e áreas de atividades sociais.
Isto sim é uma herança, que oxalá, o Prefeito possa deixar para quem vier a lhe suceder ou mesmo para sua reeleição, pois as duas Administrações Municipais que o antecederam “não tiveram tanta sorte”. Os problemas com a FHST e CORSAN, não são “heranças ruins”, são conjunturais e desafios a serem vencidos.
CORSAN VERSUS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL OU VICE E VERSA !
X
Continua o que se denomina “ronca e fuça” no relacionamento entre a CORSAN e a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL embora devesse prevalecer o bom senso o enfrentamento é inevitável.
Ingentes esforços têm sido feitos para que as coisas não cheguem “as vias de fato”. O Vereador Rodolfo Mantovani, junto com segmentos da sociedade organizada, são incansáveis em busca de uma solução harmônica para que possamos ficar dependentes de uma Empresa Estatal e não reféns de uma Empresa Privada.
Nunca conseguimos entender por que tamanha sanha em mudar o fornecedor dos serviços até que fizemos a conta do valor deste Contrato de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário pelo prazo de 30 anos. O valor do Contrato a preços de hoje equivale a R$ 970 milhões !?!
AS FOTOS QUE CAUSARAM “FRISSON POLÍTICO” NA ALDEIA !
De repente, não mais que de repente, os Emails foram tomados por fotos de um Vereador, durante a semana, na parte da tarde, no período de expediente normal, no Bairro Três Vendas, fazendo campanha política corpo a corpo com eventuais eleitores. E dali dirão uns e outros qual o problema !?! O fato é que quem estava fazendo isto nada mais e nada menos era que o ilustre Vereador Anacleto Zanella, Secretário Municipal de Educação e Cultura.
“Raposa velha na política” o Vereador não se arriscaria a fazer algo assim, se não estivesse em duas situações legais: de férias regulamentares ou exonerado do Cargo como Secretário Municipal de Educação e Cultura, únicas situações que um ocupante de CC – Cargo em Comissão pode agir sem ferir os preceitos legais eleitorais. Não existe a “situação de licença” para o CC a não ser para tratamento de saúde.
Só ele pode explicar, mas que deu um “ti, ti, ti” deu, e como deu !!!
Tchau, bom fim de semana e... durma com um barulho destes !
Nenhum comentário:
Postar um comentário