Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

IMIGRAÇÃO ALEMÃ 190 ANOS DE HISTÓRIA ! SÃO CRISTÓVÃO O PADROEIRO DOS MOTORISTAS !




IMIGRAÇÃO ALEMÃ 190 ANOS DE HISTÓRIA ! 
SÃO CRISTÓVÃO O PADROEIRO DOS MOTORISTAS !
Aquele, Domingo, dia 25 de Julho ajudou a fazer um novo Rio Grande, razão para dividir-se sua História em "ANTES" e "DEPOIS" de 1824.

NOSSA DESCENDÊNCIA !

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE
JOHANN PHILIPP GEIB
Uma das datas mais importantes de nossa história de vida é a que comemora o DIA 25 DE JULHO, como o início da Imigração Alemã, depois seguida pelos Italianos, Poloneses, Japoneses e tantos outros.

Somos descendentes de Imigrantes Alemães, sendo que nosso “Bisavô JOHANN PHILIPP GEIB”, teve seu nascimento Registrado em 29 de Março de 1864, na Província de “ODERNHEIM AM GLAHN”, Cantão de Obermoschel, Kaiserlauten, Reino da Baviera, imigrando para o Brasil.

O filho dele se denominava de JOHANN PETER GEIB, nascido em CAÍ/RS, no dia 8 de Julho de 1888, sendo meu Avô, que gerou meu Pai, OSWALDO PEDRO GEIB, nascido em 27 de Outubro de 1912, em São Leopoldo.
São estas e outras razões para a Data de 25 de Julho seja importante em nossa vida com esta descendência e filho de São Leopoldo vamos prestar as devidas homenagens a Efeméride !!!

UM RELATO SOBRE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM 1824, PRIMEIRA 
LEVA DE IMIGRANTES !

TELA DO PINTOR ALEMÃO ERNST ZEUNER
MOSTRA A CEHGADA DOS IMIGRANTES EM
PORTO DAS TELHAS (SÃO LEOPOLDO)
Os imigrantes, contratados por conta do Governo brasileiro, por Jorge Antônio Von Schäffer, na Alemanha e componentes da primeira leva, depois de passarem pelo Rio de Janeiro, chegaram a Porto Alegre em 18 de julho de 1824. Seguindo instruções recebidas, o Presidente da Província, José Feliciano Fernandes Pinheiro, encaminhou os imigrantes para a Feitoria desativada à margem esquerda do Sinos.

É fácil imaginar a viagem Sinos acima. Uma vegetação luxuriante, com árvores enormes e flores em profusão; muitos animais povoando as margens: jacarés, capivaras, ratões do banhado, 
fuinhas e, sem dúvida, alguma cobra deitada preguiçosamente sobre um tronco caído na água. No céu bandos de aves a fazerem seu bale ao vivo e em cores; garças, biguás, um mundo de pássaros coloridos.

Numa palavra: um encanto! Um mundo novo à espera de quem fizera uma viagem de 12.000 quilômetros em busca de uma nova pátria. Do rio, carretas de boi levaram os imigrantes até a Feitoria. Era o dia 25 de julho de 1824, um Domingo, data da fundação do primeiro núcleo de colonização alemã no sul do Brasil,que viria a transformar-se na cidade de origem alemã no Estado, a data é festejada em todos os quadrantes.
É  o dia dedicado ao "COLONO" !!!

OS PRIMEIROS ALEMÃES QUE CHEGARAM A SÃO LEOPOLDO !

A PRIMEIRA CASA DOS IMIGRANTES ALEMÃES
NA FEITORIA, LINHA CÂNHAMO (SÃO LEOPOLDO)
A primeira leva de imigrantes era formada pelas seguintes pessoas, num total de 39: Miguel Krämer e esposa Margarida, católicos. João Frederico Höpper, esposa Anna Margarida, filhos Anna Maria, Christóvão, João Ludovico, evangélicos. Paulo Hammel, esposa Maria Teresa, filhos Carlos e Antônio, católicos. João Henrique Otto Pfingst , esposa Catarina, filhos Carolina, Dorothea, Frederico, Catarina, Maria, evangélicos. João Christiano Rust (Bust?), esposa Joana Margarida, filha Joana e Luiza, evangélicos. Henrique Timm, esposa Margarida Ana, filhos João Henrique, Ana catarina, Catarina Margarida, Jorge e Jacob, evangélicos. Augusto Timm, esposa Catarina, filhos Christóvão e João, evangélicos. Gaspar Henrique Bentzen, cuja esposa morreu na viagem; um parente, Frederico Gross, o filho João Henrique, evangélicos. João Henrique Jaacks, esposa Catarina, filhos João Henrique e João Joaquim, evangélicos.

Em 25/7/1824, esses 39 imigrantes, sendo 33 evangélicos e seis católicos, chegaram ao seu destino, são os fundadores de São Leopoldo, “Berço da Imigração”, nome e lugar então inexistentes, porque tudo se resumia à Feitoria do Linho-Cânhamo.

MONUMENTA ÀIMIGRAÇÃO ALEMÃ
EM SÃO LEOPOLDO, AS MARGENS
DO RIO DOS SINOS ONDE ESTES
DESEMBARCARAM
Um lugar nunca imaginado, gente de língua desconhecida e costumes estranhos. E por que tudo tinha um ar de abandono? Se a isso juntar-se um dia de inverno no Vale do Rio Sinos, com frio, cerração e umidade, a chegada deve ter causado impacto.

Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo, que se estendia por mais de mil km², abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul), e em direção leste - oeste, de Taquara (hoje) até o Porto de Guimarães, no rio do Caí (hoje, São Sebastião do Caí).

O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, aculinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais.
Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.
(fonte: Professor Telmo Lauro Müller).

SÃO CRISTÓVÃO O PADROEIRO DOS MOTORISTAS !

Comemora-se o Dia do Motorista em 25 de julho porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro destes profissionais do volante.

Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". Ele era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens. A princípio serviu a Satanás, mas quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem a outra.

Certa vez foi carregar um menino e, como a criança ficava cada vez mais pesada, disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou:
"Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-sepadroeiro dos viajantes e dos condutores de veículos, tanto profissionais quanto amadores.
Você que "pilota" uma bicicleta ou uma moto, um carro de passeio, uma caminhonete ou uma carreta de 35 toneladas: respeite as leis do trânsito, seja prudente, preserve a sua vida e a do próximo e volte para a sua família com alegria e com a satisfação do dever cumprido.

Ah! Só para lembrar: o Santo Padroeiro não bebia em serviço...!!!

Das carretas puxadas por bois, dos lombos de mulas, cavalos, abriram-se as estradas e com estas outras gerações de pessoas vieram, os MOTORISTAS, cujos equipamentos transportam pessoas, milhares de toneladas de cargas das mais variadas tipos, do Oiapoque ao Chuí.

São responsáveis pela circulação de 80% do PIB Produto Interno Bruto do País. Dia e noite em estradas asfaltadas, ou não tempo bom ou ruim, faça sol ou chuva, lá estão eles: os “MOTORISTAS”. Uns jovens, outros mais calejados enfrentam as mesmas dificuldades, passam até meses fora de casa, rodando país a fora e mesmo indo para exterior.

Este importante segmento de nossa sociedade, que movimenta o que é produzido no Brasil merece nossos abraços, reconhecimentos e respeito neste dia 25 de Julho a eles e elas dedicado.
Que São Cristóvão, que o Divino Espírito Santo e que Deus proteja nossas vidas, pois sem Deus nada somos !!!

Tchau bom fim de semana um pouco antecipado !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário