Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

HOMENAGEM AO SOLDADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 24 DE AGOSTO DE 2015 !



            HOMENAGEM AO SOLDADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 24 DE AGOSTO DE 2016 !

SIGNIFICADO DA PALAVRA SOLDADO !

SOLDO, EM LATIM, “SOLIDUS”, ERA UMA ANTIGA MOEDA DE OURO, CRIADA PELO IMPERADOR CONSTANTINO, EM 330 d.C., E CIRCULOU NO IMPÉRIO ROMANO ATÉ O SÉCULO X QUE SUBSTITUI O ÁUREO COMO A MOEDA MAIS IMPORTANTE DE OURO DO IMPÉRIO ROMANO.
AS PALAVRAS “SOLDO” REMUNERAÇÃO POR SERVIÇOS MILITARES E “SOLDADO”, TEM SUA ORIGEM NO NOME DESTA MOEDA.

"Lá vem o pelotão, comandando o seu capitão, o soldado vem marchando com o
seu chapéu na mão. Cuidado, seu soldado, preste muita atenção,
o bravo capitão vai te levar é pra prisão"

ORIGEM DO DIA DO SOLDADO BRASILEIRO !


O Dia do Soldado surgiu em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva "Duque de Caxias", patrono do Exército Brasileiro, que nasceu no dia 25 de Agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.
Ao longo dos anos no século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a popularidade no país.    
Antigamente, as prefeituras das cidades e escolas homenageavam os soldados com desfiles e canções. O Exército apresentava paradas e espetáculos militares.

Atualmente, as Forças Armadas do País passaram a ser homenageadas mais fortemente no dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil.

COMPROMISSOS DOS RECRUTAS AO INGRESSAR NO EXÉRCITO !

JURAMENTO A BANDEIRA NO 12º BE Com Bld de Alegrete
             Ao serem selecionados para prestar o Serviço Militar, os jovens na faixa de 18/19 anos, são enviados aos inúmeros Órgãos Militares, em diversas Regiões, do Estado onde ocorreu o Alistamento Militar.
            Soldado presta o solene ato de jurar a Bandeira Nacional faz parte somente do Cerimonial das Forças Armadas do Brasil.

Incorporando-me ao Exército Brasileiro, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas, e com bondade os subordinados, e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade, e Instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida. ”

            Durante um ano estes jovens, se tornam homens treinados, além das atividades militares também são ministrados diversos cursos que permitirão que este ao deixar as Forças Armadas tenha pelo menos uma profissão.
            Ao mesmo, tempo que exercem treinamento militar aprendem a conhecer melhor os conceitos de ÉTICA, MORAL, HONESTIDADE, CIDADANIAPATRIOTISMO entre outros e como pratica-los.

            O Exército e os soldados além de ser o que se chama de BRAÇO FORTE, são também a MÃO AMIGA, atuando e ajudando as comunidades quando assoladas por qualquer problema de ordem natural.

A DIMENSÃO QUE O EXÉRCITO TEM NO RIO GRANDE DO SUL E NO BRASIL !
         
   
          Para aqueles que falam e “prometem invadir o Brasil e os guerrilheiros que querem confrontar o Estado Democrático de Direito” em que vivemos e principalmente para as pessoas de bem, que o Estado do Rio Grande do Sul tem “143 ÓRGÃOS MILITARES, DE TODAS AS ARMAS E SERVIÇOS PARA O CUMPRIMENTO CONSTITUCIONAL DE DEFENDER O BRASIL CONTRA AMEAÇAS EXTERNAS E INTERNAS”.

Nosso Estado pertence ao “COMANDO MILITAR DO SUL”, JUNTO COM OS ESTADOS DE SANTA CATARINA E PARANÁ.

PORQUE A HOMENAGEM AO SOLDADO !

             O soldado merece todas as homenagens, pois faz o “NUMERAL” que pode mudar os destinos de uma batalha ou uma guerra.
     

      Apesar dos avanços das técnicas, logísticas e armamentos sofisticados de guerra, o soldado ainda é indispensável, pois é “ele que fica olho a olho com o inimigo”...em uma “fração de segundo” ele tem que decidir por sua vida” !!!

          Não pode esmorecer, não pode ter medo, não pode se retirar (só se comandado a isto), não pode desleixar de seu equipamento de combate e de suporte a vida...pois ela esta no jogo da guerra...e seu inimigo está pronto para enfrenta-lo.
         As vitórias e serviços de nossos soldados se espalham pelo mundo quer nas guerras, quer na ajuda humanitária, por isto merecem nosso respeito e admiração, da mesma forma que fomos respeitados quando prestamos nosso serviços a Pátria Brasil !!!

NOSSA HOMENAGEM AOS SOLDADOS DE TODAS AS ARMAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO !

ORAÇÃO AO DEUS DOS EXÉRCITOS !

   Meu Deus Senhor dos Exércitos, rogo-lhe que ouça as minhas preces vindas do fundo de meu coração e da minha Fé.
Senhor, mais um dia de batalha chega ao seu fim. De volta ao silêncio de minha trincheira, exausto, sujo da lama, do pó dos campos de luta, quando não com marcado pelo sangue dos inimigos ou de camaradas de farda que tombam a cada dia que passa.
         Senhor ainda ouço, quando o sol está acabando de por no horizonte, o troar dos canhões, os roncos dos motores de carros blindados e de aviões, o sibilar de balas de todos os calibres que continuam a zunir em meus ouvidos.
         Sem fome e nem sede, dormir só aos cochilos, sempre alerta a qualquer barulho que pode vir do inimigo sorrateiro no calar da noite nesta luta sem tréguas.


              
              Senhor mesmo cansado, triste, ergui minha cabeça e enxerguei teu céu estrelado e uma rápida visão apareceu São Miguel Arcanjo à frente dos Serafins, Querubins, Tronos; Dominações, Principados, Potestades; Virtudes, Arcanjos e Anjos.
            Minha alma se rejubilou diante de ti Senhor Deus dos Exércitos, e de tuas Milícias Celestes que lutam contra o mal. Senti um conforto espiritual muito grande, esta visão me deu coragem de pedir-lhe que as envie para proteger a mim, meus camaradas e meus superiores contra o inimigo.
            Amanhã a luta será cruenta, como sabes, talvez seja o dia em que eu vá bater na sua porta, pois sorte é coisa bem rara.
       Sim, estou chorando! Vê Deus, penso que minhas preces e as de outros tantos serão ouvidas, continuai concedendo-nos a vida, pois minha Fé está renovada e nem mesmo da morte tenho receio !
   
Bem, Deus tenho de ir descansar o tempo que me resta, pois logo o Sol irá nascer, então os canhões começarão a troar, bombas cairão dos céus, o fogo das metralhas serão incessantes, os inimigos serão muitos e as dificuldades serão maiores ainda.
   Mas em Teu Nome, Deus Senhor dos Exércitos, lutarei a boa luta e combaterei o bom combate, 


Amém.

Tchau, pense bem esta homenagem é para aqueles que nos poderão nos tirar deste caos que o Brasil vive !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário