Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NÃO ACREDITAMOS EM PESQUISAS ELEITORAIS - DIA DOS FINADOS !

FERIADÃO ATÍPICO - ELEIÇÕES – OS “PROFETAS” VÃO FALHAR DE NOVO !

“Alia jacta est”, diz o ditado latino: “a sorte está lançada” e desta vez não tem volta, ganhou, ganhou, perdeu, perdeu. O dia 31 de Outubro está aí ou será Dilma ou Serra o novo Presidente do Brasil !!!

Temos uma leve premonição que mais uma vez, com certeza, os Institutos de Pesquisas vão falhar, como falharam no primeiro turno das eleições. Mas o malogro dos resultados influenciam fortemente a intenção dos eleitores, focados em um ou outro candidata(o). Ninguém gosta de apoiar “pretensos perdedores ou em candidatos em desvantagem nos números”.

A situação vira um “clima de campeonato de futebol”, o líder inspira mais confiança, já quem está atrás é visto com certo desdém, trazendo efeitos danosos ao processo eleitoral transformando as pesquisas em “instrumento de guerra” em busca de votos. Tanto o favoritismo, como os que estão atrás são “vítimas, ora do exagero dos números, ora da minimização dos resultados pesquisados” !!!

Se você não sabe porquê que nunca acreditamos em pesquisas eleitorais vamos tentar explicar como a “côsa funciona”:

Desde Janeiro de 2010, foram feitas em torno de 932 pesquisas eleitorais para ver quem levará a Presidência da República, mais de três por dia, em 2006 em torno de 550, é uma bela diferença !!! Como com tantas pesquisas como os Institutos erram tanto !?!
Os “erros” são em razão de alguns itens: definição da amostra a ser pesquisada; local das entrevistas e a elaboração dos questionários e daí, por “equívoco ou até má-fé os números não conferem com a realidade.
Outra possibilidade, que não deve ser desprezada para explicar os “erros de pesquisa” é que alguns Institutos talvez estejam agindo pagos por Partidos, portanto as Pesquisas podem ser “ser falíveis ou mesmo manipuladas”. Não nos venham querer “impingir” que estas Empresas não contam com a “imponderabilidade de seus números” !!!

PORQUE NÃO ACREDITAMOS EM PESQUISAS
A BASE DE CÁCULO DE UMA PESQUISA ELEITORAL !

Toma-se como base os brasileiros(as) habilitados a votar:

135.800.000 votantes

O universo pesquisado é em torno de:

3.010 eleitores na média de 200 municípios

Divide-se um pelo outro (3.010 eleitores por 135.800.000 pessoas aptas a votar) qual o resultado !?!

É que só 0,0002 % da população que vota foi pesquisada !!!

Isto equivale a dizer que em um universo de:

200.000 pessoas só foram entrevistadas 5 pessoas !!!

Então, é possível querer se acreditar em Pesquisas Eleitorais com todos esses fatores de erros e de ínfimo número de pessoas entrevistadas !?!
Claro que é óbvio que não, razões pelas quais devemos escolher, conscientemente, o que é melhor para o Brasil não dando “bola para pesquisas”.

DIA DOS FINADOS !

Neste período do ano é grande a movimentação nos cemitérios. As pessoas fazem reformas nos túmulos de seus entes queridos, limpam e pintam as sepulturas e jazigos como uma forma de relembrar a saudade daqueles que já se foram.

Um cemitério do porte do Cemitério Pio XII, de Erechim contém a história do passado da comunidade. Ali estão sepultadas pessoas de diversas Etnias, não só de quatro que se vive cultuando. Lá se podem encontrar diversos tipos de arquiteturas traduzidas na construção dos jazigos e de túmulos.
 Pessoas que fizeram a história de Erechim, que hoje são nome de ruas e avenidas, lá estão no seu descanso eterno. A prova disto está na entrada do cemitério, a segunda sepultura a direita é de Henrique Schwering, ele foi o primeiro agrimensor que veio para a região fazer a medição das colônias que eram distribuídas na colonização de nossa região, e por aí vai.


VISTA DA AVENIDA CENTRAL DO CEMITÉRIO PIO XII
DE ERECHIM

Não vamos falar só em saudades de nossos entes queridos, mas vamos conhecer um pouco da estrutura de um cemitério. As pessoas falecidas são sepultadas ou “enterradas” como se dizia antigamente nos seguintes estruturas:
SEPULTURA: é uma cova rés do chão, escavada na terra podendo ter revestimento de tijolos.
JAZIGO: local onde são sepultadas diversas pessoas de uma mesma família.
MAUSOLÉO: é uma tumba grandiosa, normalmente construída para um líder ou figura importante que morrera, também pode ser uma estrutura que contenha um certo número de criptas com tumbas de pessoas mortas.
CENOTÁFIO: monumento funerário erigido em memória de um morto, mas que não lhe encerra mais o seu corpo.
GAVETAS: quando esgota a área física horizontal do cemitério, constroem-se as “gavetas” que são sepulturas em forma de edifícios ao redor deste, para melhor utilização dos espaços.
E para quem interessar possa, Erechim tem 33 cemitérios em sua área geográfica, tivemos a oportunidade de visitá-los a todos quando estávamos organizando os “Serviços Funerários e Cemiteriais”, na penúltima Administração Municipal de Eloi Zanella.

Observação: Erechim não pertence só a “Julios e Lucias”, mas sim aos 95.000 erechineses que com seus esforços e capacidades constroem nossa comunidade como um todo, competência e eficiência não são virtudes só de duas ou três pessoas
“CONTINUAMOS APOSTANDO NO BEM.
SERRA – 45 – DEVERÁ VENCER AS ELEIÇÕES
COM A AJUDA DAS PESSOAS DE BEM”
QUE SÃO MUITAS MAIS DO QUE POSSAMOS PENSAR.

Tchau, vai ser um bom feriadão atípico...não viaje antes de votar...!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário