AS ATIVIDADES DO FÓRUM !
Senhoras e Senhor Voluntárias(o) do CAOL no almoço do CTG |
Este Evento começou dia 28 de Novembro com almoço festivo promovido pelo CAOL Centro de Apoio Oncológico Luciano realizado no CTG Galpão Campeiro, onde mais de 1500 pessoas participaram. Na oportunidade foram sorteados muitos brindes. A cozinha funcionou assim: As Senhoras Voluntárias do CAOL fizeram a massa e o galeto e saladas foram feitos pelo pessoal do CTG, foi um belo almoço.
O CADASTRO DE DOADORES DE MÉDULA ÓSSEA !
Dando continuidade as atividades do Fórum, a parceria: HEMOPASSO – Hemocentro de Passo Fundo e o CAOL, funcionaram mais uma vez. Quinta-feira, 2, na Praça da Bandeira, instalou-se os Serviços de Cadastros de Doadores de Medula Óssea.
O Município de Passo Fundo enviou o “Vampirão”, como é conhecido o ônibus adaptado para fazer coleta de sangue e pessoal responsável para a atividade de coletas de amostras de sangue, de pessoas que podem doar a Medula, ato este que pode salvar muitas vidas.
Enquanto as Voluntárias do CAOL, ao lado de fora do “Vampirão” preechiam o Cadastro do possível doador de médula, as coletas eram feitas pelos Profissionais do HEMOPASSO.
São coletados 4 ml de sangue de cada doador. Esta amostra vai para o Hospital que faz as caracteristicas genéticas ou a “histocompatibilidade” para ver se serve apara alguma pessoa. O Cadastro final com todos os dados obtidos é centralizado no INCA – Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro.
Este procedimento Cadastramento de Doadores de Medula Óssea é realizado todas as 2ªs Terças-feiras do mês aqui em nossa Cidade. Erechim já tem um Cadastro de 3.354 Doadores de Medula Óssea.
Marcos Redoi, Alexandra Mazzoli (PF) Marilene Rigo, Janaina Capelari e Edson Pery Maciel (PF) |
O pessoal que trabalhou na coleta de sangue: de Passo Fundo, Técnico de Enfermagem, Edson Pery Maciel; Administrativa, Janaina Capelari; Captação, Alexandra Mazzoli e Marcos Redoi, motorista. Estágiarias do Curso de Técnicas de Enfermagem da URI que estiveram presentes: Carine Carla Kreische, Daniele Binotto, Andressa Silvestre, Ana Renata Toledo, Franciane Giaquini e o Porfessor Abrahão Isaac Ruas. A Coordenação Geral era feita por Marilene Rigo, Presidente do CAOL, acompanhada das Voluntárias do Centro.
MAS O QUE É A MEDULA ÓSSEA !?
Medula Óssea Vermelha |
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças. No homem adulto sadio produz cerca de 2,5 bilhões de eritrócitos, 2,5 bilhões de plaquetas e 1,0 bilhão de granulócitos por kg de peso corporal.[1]
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.
Para elaborar novos glóbulos vermelhos ela aproveita restos de glóbulos vermelhos envelhecidos e destruídos, ferro contido na hemoglobina é reaproveitado.
TIPOS !
Medula Óssea Amarela |
No adulto apenas alguns ossos continuam exercendo essa função: as costelas, o corpo das vértebras, as partes esponjosas de alguns ossos curtos e das extremidades dos ossos longos dos membros superiores e inferiores, assim como o interior dos ossos do crânio e do esterno.
Os outros ossos do esqueleto do adulto possuem medula amarela e portanto, em condições normais, são incapazes de produzir sangue. Quando há uma necessidade maior, como no caso de uma anemia, parte desta medula óssea amarela pode voltar a produzir células sanguíneas.
O FORUM PROPRIAMENTE DITO !
Sen. ANA AMELIA LEMOS |
Ontem, 3 de Dezembro, no Salão de Atos da URI, a partir das 8h30min, com grande participação de interessados, em torno de 600 pessoas, passaram a ouvir as palestas sobre: “Direitos do Paciente de Câncer”, feita pela Dra. Antonieta Barbosa; “Câncer de Mama: Um Problema Social”, feita pela Dr.a Maira Caleffi e finalmente o depoimento das Vitoriosas do IMAMA. Figura de destaque neste encontro foi a presença da Senadora Eleita, Ana Amelia Lemos.
O Evento foi Programado pela Câmara de Vereadores, sendo seu Presidente o Vereador José Rodolfo Mantovani e pelo CAOL, sendo sua Presidente a Senhora Marilene Rigo, que não mediram esforços para que este Encontro tivesse o sucesso que aconteceu neste dia.
SALÃO DE ATOS DA URI LOTADO PELOS PARTICIPANTES DO FORUM |
Estão de Parabéns os citados e mais os Apoiadores e Promotores: IMAMA; MP/RS, RBS/TV, Ábile Comunicação; AMAU; Conselho Municipal de Saúde, Defensoria Pública; 11ª Coordenadoria Regional de Saúde; Hospital de Caridade; Hospital Santa Terezinha; OAB; Secretaria Municipal da Saúde; UNIMED e URI.
Por hoje é só...Tchau e bom fim de semana !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário