AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRÂNSITO VEICULAR NA
CÂMARA DE VEREADORES !
Francisco Fraceschi - Sindilojas, Decio Vicelli Seretário de Segurança, Vereador Mantovani, Capitão Robson Camargo e Capitão Alexandre Pires Bittencourt - Brigada Militar, Miguel Goetler Consepro. |
Quinta feira, 10, foi realizada a Audiência Pública, proposta pelo Vereador José Rodolfo Mantovani, PP, para tratar dos problemas causados pelo fechamento da Rótula da Praça da Bandeira com sérias conseqüências em seus arredores.
Com a presença em torno de 220 pessoas, composta por funcionários públicos, Secretários Municipais, Autoridades Civis, Militares, Eclesiásticas e Vereadores e Empresários, às 19 horas foi dado o início aos trabalhos.
O Vereador Mantovani proponente e presidente da Audiência, combinou os tempos e movimentos do Evento com o representante da Administração Municipal, Secretário Decio Vicelli, da Secretaria Municipal de Segurança e Proteção Social, para que a Audiência transcorresse naturalmente, o que aconteceu.
Usou da palavra o Vereador Mantovani, por vinte minutos, que explicou as razões de seu pedido de Audiência Pública, inclusive mostrando Pesquisas de Opinião Pública feitas por Órgãos de Imprensa que demonstravam resultados negativos em relação ao que havia sido feito na Praça e seus arredores.
Em seguida o Secretário Vicelli usou seu tempo de vinte minutos e durante todo este tempo “fugiu do Tema Praça da Bandeira”, tergiversando sobre outros assuntos de sua Secretaria, mas “Praça da Bandeira, nadica de nada” !!!
Ficou demonstrado que o que foi feito no trânsito do centro da cidade foi feito de maneira “empírica, sem qualquer embasamento ou projeto” para que as mudanças fossem assim implantadas, estas foram feitas no “achômetro” !!!
Posteriormente, conforme o Protocolo estabelecido, usaram da palavra os Representantes de Entidades Representativas da Sociedade Organizada.
O Sr. Francisco José Francheschi, representando o SINDILOJAS, que manifestou a opinião de muitos de seus associados que se manifestavam contra as medidas adotadas e que as medidas teriam que ter o acompanhamento de Técnicos.
Seguiu-se a manifestação da BRIGADA MILITAR, onde o Capitão Alexandre Pires Bittencourt, demonstrou as dificuldades que o Serviço de Atendimento de Emergência, dos Bombeiros tem para acessar o Hospital Santa Terezinha e outros problemas de locomoção para atender ocorrências policiais.
Também usou da palavra o Sr. Luciano Gemelli, representando o Conselho Econômico da Catedral São José, que manifestou os problemas que o fechamento da Praça da Bandeira trouxe às atividades religiosas na Catedral, principalmente as Missas de encomendação de falecidos.
Finalmente, manifestou-se o Vice Presidente da Seccional de Erechim da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, o Advogado experiente e conhecido Dr. Narcy Maldaner, também entende que este tipo de procedimento deve ter um planejamento prévio e acompanhado por técnicos.
Encerrada esta etapa do protocolo, o Presidente da Audiência passou a palavra às pessoas previamente inscritas para uso da palavra.
MARCO GEIB |
Neste momento, previamente inscritos, apresentamos um Estudo Básico com soluções globais para regulamentação e ampliação do trânsito veicular sem necessidade de fechar a rótula da Praça da Bandeira. Durante nossos vinte minutos de tempo explanamos aquilo que resolvemos denominar “Todos os Caminhos conduzem à Praça da Bandeira”. Este trabalho foi realizado com a parceria de João André Rogalski, Empresário dono da PROJETEC, não por ser nosso, mas recebemos muitos elogios pelo trabalho apresentado.
Após nossa manifestação mais de 17 pessoas também usaram da palavra manifestando suas preocupações e isto é a função da Audiência Pública dar “voz ao povo”, não havendo mais manifestações a Audiência Pública foi encerrada em torno das 22 horas.
Nesta Audiência chegou-se a seguintes conclusões:
Primeiro, houve precipitação na implantação das modificações sem um estudo técnico do ato.
Segundo, não houve por parte do Governo Popular e Democrático qualquer vontade de ouvir a população, nem antes e nem depois da implantação das modificações.
Terceiro, houve muitas manifestações para que sejam aumentadas as formas de “educar pedestres e motoristas” para melhorar a fluidez do trânsito e diminuir os acidentes.
SINALIZAÇÃO MODERNA DO TRÂNSITO É O “CESTO DOS OVOS DE OURO” !
Como já informamos na semana passada, começaram o fornecimento, instalação, gerenciamento e manutenção de sistema integrado de medição de velocidade, dispositivo registrador de imagens contra infrações no avanço de sinal, excesso de velocidade, parada sobre faixa de pedestre e registro de imagens de veículos automotores, semáforos temporizados, etc, etc. pela Administração Municipal. Uma medida correta para regularizar o fluxo do trânsito e evitar acidentes.
Passamos a estudar o contrato realizado com a Empresa Eliseu Koop & Cia Ltda e a Prefeitura Municipal de Erechim e encontramos um “cesto dos ovos de ouro” !!!
Na Administração Municipal Zanella/Tirello, em 2008, foi apresentada proposta por esta mesma Empresa para a implantação de 18 Lombadas Eletrônicas; 12 Semáforos Led com Furões e 12 Radares Fixos (Pardais), perfazendo um total de 42 Equipamentos. O Prefeito Zanella rejeitou a proposta, pois ela se tornaria uma “indústria de multas”.
Agora a Administração Municipal contratou o seguinte: 42 Lombadas Eletrônicas; 26 Radares Fixos (pardais) e 64 Semáforos com Furões, equivalente a 132 equipamentos. Será que em dois anos e três meses Erechim cresceu tanto assim que foi preciso aumentar 214% a mais na quantidade na compra dos Equipamentos do Controle do Trânsito !?!
É um contrato de risco de 48 meses onde
as multas deverão ser a fonte de receita para pagar o investimento feito pela Empresa que beira, neste prazo, sem reajustes posteriores a valores de hoje o montante de aproximadamente R$ 18 milhões.
Vamos, no próximo BLOG, detalhar esta cifra, de acordo com o que está estabelecido contratualmente entre a Prefeitura e a Empresa. Já buscamos os Contratos deste tipo de serviço implantados em Carazinho, Soledade e Passo Fundo para estabelecer comparações.
“ENTÃO, É OU NÃO É UM BELO CESTO DE OVOS DE OURO” !!!
POSTO DE SAÚDE – UBS – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE !
Recebemos, hoje, um “Folder” da Secretaria Municipal de Saúde anunciando a ampliação do horário de funcionamento da UBS do Bairro Progresso com um Terceiro Turno de Atendimento, das 17 às 21 horas. Queremos cumprimentar o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Plínio Costa Junior, pela medida adotada.
Ficamos mais felizes em ver que esta medida é idêntica a que implantamos na UBS Centro, em 2005, quando criamos o Terceiro Turno que funcionava e funciona até hoje das 18 às 22 horas.
Por hoje é só...bom fim de semana, Tchau !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário