Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 18 de abril de 2017

RELEMBRANDO A HISTÓRIA E FORMAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO – 19 DE ABRIL DE 1648 !

RELEMBRANDO A HISTÓRIA E FORMAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO – 19 DE ABRIL DE 1648 !

- Esta data é comemorada como o ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

Este Blog contém informações, resumidas é claro, para que as pessoas que não conhecem ou para relembrar aqueles que conhecem ou já foram militares, o que seja o Exército brasileiro.
- O Marechal-de-Exército LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA e Duque de Caxias foi consagrado, de direito, por Dec. 51929 de 13 de março de 1962, como o Patrono do Exército Brasileiro, onde ele se forjou e de cujo seio emergiu no cenário nacional, como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.(25 de agosto de 1803 –7 de maio de 1880).

COMO É COMPOSTO O ATUAL EXÉRCITO BRASILEIRO 

- É fato pouco conhecido pelo público em geral que, sob a denominação de Militar do Exército Brasileiro, existe uma ampla gama de especializações desempenhadas por cada integrante da Força Terrestre, abrangendo os mais diversos campos de atividades, e que, na maioria dos casos, define toda a carreira militar desses indivíduos.

- São 219.585 soldados, e uma reserva de 280.000 homens, que são convocados anualmente para apresentação, durante os cinco anos subsequentes ao desligamento. 
- A reserva que pode chegar a quase quatro milhões, se considerarmos os brasileiros em idade para prestar o serviço militar, o Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais.


- Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, o Comando de Operações Especiais, único na América Latina, além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas, Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Paraquedista, 1.º Batalhão de Infantaria de Selva e 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para atuar em qualquer parte do território nacional, em curto espaço de tempo, na hipótese de agressão externa.

BATALHÃO DA CAATINGA
- Além disso, possui unidades de elite especialistas em combates em biomas característicos do território brasileiro como o pantanal (17.º Batalhão de Fronteira), a caatinga (72.º Batalhão de Infantaria Motorizado), a montanha (11.º Batalhão de Infantaria de Montanha) e a selva. 

As unidades de selva possuem renome internacional, reconhecidas como as melhores unidades de combate nesse ambiente do mundo. São formadas por militares da região amazônica e oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. Essas unidades são enquadradas pelas 1.ª, 2.ª, 16.ª, 17.ª e 23.ª Brigada de Infantaria de Selva.

HISTÓRIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO !

- A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de brasileiros para guerra existem desde a colonização do Brasil, sendo as primeiras dignas de nota, as efetuadas contra as tentativas de colonização francesa no Brasil, nas décadas de 1550 e de 1610. 

- Ainda durante o período colonial, na Batalha de Guararapes, no contexto das invasões Holandesas no Brasil, os efetivos portugueses eram formados majoritariamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios). 
Por isto, 19 de abril de 1648, data da primeira batalha dos Guararapes, é tido como aniversário do Exército Brasileiro.

ANTECEDENTES !

- No período colonial, o rei D. Manuel I mandou organizar expedições militares com a finalidade de proteger os domínios portugueses na América, então recém-descobertos. À medida que colonização avançou em Pernambuco e São Vicente, as autoridades militares nativas e bases da organização defensiva da colônia começaram a ser construídas para fazer frente às ambições dos franceses, ingleses e holandeses.

AS BATALHAS DOS GUARARAPES, EPISÓDIOS DECISIVOS DA INSSURREIÇÃO PERNANBUCANA, SÃO AS ORIGENS DO EXÉRCITO BRASILEIRO !

- A guerra contra os holandeses, no século XVII, pela primeira vez mobilizou grandes efetivos no país, e particularmente começou a haver um sentimento de defesa nacional, independentemente da influência da coroa. 
A primeira Batalha de Guararapes (19 de abril de 1648) marca o início da organização do exército como força genuinamente brasileira formada por brancos locais, liderados por André Vidal de Negreiros, índios, liderados por Felipe Camarão e negros/mulatos, liderados por Henrique Dias. 

- Nesta época, seguindo o modelo de organização do Exército Português, implementado na sequência da Restauração da Independência de Portugal em 1640, as forças terrestres no Brasil adoptam a organização em três linhas que se irá manter até ao século XIX, que inclui:
1ª linha - Tropas pagas; 2ª linha - Tropas auxiliares (designadas "milícias" a partir do final do século XVIII); 3ª linha - Ordenanças.


Assim fica a lembrança da história e conhecimento do que seja, e o que é o “EXÉRCITO BRASILEIRO”

2 comentários: