Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sábado, 7 de junho de 2014

HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA QUE PLANTOU UMA ÁRVORE !

Neumir e sua Árvore. Um Triste Fim para uma Bela História !

Eram nos idos dos anos 70, especificamente o ano de 1979. Corria o mês de Setembro, primavera, e estava chegando uma data muito importante: “O Dia da Árvore”, que era e é em “21 de Setembro” !!!

Esta data era muito importante e até hoje ainda é para Órgãos Públicos, Escolas, Entidades e pessoas que comemoravam esta efeméride, normalmente plantando uma ou mais mudas de árvores, em Parques, Jardins e até em Reservas Florestais !!!

Aqui começa a “História de Neumir e sua Árvore !!!

NEUMIR GUSTAVO NEHRLING

Neumir, em 1979, uma criança de 6 anos de idade, que frequentava a Escola Sidinei Guerra, foi o “escolhido para plantar uma muda de árvore” entre todos os alunos de sua classe escolar o deixando orgulhoso com o acontecimento !!!


Local escolhido, “Parque Longines Malinowski”, a muda de árvore a ser plantada era um “EUCALIPTO” !!! Lá se foram Neumir, os alunos, professores da Escola Sidinei Guerra ao Parque Malinowski, em determinado lugar, este “depositou com as próprias mãos a muda da planta” para que fizesse parte daquela seletividade de árvores e plantas !!!
O tempo passava, crescia Neumir, a árvore que plantou, crescia também !!! Como uma “rotina” de tempos em tempos, ele ia ao Parque para acompanhar o desenvolvimento daquela ação feita ainda como criança, doces lembranças lhe vinham em sua memória !!!

De repente sob a ótica do “Remanejo das espécies de árvores” eliminando as “exóticas”, a Administração Municipal, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente, começou não um “remanejo mas uma verdadeira devastação” na Flora do Parque !!!

Tomando conhecimento desta movimentação, na “malfada segunda feira, 26 de Maio”, passado, após buscar sua filha na Escola, pelas 17 horas, Neumir passou pelo Parque e foi ver como estava a árvore que plantou !!! 
Pasmo, sem reação, até porque não tinha o que fazer...viu, em “cinco minutos” as motos serras “acabarem com a vida de uma árvore com 35 anos de existência”, era aquela árvore que ele havia plantado !!!

“QUE BELO COMEÇO, QUE TRISTE FIM” !

“A propósito o Eucalipto é uma das árvores mais plantadas do mundo e faz parte da economia de mais de 100 países. Assim sendo, hoje em dia podemos encontrar empresas especializadas na comercialização de mudas de eucalipto. Como há várias espécies, cada uma é mais indicada para um caso, isso é dependendo de qual será a sua utilização” !!!

Questionamentos e Questionamentos !

Uma pergunta que está no ar: Quantas outras pessoas que ainda vivem ou que já faleceram tiveram a mesma oportunidade que Neumir teve e como estarão se sentindo “aqui ou acolá” !?!
Outra pergunta muito séria paira por aí: Para onde foram levadas e para quem foi vendidas os troncos e pedaços de árvores retirados do Parque, que saíram de lá, as “caminhonadas !?!

Tentam provar por “A + B”, que tudo o que está sendo feito é legal !!! Nos preocupa e a tantos outros preocupam o “porque de toda hora”, em todos meios de comunicação social possível, vem esta afirmação que os procedimentos que estão sendo feitos são legais !?!

Fizeram tudo, como diz o ditado: “na calada da noite” !!! Porque não fizeram uma “AUDIÊNCIA PÚBLICA” antecipada para solicitar a comunidade quais seus interesses a respeito do Parque Longines Malinowski !?!

Agora, de repente, do nada, aparece uma “ENQUETE” promovida por um Canal de Televisão, onde quem estiver “de acordo com o que está feito DISQUE 1, caso contrário DISQUE 2” !?!

Nada contra o Canal de Televisão que tem que “faturar” pelo trabalho apresentado...mas quem mandou fazer este tipo de Enquete é no mínimo “um alvitre, um abuso, contra a inteligência das pessoas” !!!

Em Relação aosFatos que estão ocorrendo eis parte do Release do
Site da Administrção Municipal !

A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, e o Secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, realizaram o plantio simbólico da primeira muda de araucária. A planta foi disposta em local propício para o desenvolvimento da espécie, que necessita de espaço e grandes quantidades de luz para crescer. Além desta, outras espécies nativas da região – como jabuticaba, guabiroba, cerejeira, entre outras – serão plantadas em locais antes ocupado por espécies exóticas, de alto potencial invasor”. (fonte e crédito de foto SECOM/PME).

“TAL QUAL NEUMIR FEZ HÁ 35 ANOS ATRÁS”
“Os que não reconhecem o passado,
 estão condenados a repertir-lo” !

Colocações que se fazem necessárias sobe a Matéria !

Para que fique bem claro e sem dúvidas, fazemos estas colocações:

1 – Não somos contra as Leis pois estas foram feitas, com as melhores intenções, para serem cumpridas, o problema é quem e como as usam !

2 – Estamos manifestando nossas colocações e as preocupações de grande parte da população não quanto a “legalidade dos procedimentos”...mas sim dos “excessos que estão fazendo” em nome das Leis !

3 – Estamos demonstrando nossa “insatisfação e de grande parte da comunidade” contra os procedimentos que vem acontecendo no Parque Malinowski, já que: “DEZENOVE INTENDENTES (1918), VINTE E QUATRO PREFEITOS, em NOVENTA E CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA, (2013) procuraram MANTER A INTEGRALIDADE destes 24 HECTARES DE MATA ATLÂNTICA e seu BIOMA, agora de uma hora para outra resolvem que este é a “bola da vez” !!!

4 – Diante destes dados será que a Administração “POLIS/ANA”, é o “FILHO DE PASSO CERTO NO MEIO DO BATALHÃO DE PASSOS ERRADOS” !?!

Em Concluindo !

Enquanto a “MOBILIDADE URBANA ESTÁ UM CAOS”, enquanto “AS RUAS E AVENIDAS ESTÃO CHEIAS DE BURACOS”, com tantos outros “PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS” a “A PRIORIDADE PASSA A SER SERRAR ÁRVORES”, no Parque Longines Malinowski !?!

“POR FAVOR GENTE, CONVENHAMOS” !!!
ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO NOS FAZ LEMBRAR
A DEMOLIÇÃO DA CATEDRAL SÃO JOSÉ

Tchau bom fim de semana e vamos ver a Copa das Copas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário