Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UMA FACULDADE DE MEDICINA EM ERECHIM, O COMPLEMENTO DE UMA META SONHADA !



"POSTAGEM DA PREFEITURA MUNICIPAL A RESPEITO DA CRIAÇÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA EM ERECHIM" !!!

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o diretor da Universidade Regional Integrada (URI) de
Erechim, Paulo Sponchiado, aproveitaram o início da 14ª edição da Frinape para encaminhar o projeto de criação do curso de medicina na instituição. O documento foi repassado neste sábado (9) ao deputado federal Marco Maia, que vai intermediar a tramitação com o Ministério da Educação (MEC).
Segundo Polis, Erechim se encaixa nas exigências para buscar o curso – ter mais de 70 mil habitantes, não ser cidade da capital e ainda não possuir curso de medicina. Ele avalia que o curso vai consolidar ainda mais o município como polo de saúde.
ESTAMOS POSTANDO NOVAMENTE NOSSO BLOG DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 EM RAZÃO DA INFORMAÇÃO ACIMA ...

UMA FACULDADE DE MEDICINA EM ERECHIM, O COMPLEMENTO 
DE UMA META SONHADA !

Se vier, e certamente em algum tempo virá, esta nova alternativa de profissionais de alto nível é muito  importante para Erechim e para o Brasil, mormente, neste momento em que um Governo Federal, incompetente, entendeu que “mais médicos é a solução para os problemas de saúde dos brasileiros” !!!
Se vier, e certamente em algum tempo virá, deverá ser implantada na URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, no Campus de Erechim, por sua tradição e alta qualidade dos Cursos que ali são ministrados.

Se não por outras séries de razões a favor da URI, o Ensino Superior de Erechim é composto pela UERGS-Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, que não tem “nenhuma estrutura” para suportar um Curso de Medicina. Por outro lado, a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, recentemente instalada em Erechim, tem muito a percorrer para se qualificar a ministrar um Curso deste nível !!!

A EUFORIA DA COMUNIDADE, O PRONTO APOIO DE POLÍTICOS E REPRESENTANTES DA ÁREA DE SAÚDE  E 
ATÉ DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL !

A “URI” ao anunciar seu Projeto em busca deste Curso de Medicina esta notícia caiu como “fogo em rastilho de pólvora” !
Da “noite para o dia”, tudo e todos manifestavam suas opiniões favoráveis, peremptoriamente, da necessidade urgente da implantação desta Faculdade, inclusive com a participação dos “aproveitadores de plantão” !!!

“efeito do burburinho” foi tão grande que os donos do Poder, o “PT–Governos Alinhados & Cia”, trouxeram a autorização para implantar a tal Faculdade de Medicina, não para a URI e sim para a UFFS. Como esta não tinha em nem tem, estrutura para tal, a “côsa” acabou indo para Passo Fundo !!!
Estes mesmos políticos, agora de “lobos travestidos em ovelhas”, posam com o Ministro da Saúde, como os “grandes sustentadores políticos da ideia implementada pela URI” !

A SUSTENTABILIDADE POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA 
PARA VIABILIZAÇÃO DESTE PROJETO !

Pelo bem, pelo mal, o “eufórico e dinâmico apoio da sociedade da Região”, criou a “SUSTENTABILIDADE POLÍTICA” do Projeto...um passo muito importante !!!

A URI deve deter todo o “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO” para a implantação do Curso mas “NÃO DEVE TER, E NEM A COMUNIDADE TEM, A COMPLETA LOGÍSTICA DE APOIO, INCLUSIVE ECONOMICAMENTE” para suportar tal Estratégia !!!
Não é com “Meia Dúzia de Mil Réis”, que se monta uma Estrutura deste porte !!!

A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA
 ESBARRA EM UMA SÉRIE DE PROBLEMAS !

A atual situação dos Serviços Públicos e Privados de Saúde, em Erechim, não irão atender, completamente, os pressupostos da PORTARIA NORMATIVA N° 13, do Ministério da Educação.
Por mais “bairristas que sejamos”, por mais “Estruturas Superlativas em Saúde Pública” que Erechim possa ter, não são “motivos suficientes e decisórios” para que o Projeto se realize !!!

- O primeiro problema que se vislumbra é a “Montagem do Quadro de Pessoal Multidisciplinar” para Lecionar Medicina !!!
- Começa que não temos tantos Profissionais Médicos e nem tantos outros Técnicos nas diversas áreas de saúde, que sejam suficientes para compor o Quadro de Professores, embora estes, que aqui estão, estejam qualificados para tal !!!

- A pergunta: Como vai reagir o Corpo Clínico, de Erechim, com a “chegada de mais Médicos” para participarem como Professores e disputarem, profissionalmente, o atendimento médico de pessoas !?!

Continua, com a “FALTA DE UMA ESTRUTURA HOSPITALAR CONDIZENTE COM O ENSINO SUPERIOR DE MEDICINA”, embora nossos dois Hospitais o de Caridade e o Santa Terezinha sejam referências nos atendimentos hospitalares !!!

- Não é tão simples como dizer que basta “UM HOSPITAL COM MAIS DE CEM LEITOS E PRONTO” aqui se fala em “QUALIDADE ESTRUTURAL, DE COMPLEXIDADE FUNCIONAL E PROFISSIONAL de um Hospital, para que se torne um “HOSPITAL ESCOLA”  (HOSPITAL UNIVERSITÁRIO) !!!
- A Medicina não se aprende só “nos intramuros de uma Universidade” !!!

COMPARAÇÕES COMO EXEMPLOS PARA QUE NÃO SE FIQUE 
SÓ EM OPNIÕES TERGEVIZANTES !

Uma rápida “comparação” com Município de Passo Fundo !

- Erechim e Região da AMAU, tem 260 Médicos e Médicas220 destes estão localizados em Erechim !
- Erechim tem dois Hospitais, o Caridade, com 122 Leitos e o Santa Terezinha com 180 Leitos. Total de Leitos Hospitalares: 302 leitos !!!
- Ainda nossos Serviços Hospitalares não atendem todas as principais situações de Pacientes de Média e Alta Complexidade !!!

- Passo Fundo tem em torno, ou mais, de 1300 Médicos e Médicas !
- Só o Hospital São Vicente de Paulo tem 617 Leitos, 3000 funcionários (mais que todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Erechim) !
- Detém o maior número de Serviços de Saúde de Média e Alta Complexidade, do Planalto Médio, Alto Uruguai e alhures !
- O Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo é composto de 751 Médicos !
- Ainda existem o Hospital da Cidade, o Hospital Municipal Cesar Santos e mais dois Hospitais especializados em Traumatologia e Ortopedia !

Gize-se estas comparações não trazem nenhum desmérito à Estrutura Hospitalar ou ao Corpo Clínico de Erechim, que dentro dos nossos contextos são superlativos”, 
mas são situações a serem pensadas e resolvidas para o sucesso da Empreitada !
Senão os “ventos a favor, às vezes podem levar as Naus contra os arrecifes” !!!


Por favor, somos “formadores de opinião pública” e não “fiscais  dos procedimentos da Administração 
Pública Municipal !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário