Nesta Quinta Feira, (25), na URI, às 20 horas, em SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES EM COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DE INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE ERECHIM E 60 ANOS DA ROMARIA DE FÁTIMA, proposta pelo Vereador JOSÉ RODOLFO MANTOVANI, será lembrado os fatos destas Efemérides.
Dado a importância destes acontecimentos, não poderíamos como Católico, deixar de publicar um pouco destas histórias, a começar pela “BULA PAPAL” documento que criou a DIOCESE DE EREXIM. Como a BULA PAPAL é extensa, vamos publicar do seu conteúdo, o que interessa à Erechim:
Paulus Episcopus Servus Servorum ad perpetuam rei memoriam.
PAULO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS, PARA PERPÉTUA MEMÓRIA !Papa PAULO VI |
Tendo Cristo, o Filho de Deus, encarregado seus Apóstolos da Missão principal de irem por todo o mundo pregar o Evangelho da salvação aos homens para que estes, pela fé e pela observância dos mandamentos alcancem os Prêmios eternos (Mc.16,15). Nós, constituído a frente de sua Igreja por Deus, Senhor e Guia do Universo, nos empenhamos como todo o ardor e zelo, para com Nossas Providências facilitar aos irmãos nos Episcopados, os Apóstolos das Igrejas (Cor.8,23), o encargo da propagação e da conservação da religião.
Por isso, tendo Nosso Venerável Irmão, Cardeal Alfredo Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre e Metropolita da mesma ProvÍncia, pedindo juntamente com os Bispos de sua região, que a Sé Apostólica instituísse três novas Dioceses previamente preparadas, Nós, após ter auscultado o o parecer do VenerávelIrmão Humberto Mozzoni, Arcebispo Titular de Side e Núncio Apostólico do Brasil, decretamos o que se segue:
“Da Diocese de Passo Fundo, separamos os territórios dos seguintes Municípios, conforme seus limites civis: ERECHIM, GETÚLIO VARGAS, MARCELINO RAMOS, GAURAMA, ARATIBA,CAMPINAS DO SUL, ERVAL GRANDE,SÃO VALENTIM, VIADUTOS, SEVERIANO DE ALMEIDA, BARÃO DE COTEGIPE, JACUTINGA, ITATIBA DO SUL E MARIANO MORO, com as quais fundamos a NOVA DIOCESE DE EREXIM, com sede na cidade de Erexim, colocando-se a Cátedra do Poder Episcopal na IGREJA SÃO JOSÉ, Esposo de Maria Virgem, em construção que elevamos a dignidade de IGREJA CATEDRAL.”
Na mesma BULA PAPAL, segue a criação das Dioceses de CRUZ ALTA e RIO GRANDE, continuando os seus termos...
As Dioceses fundadas serão sufragâneas da Sede Metropolitana de Porto Alegre de maneira que seus Bispos sejam presididos pelo Arcebispo desta, conforme as normas do Direito Canônico. Além disso, sejam nelas fundados os cabides de Cônegos, segundo as instruções a serem dadas no futuro; entretanto, sejam eleitos Consultores Diocesanos, para Conselheiros e Auxiliares dos Bispos.....
No que diz respeito a Direção dessas Dioceses, aos direitos e aos deveres do Clero, a eleição do Vigário Capitular durante a Vacância da Sé, e outros Casos semelhantes, sejam observadas as Leis do Direito Canônico. Finalmente, instituídas as Dioceses em observâncias destas letras, os Sacerdotes que tiveram nelas ofício e benefício, sejam incardinados nelas; os Clérigos e os Seminaristas permaneçam naquela Diocese na qual estiverem legitimamente domiciliados....
Queremos que estas determinações tenham validade presente e futura, e que nada em contrário, mesmo de importância, possa impedir sua execução.
Dada em Roma, junto a São Pedro, em vinte e sete de maio de mil novecentos e setenta e um, oitavo ano do Nosso Pontificado.
Cardeal Carlos Confalonieri, Prefeito da Sagrada Congregação dos Bispos.
+ José Rossi,Bispo de Palmira, Prot.Apost.
Eugenio Servi, Prot. Apost.
Cardeal Aloisio Traglia, Chanceler da Santa Igreja Romana.
Franciso Tinello, Diretor da Chancelaria Apostólica
Expedida, aos 12 de Junho, 8º do Pontificado.
Registrada na Chancelaria Apostólica, Vol. CXXXVIII, N°83.
DATAS DA IGREJA CATÓLICA NO ESTADO !
- 03 de maio de 1626: chegada dos padres jesuítas e abertura da primeira missão, a de São Nicolau do Piratini (385 anos).
- 1732: criação da primeira Paróquia no RS, na cidade de Rio Grande (275 anos).
- 07 de maio de 1848: criação da primeira Diocese do Estado com o nome de São Pedro do Rio Grande do Sul (163 anos), desmembrada da Arquidiocese de São Paulo.
- 26 de setembro de 1852: nomeação do primeiro Bispo do Rio Grande do Sul, dom Feliciano José Rodrigues Prates, pelo Papa Pio IX.
- Ano de criação das outras 17 Dioceses do RS: 1910: Pelotas, Uruguaiana e Santa Maria; 1934: Caxias do Sul; 1951: Passo Fundo; 1957: Vacaria; 1959: Santa Cruz do Sul; 1960: Bagé; 1961: Santo Ângelo; 1962: Frederico Westphalen; 1971: Erexim, Cruz Alta, Rio Grande; 1980: Novo Hamburgo; 1991: Cachoeira do Sul; 1999: Osório; Monte Negro: 2008.
- 13 de abril de 2011: criação de três novas Arquidioceses no Rio Grande do Sul: Pelotas (com Bagé e Rio Grande), Santa Maria (com Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Uruguaiana) e Passo Fundo (com Erexim, Frederico Wesphalen e Vacaria). A Arquidiocese de Porto Alegre fica com Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório e Monte Negro.
- 1962: criação do Regional Sul 3 da CNBB (49 anos).
A PRIMEIRA MISSA REZADA EM ERECHIM !
A primeira missa na atual cidade de Erechim foi celebrada em 1911, numa casa grande construída nas proximidades da Viação Férrea, que serviu de estabelecimento comercial e depois de hotel (Antonio Ducatti Neto, em O Grande Erechim e sua história, Ed. EST - Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1981, p. 99).
A primeira capela, de madeira, foi construída por iniciativa de Elisa Vachi. Ficava na Rua Torres Gonçalves, pela metade da primeira quadra, à esquerda no sentido Centro-Bairro. Tinha 4m x 6m, totalizando 24 metros quadrados. Foi dedicada a Santo Antonio.
A primeira missa neste oratório foi celebrada no dia 13 de junho de 1913, pelo Pe. Alberto Scheurmann, de Getúlio Vargas. Nesta capelinha esteve, em 21 de outubro daquele ano, pela primeira vez na região, um bispo, o de Santa Maria, Dom José de Lima Valverde. E fez uma grande previsão: “O estábulo de Belém era pequeno e a capela que ora visito é menor ainda. Mas tenho a certeza de que dessa igrejinha surgirá um dia uma grande matriz”.
A AÇÃO DOS LEIGOS !
As famílias que vieram para a região se caracterizavam por intensa prática religiosa.
Associações e movimentos ajudavam os leigos a cultivarem a mística cristã: Legião de Maria, Apostolado da Oração (na Paróquia São José, Erechim, oficializado em 06 de agosto de 1920), Vicentinos. Mais recentemente: Movimento Familiar Cristão (desde 1960), Cursilho de Cristandade (1974), Encontro de Casais com Cristo, Renovação Carismática Católica, Treinamento de Liderança Cristã (TLC, na década de 1980). Inúmeros catequistas, “rezadores do terço”, “fabriqueiros”, ministros, membros de conselhos de pastoral e de assuntos econômicos, e outros agentes animaram e animam as comunidades.
PROCESSO DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE ERECHIM !
Em 1926 ou 1927, visitou Erechim o segundo Bispo de Santa Maria, Dom Ático Eusébio da Rocha. Depois da cerimônia oficial de acolhida, fez sua previsão: “Boa Vista, terra de venturas! Estou vendo o teu futuro, grande cidade, importante bispado.” A possibilidade parecia bastante remota.
Em 1967, no clima de renovação conciliar, a idéia ganhou vigoroso impulso. Pe. Atalibo Lise desencadeou alguns encaminhamentos. Em 12 de outubro de 1968, houve uma reunião do Pe. Atalibo e a Diretoria da Paróquia São José, com Dom Cláudio Colling para falar sobre o processo de criação da futura Diocese.
Em 19 de maio de 1969, na Câmara Municipal de Vereadores, o Bispo, Dom Cláudio Colling “deu solenemente posse” à Comissão pró-Diocese, tendo à frente o Pe. Atalibo Lise.
Exortou a todos à providenciar casa, local de secretaria e outros aspectos da infra-estrutura.” Em seguida, foram realizados diversos encontros de reflexão nas paróquias motivando o povo para a criação da nova Diocese.
CRIAÇÃO DA DIOCESE DE EREXIM E SEU PRIMEIRO BISPO !
Bispo Dom JOÃO ALOYSIO HOFFMANN Primeiro Bispo de Erechim |
Finalmente, no dia 02 de junho de 1971, foi divulgado o Decreto (chamado “Bula”) “cum Christus” do Papa Paulo VI, datado de 27 de maio anterior, que criava três Dioceses no Rio Grande do Sul: Erexim, Cruz Alta e Rio Grande. Na oportunidade, o Papa nomeou também o primeiro Bispo desta Diocese – Dom João Aloysio Hoffmann, transferindo-o da Diocese de Frederico Westphalen.
A Diocese foi solenemente instalada, com o início do ministério episcopal de seu primeiro bispo, no dia primeiro de agosto de 1971.
Bispo de Erechim. Dom GIRÔNIMO ZANADRÉA |
Em seus 40 anos, a Diocese viveu 31 ordenações de diáconos permanentes, 52 ordenações de padres diocesanos e 41 de padres religiosos. Viveu ainda duas ordenações episcopais. Em 31 de julho de 1982, foi ordenado bispo Pe. Luiz Demétrio Valentini, nomeado para a Diocese de Jales, SP. Em 17 de janeiro de 1988, foi ordenado Bispo coadjutor (de 1988 a 1993) e atual Bispo Diocesano da Diocese (de 1994 em diante) Pe. Girônimo Zanandréa.
O Bispo Dom Girônimo Zanadréa, que fez um belo trabalho a frente da Diocese, completou, recentemente a idade limite para permanecer como Bispo, 75 anos, já encaminhou a documentação para que o Papa BENTO XVI, decida quem será seu substituto.
PADRES DA DIOCESE DE ERECHIM A PARTIR DE 15 DE AGOSTO DE 2011 !
Em Erechim, como padres eméritos (sem encargo pastoral específico, em vista da idade) temos: Geraldo Moro,Cohab Aldo Ariolli. Atalibo Lise, enfermo, em residência própria logo após o Hospital Santa Terezinha. Alberto Disarz, em residência própria nas Três Vendas.
São mais 54 Padres distribuídos por 29 Paróquias da Diocese de Erechim.
SEMINÁRIO E ROMARIA, FATORES DE UNIDADE E IDENTIFICAÇÃO DA REGIÃO !
Assumindo a Diocese de Passo Fundo, em 1951, Dom Cláudio Colling projetou o Seminário Menor em Erechim, visando um centro de devoção mariana e de incentivo às vocações na região do Alto Uruguai.
O Seminário e a Romaria criaram grande unidade e identificação das comunidades da região, fatores relevantes para a consolidação da atual Diocese de Erexim. Já se passaram 60 anos da realização da Primeira Romaria de Fátima.
Este é pequeno resumo desta imensa Entidade Religiosa que é a DIOCESE DE EREXIM. (é assim que foi registrada).
Queremos deixar nossos agradecimentos ao Padre ANTONIO VALETINI NETO que sem suas informações precisas, e que é o Guadião da história da Diocese, seria muito difícil tentar redigir este Blog.
Tchau bom fim de semana...com ou sem chuva, ou com ou sem frio !
Nenhum comentário:
Postar um comentário