Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ADESG - ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA - ANIVERSÁRIO DE ERECHIM 93 ANOS !

O CONVITE PARA POSSE DO NOVO DELEGADO REGIONAL DA ADESG !

Aloir Castilhos, Marco Geib, Alori Castilhos, Cel. Petersen,
Cel. Pedro Lima, novo Delegado e Dr. Ricardo Menegola

Na última quarta feira, 27, como Membro da ADESG – Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, recebemos um Convite para estarmos presentes na Posse do novo Delegado Regional da ADESG, em Passo Fundo, nas instalações do GOE/BRIGADA MILITAR.
Conforme o Convite, estaria deixando o Cargo o Dr. ALORI CASTILHOS e estaria tomando Posse o Coronel PM PEDRO LIMA, que depois de 35 anos servindo à Brigada Militar, galgando promoções sobre promoções, chegou ao Posto maior de CORONEL indo para a Reserva.

Acompanhados dos também Adesguianos, Sr. ALOIR CASTILHOS, Empresário e do Dr. RICARDO MENEGOLA, Médico Ortopedista fomos a Passo Fundo para a Posse do novo Delegado Regional.
Lá chegando encontramos velhos amigos comuns, entre eles o Dr. IRINEU GEHLEN e seu irmão Dr. ROMEU GEHLEN ambos, Advogados renomados de Passo Fundo; o Dr. ALBERI GRANDO, Médico e Coordenador Regional da Saúde e Majores, Tenentes Coronéis e Coronéis que são nossos amigos.
Estava também presente, o Adesguiano, nosso amigo e Prefeito de Getulio Vargas, PAULO PREZZOTTO acompanhado de sua esposa.

No seu discurso de despedida o Sr. ALORI CASTILHOS, agradeceu a todos os que ao ajudaram na empreitada na sua atividade de Delegado Regional da ADESG. Já o Coronel PEDRO LIMA disse que assumia o Cargo, mesmo gozando de uma aposentadoria onde se poderia dar-se o luxo de nada fazer, ele queria continuar servindo a comunidade de sua Cidade, Estado e País e assim faria no novo cargo.
Em Erechim existem muitos colegas Adesguianos, se não nos falha a memória, um dos Membros mais antigos da ADESG, em Erechim, é o Professor ARISTISDES AGOSTINHO ZAMBONATTO, entre outros.

O QUE É A ADESG – ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS
 DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG é uma instituição civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública reconhecida pelo Ministério da Justiça, para efeitos fiscais, e igualmente como instituição cultural, pelo Ministério da Educação.

Congrega em cada estado da federação, através de suas Delegacias, Agências e Representações os diplomados da Escola Superior de Guerra e os concludentes dos Cursos e Ciclos de Estudo de Política e Estratégia (CEPE).Procura difundir a metodologia de trabalho da ESG e realiza estudos da conjuntura, tendo como atividade básica os Ciclos de Estudos, além de cursos e conferências.

“CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO” é o lema que tem norteado as atividades da ESG e da ADESG RS.
O Lema Nacional da ESG – ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA é: “COR UNUM ET ANIMA UNA PRO BRASILIA” (Um só coração e uma só alma pelo Brasil).

HISTÓRICO DA ADESG/RS

Surgiu em 1951, no Rio de Janeiro. Criada inicialmente com o objetivo de congregar os formados no curso oferecido pela Escola Superior de Guerra, a ESG, e posteriormente também reunir os diplomados nos CURSOS de ESTUDOS de POLÍTICA e ESTRATÉGIA – CEPE’s realizados em todo o Brasil.
Cada Delegacia Regional possui Representações em cidades com grande atividade cultural. Atualmente, no Rio Grande do Sul, são (06) seis Representações, somando quase 7.280 Adesguianos, participantes de 119 cursos, dos quais 45 em Porto Alegre.

Nessas Representações, também são ministrados os Cursos de Estudos de Política e Estratégia. Enquanto o curso realizado na Escola Superior de Guerra possui uma duração de oito meses, com dedicação exclusiva, os CEPE’s realizados pelas Delegacias ou Representações locais são de apenas quatro meses, com palestras à noite.

A MISSÃO

Preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade; incentivar cada vez mais a amizade e a solidariedade entre os seus membros; difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança e o Desenvolvimento Nacional; desenvolver atividades de natureza cultural e educacional.
A ADESG atua sem vinculação partidária, sem ligações com entidades, grupos ou organizações de qualquer natureza.

ANIVERSÁRIO DE ERECHIM, 93 ANOS !

O Projeto do Engenheiro Carlos Torres Gonçalves que criou a cidade de Erechim, em 1918,  marca a confluência de dez Avenidas que determinaram e determinam a orientação de todo o Trânsito às diversas direções da cidade. Estas Avenidas são: Sete de Setembro; Maurício Cardoso; XV de Novembro; Presidente Vargas; Amintas Maciel; Comandante Kramer; Pedro Pinto de Souza; Salgado Filho; Uruguai e Tiradentes.

O resultado feliz deste Projeto, foram avenidas largas, arborizadas mostrando um perfeito equilíbrio entre quantidade e qualidade dos logradouros. Este cenário compunha uma cena conciliatória entre a perfeição e o imaginário bucólico de um lugar que já se encaminhava para ser uma metrópole.

E METRÓPOLE SE TORNOU !

Dos 8.500 km² de que era formado em 1918 Erechim teve vários desmembramentos ficando com apenas 8,93% do seu território, ao encolher geograficamente, mais forte se tornou, pois ficou a essência do que seria hoje uma Metrópole.

O crescimento e desenvolvimento, gradativo, mas persistente, inclusive com a troca do Perfil Sócio-Econômico do Município trouxeram estruturas Comerciais,Industriais, Educacionais que transformaram e transformam dia a dia a realidade da cidade.
De pequenas escolas de madeira existentes a pouco menos de 60 anos, hoje Erechim é um Pólo Educacional dotado de várias Universidades e Escolas de Primeiro e Segundo Grau de qualidade de Ensino de alto nível.
Como exemplo, citamos a URI – Universidade Regional Integrada de Erechim, cujo Campus é acessado pela Avenida Sete de Setembro possuindo um total de 3.765 alunos.

Das serrarias e outras pequenas Empresas hoje, Erechim é dotado de um Parque e um Distrito Industrial invejável, cujo porte somente poucos Municípios no Estado tem igual. Cite-se entre tantas outras, como exemplo do desenvolvimento industrial, a Empresa COMIL que produz carrocerias para Ônibus de todos os tipos, originados de projetos próprios.

Por estas e outras razões que todos os Erechienses estamos de parabéns...logo, logo, ali adiante vamos comemorar juntos, e se Deus quiser, festejar os almejados 100 anos desta comunidade que é a “CAPITAL DA AMIZADE”.
 
Por hoje é só...bom fim de semana que deverá ter chuva e GRENAL !!!







































Nenhum comentário:

Postar um comentário