Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

DIREÇÃO DA FHST, VICE PREFEITA ANA, EM REUNIÃO NA SECETARIA ESTADUAL DA SAÚDE !

RENOVADOS OS CONVÊNIOS E CREDENCIAIS DO HOSPITAL SANTA TEREZINHA !

Vice Prefeita Ana de Oliveira

Diretor  Executivo da FHST
Sidnei Rugieri
Na última quarta feira, 6, estiveram em Porto Alegre a Vice Prefeita Ana de Oliveira, o Diretor Executivo Sidnei Rugieri, o Diretor Técnico Dr. Leonel Dario Lanius, ambos da FHST – Fundação Hospitalar Santa Terezinha, em visita de trabalho na Secretaria Estadual da Saúde. Acompanhando a comitiva da Prefeitura junto estavam o Dr. Milton Serpa, Cardiologista do Hospital de Caridade e o Presidente da Unimed Dr, Alcides Stumpf.

Diretor Técnico da FHST
Dr. Leonel Dario Lanius
A reunião foi no DAHA – Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, da Secretaria Estadual da Sáude. Na oportunidade com a presença do Dr. Lobato, Diretor do DAHA, foram renovados os Convênios mantidos pela FHST com o SUS – Sistema Único de Saúde e discutidos outros assuntos referentes a operacionabilidade do Hospital Santa Terezinha a qual recebeu elogios dos membros da SES.


SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE TAMBÉM FORAM ASSUNTOS DA REUNIÃO !

O assunto eram os Serviços de Alta Complexidade em Cardiologia, (Hemodinâmica) que está sendo pleiteado pela FHST e, por uma Empresa Privada instalada no Hospital de Caridade, denominada de “HEMODINÂMICA ERECHIM LTDA – ANGIOCENTER”, razão das presenças dos Médicos, Dr. Milton Serpa e Dr. Alcides Stumpf nesta reunião.

Dra, Gisele, Coordenadora
do Dep. Alta Complexidade
Secretaria Estadual da Saúde
Para tirar dúvidas sobre as intenções de busca da credencial para o Serviço de Hemodinâmica foi chamada a participar da reunião a Dra. Gisele, Coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da SES – Secretaria Estadual da Saúde.
A Coordenadora explicou aos presentes as limitações e restrições para a instalação deste tipo de serviço resultantes das normas impostas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde estabeleceu para o Rio Grande do Sul a implantação de 5 Centros de Hemodinâmica e 17 Unidades do mesmo Serviço. Os Centros de Hemodinâmica estão assim distribuídos, 4 em Porto Alegre e um em Passo Fundo. Das 17 Unidades previstas, 15 delas já estão em funcionamento restando duas para serem postas em funcionamento.

QUEM PRETENDE INSTALAR ESTAS UNIDADES !

São os Municípios de Uruguaiana, Erechim e o Hospital da Cidade de Passo Fundo, Entidade Beneficente Privada, a exemplo do Hospital de Caridade de Erechim. Com certeza o Município de Uruguaiana, por estar na fronteira, distante de grandes centros médicos deverá ser contemplado com uma destas Unidades de Alta Complexidade em Cardiologia.

A segunda, restante, que está sendo reivindicada pela FHST, de Erechim, e pelo Hospital da Cidade de Passo Fundo, hipoteticamente, deverá vir para Erechim, pois a norma do Ministério da Saúde é sempre dar credenciais a Hospitais Públicos que atendam ao SUS – Sistema Único de Saúde.
Esta condição, preliminarmente, elimina as intenções do Hospital da Cidade de Passo Fundo a respeito da concessão da credencial.

Mas a realidade é a seguinte, se for dada a Credencial deste Serviço para Erechim será dada para a FHST – Fundação Hospital Santa Terezinha, Hospital Público que atende 99% de sua capacidade operacional pacientes do SUS.
O Hospital Santa Terezinha já tem credencial, na Alta Complexidade, para Cirurgias Vasculares Periféricas inclusive com Equipamentos já adquirido (Arco Cirúrgico) que permitirá também fazer cirurgias vasculares das coronárias.

Quem pensou, pensa ou acreditava que poderia ser diferente pode
 “tirar o cavalinho da chuva !


NÓS AVISAMOS QUE HAVERIA PROBLEMAS COM A EMPRESA KOPP
 E A PREFEITURA !


O “tempo é o senhor da razão”, diz o ditado popular.

Está se confirmando tudo o que prevíamos neste BLOG, nas Edições de 4, 11, 18, 25 de Março e 1º de Abril, mesmo muito antes da reportagem da RBS, a respeito do “estremecimento das relações entre a Empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda e a Prefeitura de Erechim” em razão da implantação da sinalização do trânsito.

Primeiro, a Empresa não vai retirar os equipamentos já colocados. Segundo, já entrou na Justiça contra a Prefeitura.

Terceiro, ainda falta definição do MP – Ministério Público e do TCE – Tribunal de Contas do Estado sobre a legalidade do Processo Licitatório para a implantação dos Equipamentos Controladores de Trânsito.

Esta história, que já não acabou bem, pois vêm mais coisas por aí, ainda vai dar muito “pano para mangas”, dizem que o Prefeito Polis conseguiu “arrumar uma briga para dez anos”!!!

SÓ NÃO PODEM DIZER QUE FOI FALTA DE AVISOS ESTES HOUVERAM SÓ NÃO OUVIU OU NÃO ACREDITOU QUEM NÃO QUIS !!!

Por hoje é só... e a Praça da Bandeira continua fechada !!! Bom fim de Semana !











































Nenhum comentário:

Postar um comentário