Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

COM UM FUTURO INCERTO A UPA DE ERECHIM SERÁ INAUGURADA EM 8 DE MARÇO !

COM UM FUTURO INCERTO A UPA DE ERECHIM SERÁ INAUGURADA EM 8 DE MARÇO !

UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE ERECHIM – PARA QUE SERVE !

UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24h DE ERECHIM
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares.
Com o objetivo de diminuir as filas nas emergências dos hospitais, as UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, especialmente à noite e aos fins de semana, quando a rede básica e a Estratégia Saúde da Família não funcionam. (Fonte Ministério da Saúde).

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL RESOLVE INAUGURAR O PRÉDIO DA UPA TRANSFORMANDO ESTE EM UM GRANDE POSTÃO PARA ATENDIMENTO SAÚDE !

Sem ser privilégio seu, outros estão tentando, o prefeito Polis resolveu agregar no Prédio destinado à UPA 24 HORAS, a UBs CENTRO que ficava no prédio do INSS, o Centro de Referência da Mulher e um Ambulatório de Feridas Crônicas e a UPA só funcionará 12 HORAS, das 7,30h, da manhã as 19,30h da noite.


Isto só será possível se a Prefeita em exercício Ana Oliveira trouxer desta viagem a Brasília Cópia do Documento de Vistoria feita no prédio da UPA pelo Ministério da Saúde e a Autorização por Portaria Ministerial de agregação de Serviços Ambulatoriais estranhos ao funcionamento de uma UPA ou então um AUMENTO NA VERBA para o serviço possa funcionar.

Este procedimento tomado pelo Executivo contraria a Portaria Ministerial 2.468/2011 e para ser realizada tem que HAVER AUTORIZAÇÃO EXPRESSA do Ministério da Saúde, o que não existe.

Conforme a FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul informa que a Vistoria do Ministério da Saúde, depois de protocolada poderá levar até seis meses para acontecer. Alguns dos Municípios que tem suas UPAs prontas, porém não funcionando, que fizeram solicitações iguais as que o Prefeito Polis vai inaugurar ainda NÃO RECEBERAM AUTORIZAÇÃO para isto.


Com justa razão, o Prefeito Polis argumenta que faltarão Recursos Financeiros para por a UPA em funcionamento e que assim, deste jeito daria para funcionar o que NÃO SERVE DE ARGUMENTO PARA o Ministério da Saúde.
Logo surgiu o jargão, “Meia UPA” a definição do uso desta Unidade de Saúde é que nem uma gravidez da mulher, não tem MEIA GRAVIDEZ, ou é ou não é !!!

Para não dizer que somos somente “críticos do governo Polis”, e até que por temos uma ampla experiência na área de saúde Pública ou Privada, se NÃO HOUVER NENHUM PASSE DE MÁGICA nos próximos dias vamos mostrar uma possibilidade do Executivo conseguir o funcionamento da UPA como se propõe.


ENTRAR, NO MINISTÉRIO PÚBLICO COM UM “TAC - Termo de Ajuste de Conduta” ARGUMENTANDO A FALTA DE DINHEIRO PARA FAZER A “UPA” FUNCIONAR 24 HORAS E TRANSFORMA-LA EM UMA “UBS” Unidade Básica de Saúde, INTERMEDIÁRIA ENTRE AS DEMAIS “UBSs” EXISTENTES E O ATENDIMENTO AMBULATORIAL E DE URGÊNCIA DO HOSPITAL SANTA TEREZINHA”, FUNCIONANDO EM REGIME DE 12 HORAS CORRIDAS. ESTA MEDIDA DEVE SER FEITA
ANTES DA “UPA” COMEÇAR A FUNCIONAR COMO O EXECUTIVO QUER” !!!


EXEMPLO CONCRETO:


MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA CONSEGUE MEDIDA ALTERNATIVA PARA UPA 24 HORAS.

Sem condições de manter a Unidade de Pronto Atendimento construída no município, a prefeitura de Cruz Alta buscou uma alternativa para não deixar a população sem atendimento médico. Após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, a UPA foi transformada em uma Unidade Básica de Saúde, que possui custo de manutenção menor.


PARA O CONHECIMENTO DE TODOS ESTE É O PANORAMA DAS UPAs NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL !

No Rio Grande do Sul, existem atualmente 14 UPAs inauguradas. 17 UPAS estão prontas para serem inauguradas ou aguardam a aquisição de equipamentos para abrirem as portas. Outras 15 estão em fase de construção.

Em Alegrete, o prefeito Erasmo Guterres alega que o município terá dificuldade de manter, nos próximos meses, as despesas da UPA inaugurada em 29 de dezembro do ano passado.

Em Santo Ângelo, a vice-prefeita Nara Damião conta que a UPA está concluída, mas não funciona em razão da falta de recursos municipais para manutenção.
Já o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, revela que desistiu da construção da UPA após avaliar o alto custo para o município.

UPAs INAUGURADAS (14)
Novo Hamburgo - Bom Princípio – Vacaria – SANTA MARIA - Canoas (2) – PORTO ALGRE – Lajeado – Bagé - Venâncio Aires - Santa Rosa – Alegrete – Bento Gonçalves -
 CRUZ ALTA

UPAs EM OBRAS (15)
Gravataí (2) - Pelotas (2) – Esteio – Farroupilha – Parobé - São Jerônimo - Sapucaia do Sul - Capão da Canoa Cachoeirinha – Panambi – Torres – Guaíba – Novo Hamburgo.

UPAs  PRONTAS E FECHADAS (17)
Caxias do Sul – Carazinho – Uruguaiana – ERECHIM - Santo Ângelo - São Borja - Santa Cruz do Sul – Ijuí - Frederico Westphalen- Três Passos – SÃO LEOPOLDO – Sapiranga – Alvorada - Cachoeira do Sul – Tramandaí – Camaquã e Viamão.

Por mais de quatro anos a população erexinense espera o FUNCIONAMENTO DA UPA, a atitude do Executivo não pode dar errado, sob pena de “pagar um Mico político sem tamanho” ou então sair com as “glórias recebidas por sua atitude tomada em prol da saúde pública !!!

Tchau, boa semana e vamos aguardar os acontecimentos !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário