Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

DE ONDE SURGIU O NOME FRINAPE – DA SÉRIE HISTÓRIAS PERDIDAS NO TEMPO !

 PEQUENO HISTÓRICO !

A primeira Frinape se realizou de 22 de outubro a 6 de novembro de 1966, juntamente com a Festa Nacional do Mate -  Fenamate. A primeira Rainha da Frinape foi a representante do município de Aratiba, Juracema Valandro, e Jane Passuelo foi escolhida Madrinha da Feira. Na época, a escolha era por votos. O prefeito era Eduardo Pinto e o presidente da ACIE, Romeu Madalozzo.

DE ONDE SURGIU O NOME FRINAPE ?

Em 1965, já definido que haveria uma grande Feira Regional em Erechim, denominada na época: “FEIRA REGIONAL AGRO PECUÁRIA INDUSTRIAL DE ERECHIM, aconteceram entre tantos outros dois fatos importantes: o primeiro começaram os serviços de terraplanagem da área onde
seriam instalados os novos Pavilhões e locais para os expositores; o segundo foi criado um CONCURSO para que fosse escolhido uma “MARCA ou um LOGO”, que identificasse o Evento reduzindo em uma palavra o extenso nome da Exposição !!!

É importante lembrar que ao redor de nossa região havia Feiras similares que estavam começando a serem criadas. A primeira foi a “EFRICA”, no município de PASSO FUNDO e, em 1967 seria criada a “EFAPI”, no município catarinense de CHAPECÓ.

CONCURSO PARA SER ESCOLHIDO A MARCA DA “FEIRA REGIONAL AGRO PECUÁRIA INDUSTRIAL DE ERECHIM !

Aproximadamente, 6 a 8 meses antes do início da Feira, foi lançado um CONCURSO, com regulamento e tudo para que fosse escolhido por uma COMISSÃO JULGADORA, a futura marca desta FEIRA erexinense, com direito a “DIPLOMA,
MEDALHA e PRÊMIO EM DINHEIRO” a importância de Cr$ 1.000,00 (Mil Cruzeiros) !!! A partir de 1967 foi implantado a nova moeda do CRUZEIRO NOVO !!!

Este concurso envolveu toda a comunidade, causando um agito muito grande, que propagandeava a realização aos quatros ventos já que naquela época os recursos de mídia e markenting não contemplavam a tecnologia que hoje existe, e é aplicado cada vez com mais técnicas, convencendo a opinião pública.

O QUE ACONTECEU !?

Os interessados faziam suas frases e encaminhavam para os locais de coleta e guarda deste material até a data da escolha. Era permitido que fossem usados “PSEUDÔNIMOS”, cujo nome real só seria revelado o do ganhador ou ganhadores !!!

ESTEVES D´AMIGO, UM DOS “PSEUDÔNIMOS”, RELATA COMO CONSEGUIU VENCER A DISPUTA !

 Para manter-se incógnito, por razões pessoais, “ESTEVES D´AMIGO”, enviou duas marcas para participar do concurso, uma delas era a palavra “FRINAPE” !!!

Esta pessoa chegou ao resultado utilizando-se do simples “SISTEMA TROCA LETRAS”, o nome do evento era “FEIRA REGIONAL AGRO PECUÁRIA INDUSTRIAL DE ERECHIM”, então como definiu a palavra FRINAPE:
Primeira letra: “F” (feira), segunda letra: “R”,(regional), terceiro conjunto de letras “IN”,(industrial), quarto conjunto de letras “AP”, (agro pecuária) terminando com a letra “E”,(Erechim) !!!

Estava formada a nova marca e com ela o novo nome:

“FRINAPE - FEIRA REGIONAL INDUSTRIAL AGRO PECUÁRIA de ERECHIM” !!!

QUAL O NOME E SOBENOME DO PSEUDÔNIMO ESTEVES D´AMIGO !?!

Proclamada a palavra vencedora, espalhou-se pela comunidade a “grande curiosidade” para conhecer o nome do vencedor, eis que surge o nome do então Acadêmico de Odontologia, nada mais, nada menos que hoje o conhecidíssimo profissional competente, com vasto círculo de amizades e filho de família tradicional de Erechim:

“DR MOZART LUIZ LAGO”

Recebeu o DIPLOMA, A MEDALHA E Cr$ 1.000,00 como Prêmios ofertados pelo concurso e a história caiu no “esquecimento dos Organizadores da FRINAPE e no desconhecimento geral da maioria dos erechinenses e população da região” !!!

ONDE FORAM PARAR OS PRÊMIOS RECEBIDOS !

O Diploma esta guardado na residência de sua Mãe junto com seus objetos pessoais de sua juventude. A Medalha, mantém em sua casa e o valor de mil cruzeiros foi assim dispendido:
Mandou confeccionar um TERNO, sob medida, de cor gris, na mais tradicional
alfaiataria de Erechim, “ALFAIATARIA ZIN”, na qual o alfaiate e grande artífice, era o Senhor LEONELO G. ZANIN. Esta alfaiataria era localizada na Rua Nelson Ehlers, em frente ao Clube do Comércio !!!

Com o restante do dinheiro adquiriu a novidade eletrônica da época um “BARBEADOR ELÉTRICO marca PHILIPS SHAWE” !!! Este Barbeador foi adquirido na Loja do Senhor HELFI TOSETTO, localizada na rua Maurício Cardoso, quase esquina da Rua Itália !!!

Quando descortinamos o assunto, tivemos muitas dificuldades de conseguir junto ao Dr. Mozart Lago os dados e materiais sobre esse acontecimento.

Pessoa, recatada, embora de grande projeção profissional e social, nos deu “muito trabalho” para carrear as informações. Às vezes era cooperativo, às vezes ficava reticente, parava para pensar...mas entre um “cafezinho e outro”, no Plaza Imigrante, aqui está uma parte de “sua História, sua Vida” !!!

NOSSO COMENTÁRIO A RESPEITO !

Nos chama muita a atenção é que pelo “INEDITISMO DO FATO EM RELAÇÃO À FRINAPE”, nunca se ouviu falar no assunto deste CONCURSO, quase tão importante quanto o fato de “um pai registrar o nome de um filho” !!!

Já passaram 47 anos, foram realizadas muitas “FRINAPEs”, sempre ou de quando em vez são “homenageados” algumas pessoas, quase sempre as mesmas e nunca,...ninguém,...em momento algum, alguém teve o “discernimento” de tirar do fundo do baú esta “história que faz parte da história da FRINAPE ou talvez da própria história de Erechim !!!

Agora que a “ACCIE – Associação Cultural Comercial Industrial de Erechim” está com nova Direção, sendo seu Presidente CLAUDIONOR MORIS, que mudou os “destinos da FRINAPE”,  para melhor, estes tipos de histórias possam ser resgatados.

Em tempo estamos pesquisando se existe outros ganhadores deste Concurso, se alguém souber de algo por favor nos comunique pelo email: marco.geib@gmail.com.
No final, o espaço do Blog permite comentários, críticas, informações a respeito da matéria, está a disposição !!!

Encerrando nos vem o pensamento de alguém, desconhecido, que escreveu: A perspicácia, a criatividade e a competência de uns, às vezes assustam as inteligências de muitos” !!!

Tchau, bom feriadão....vamos em frente que atrás vem gente !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário