Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA DO SOLDADO-ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS - CENSO 2010 !

DIA DO SOLDADO !

Como membro da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e como cidadão não podemos deixar de associar-nos a esta Efeméride, que no dia 25, passado, comemorou o “87º aniversário do Dia do Soldado”, para também lembrar o nascimento de “Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias e Patrono do Exército Nacional”.
A cerimônia foi realizada no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, o encerramento foi precedido de um desfile de mil militares de quartéis do Exército da Região Metropolitana onde garbosamente, como lhe é peculiar, desfilaram tropas a pé, a cavalo, motorizada e em veículos de combate.

O Evento teve como Coordenador o General de Divisão, Odilson Sampaio Benzi, Comandante da 3ª Região Militar, que em seu pronunciamento reverenciou o Patrono do Exército, lembrando que a Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) de homens e de unidades do Exército em relação ao resto do Brasil. Este efetivo é composto por 110 quartéis que abrigam 51 mil militares.

Tecer “loas” às nossas Forças Armadas é mister necessário e perene, para lembrar, não só os soldados do Exército, mas como os militares da Força Aérea e da Marinha Nacional. Bravos e heróicos em suas missões nos fazem lembrar aqueles que tombaram na luta contra as potências do Eixo, lá na segunda guerra mundial. Nossos “Pracinhas da FEB  Força Expedicionária Brasileira” e a turma do “Senta a Pua”, também heróicos pilotos da Força Aérea Brasileira, que mostraram as forças aliadas e aos inimigos como a “Cobra ia fumar”!!! Não menos importante o esforço de “manter a Democracia” e evitar que o mundo vivesse uma ditadura global, estão nossos valorosos militares embarcados nos navios da Marinha Nacional.
Tríduo este que são as “ÚLTIMAS RESERVAS MORAIS QUE ESTE PAÍS TEM”, diante do descalabro que ocorre com nossa sociedade. Sociedade, esta que, em grande parte, abandonou os conceitos de ética, moralidade e probidade de procedimentos para viver “uma chafurda farra de corrupção política, administrativa, social e financeira”.

Em guerras, defendendo nossa soberania, em missões de paz ajudando povos em vários países do mundo é um momento ímpar de também de lembrarmos nossos militares que tombaram lutando contra as “guerrilhas como Var Palmares, MR-8 e tantas outras”, que nos anos 60/70 queriam transformar o Brasil em país comunista.
Nós tivemos a oportunidade de vivenciar os fatos naquela época por isto estamos lançando um alerta para que isto não ocorra de novo. Primeiro, tentaram a revolução armada, agora é a revolução branca, sem enfrentamentos, cujos procedimentos são os de enfraquecer e subjugar os Poderes constituidos, “rasgando a Constituição” e perpetuando-se no Poder.

Eleições estão próximas, o momento é de fazermos uma profunda reflexão sobre o que queremos para o Brasil...o perigo está solto. QUEM VIVER VERÁ !!!

ESTADO MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS !

A um custo de R$ 18,9 milhões e a criação de 448 cargos comissionados na Defesa o Presidente Lula sancionou Lei que faz uma mudança nas Forças Armadas do país nasceu o “Estado Maior Conjunto das Forças Armadas”.

O General de Exército, o gaúcho José Carlos Nardi, que estava na reserva desde abril passado assumirá efetivamente o cargo em 6 de setembro. Quem é o General Nardi: com 66 anos de idade iniciou sua carreira militar em 1º de Março de 1961 ingressando no Colégio Militar em Porto Alegre. Economista formado na PUC – Pontifícia Universidade Católica em 1973 assumiu como comandante no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul nos anos de 1991/1992.
Nos anos de1994 a 1996 foi adido militar na embaixada brasileira no Chile. Em 2005 foi comandante da 6ª Divisão do Exército, em Porto Alegre, em 2006 foi promovido a General de Exército e passou a comandante militar do Oeste em Campo Grande (MS). Terminou sua carreira militar como comandante do Comando Militar do Sul, agora volta para chefiar esta nova estrutura das Forças Armadas.

A Estrutura do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas será composta por um General de Exército, um Tenente Brigadeiro, da Força Aérea e um Almirante, da Marinha, todos na ativa. Para complementar esta estrutura foi criado um Conselho dos Chefes de Estado Maior de cada força.
O General Nardi deverá buscar operabilidade conjunta das forças armadas, já que estas receberam algumas responsabilidades a mais do que só manter a soberania nacional, inclusive estendendo o poder de policia à Marinha e Aeronáutica que era privativo do Exército.
Talvez esta mudança feita pelo Presidente Lula seja para se redimir do grande equívoco da criação do Ministério da Defesa e ainda mais nomeando como Ministro um civil Nelson Jobim, o que na época causou “profundas decepções e ranger de dentes” nos Oficiais Superiores das Forças Armadas.

Parabéns ao General José Carlos Nardi pelo espinhoso cargo assumido e vamos observar até onde esta nova Estrutura militar será melhor ou será mais um complicativo burocrático para nossas forças armadas.



Fomos recebidos na sede local do IBGE pelo Coordenador do Senso para Erechim, Admar Heliton Dornfeld para conversarmos sobre os andamentos dos trabalhos em nosso Município.

São 110 recenseadores que já cumpriram 43% de suas atividades em entrevistar os erechinenses, a previsão para o final do Censo 2010 é a data de 31 de Outubro vindouro, quando os aproximados 33.000 domicílios deverão ter sido recensiados.

O que tem chamado a atenção do Coordenador Dornfeld é a diminuição de moradores por domicílo visitados até agora. O Censo realizado no ano 2000 apontou para um número de 3,5 pessoas por domicilio. Já no Censo de 2007 este número de pessoas por domicílio caiu para 3,00. Agora, em 2010 os números vêm apontando 2,98 pessoas por domicílio.

A maior dificuldade que os recenseadores encontram é achar os moradores nos prédios, principalmente no centro da cidade. Isto deve ser causado pela diminuição das pessoas por domicilio. Os adultos trabalham e as crianças estão nas escolas.
Nos locais visitados onde os residentes estão presentes os recenseadores, estes são bem recebidos.
A permanecer este índice de pessoas por domicílio, considerando-se 33.000 domicílios, ainda não chegaremos a meta de 100.000 habitantes, continuando estes índices Erechim terá uma população de aproximadamente 98.400 pessoas.

Fato interessante aconteceu no momento que estávamos escrevendo o texto sobre o Censo, apertaram a campainha da minha casa e para surpresa nossa era o recenseador Jivago, do IBGE, que veio nos visitar.

Agora que fazemos parte do Censo de 2010 só resta escrever: Tchau e bom fim de semana !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário