Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sábado, 14 de maio de 2011

PREFEITO POLIS DEMORA PARA AGIR MAS FINALMENTE DECIDE - FUMAR OU NÃO FUMAR EIS A QUESTÃO !

DEMOROU, MAS FINALMENTE O PREFEITO POLIS RESOLVEU RECUPERAR
 SUA IMAGEM POLÍTICA E ADMINISTRATIVA !

A comunidade já estava acostumada a acordar pela manhã e ver nos meios de comunicação estampada mais um procedimento da Administração Municipal eivado em “improbidades administrativas” realizadas por prepostos do Prefeito (Secretários, membros do 2º escalão, etc,etc.).
Prefeito Paulo Polis
A cada procedimento positivo realizado pela Gestão Polis/Ana, este vinha atrelado a algumas “estrepolias” realizadas por seus prepostos, o que anulava a tentativa de promover as atitudes bem sucedidas.
Não se necessita elencar, de novo, os fatos negativos ocorridos, pois são de domínio público amplamente publicado pelos meios de comunicação sociais, não só locais, mas Estaduais e mesmo Nacionais.

Esperando que seja o último destes “fatos negativos”, que ocorreu por uma denúncia forte, consistente, cheias de provas incontestáveis, feitas pelo Vereador José Rodolfo Mantovani, sobre as “Pedras doadas por uma Instituição de Ensino” à Prefeitura e que foram parar em terrenos particulares de dois Secretários Municipais, transportadas por equipamentos da Prefeitura.
Passaram-se vários dias, mais de dez, onde as Lideranças Políticas que apóiam a Gestão Polis/Ana, tentaram desmentir o ocorrido. Os resultados de querer não “reconhecer a verdade dos fatos” aumentaram a pressão da sociedade erechinense para que o Prefeito tomasse uma “atitude não conivente com o ocorrido”.

Ex-Secretário Eloir Griselli
Até que enfim, na última quinta feira, 5, o Prefeito admitiu o problema e “exonerou” os dois Secretários, Eloir Griselli, da Agricultura e Walmir Badalotti, do Desenvolvimento Econômico, dizem comentários que o fez com grande pesar, principalmente, por que o Secretário Griselli foi um dos seus Coordenadores de Campanha Política nas últimas eleições.

A atitude do Prefeito Polis, veio a resgatar, um pouco, de sua imagem política  administrativa, pois para resgatar a imagem do “Governo de Oportunidades” que prometeu quando eleito, falta muito, tomara que nada mais de negativo ocorra em sua Gestão, só Deus sabe se isto não vai mais acontecer !!! Quem sabe, agora encorajado, se o Prefeito não comece a pensar nos efeitos negativos de mais uma de suas Secretarias, que vem “pesando negativamente” em sua Administração !?!

Fechamento da Rótula da Praça da Bandeira
Na “esteira de mudanças” para recuperar o prestígio político, fortemente abalado, o Prefeito ainda tem que resolver o decidido na Audiência Pública sobre o Trânsito Veicular, e as discussões contrárias ao que foi feito, tomadas pela sociedade organizada onde está provado que 71 % esta contra estas medidas.

Quem não acredita é só ler a Pesquisa de Opinião, atualizada, (hoje dia 14) publicada no Jornal Bom Dia, "On Line"(Resultado Parcial):

Você concorda com as mudanças que estão sendo realizadas no trânsito da Praça da Bandeira, em Erechim?
Sim, vão melhorar o fluxo e evitar congestionamentos.: 28.45%.
Não:  71.55%

Está se falando da Secretária Municipal de Segurança Pública e Proteção Social que tem sido a maior fonte de “problemas políticos/administrativos” ao Prefeito Polis. Se houverem estas providências o “Alcaide” vai mostrar que controla sua Gestão...é só mais um pouquinho e tudo vai ficar bem mesmo !!!

Esta atitude firme do Prefeito Polis “cortando na própria carne”, merece nossos cumprimentos e parabéns, que assim continue procedendo, para o seu e nosso bem !!!

FUMAR OU NÃO FUMAR EIS A QUESTÃO !

LEI MUNICIPAL PARA CRIAR AMBIENTES LIVRES DO TABACO !

Devemos de Plano dizer que em 64 anos de vida nunca provamos o gosto de um cigarro então é fácil saber qual nossa posição a respeito somos “Anti tabagistas de Carterinha” !!!
Esta semana, além das publicações nos periódicos locais tivemos acesso a um Projeto de Lei Nº 003/2011, que irá ao Plenário da Câmara para votação, elaborado pelo ilustrado Vereador ERNANI MELLO (PDT), que reza em seu preâmbulo: “Dispõe sobre a criação de ambientes de uso coletivo livres do Tabaco, através da proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer produto fumígeno”.

Meritória é a intenção do Vereador ERNANI MELLO em tentar coibir ou restringir o uso de fumígenos de qualquer espécie em uma série de recintos coletivos.

O mérito da iniciativa deste Projeto de Lei se “esvazia e se torna inócuo”, na razão direta que é supervienente a Lei maior que já estabelece estas condições, as quais são de preocupação do Vereador ERNANI e “âmago” do seu Projeto de Lei. Portanto não é necessário promulgar Leis Municipais ou Estaduais que sejam supervenientes as Leis Federais sobre uma mesma matéria.

 
Sem desmerecer o mérito, esforço e interesse do Vereador ERNANI MELLO, queremos lembrar a Lei Federal de n° 9.294, de 15 de Julho de 1996, que trata a nível Federal, portanto válida para todo o País, de forma muito ampla, o assunto em discussão.
Diz esta Lei em seu preâmbulo:
“Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas nos termos do § 4º, do Artigo 220, da Constituição Federal”.

Reza o Artigo 2º - É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente para este fim.

§ 1º - Incluem-se das disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e salas de teatro e cinema.

SUGESTÃO AO VEREADOR ERNANI MELLO !

Em vez de recriar legislação já existente, deveria como fiscalizador das ações do Executivo Municipal, do qual faz parte da sua base de apoio no Legislativo Municipal, requerer que o Prefeito Municipal DETERMINE ao Serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, que faça cumprir a Lei Federal 9.294/96.

Isto poderá ser feito com uma “grande campanha” envolvendo todos os setores da comunidade e espalhando avisos a respeito da proibição de fumar em todos os locais públicos e privados, promovendo palestras e criando”grupos de auto ajuda” conscientizando sobre os riscos defumar.

Se assim não for feito a criação de mais esta Lei de efeito inócuo será mais um “mero oportunismo político”, hábito que não condizente com os procedimentos do Vereador ERNANI MELLO.



TRATAR O TABAGISTA TEM MUITO MAIS EFEITO QUE PUNI-LO !

No ano 2007, o Prefeito Zanella determinou que fosse implantado este serviço na Secretaria Municipal de Saúde. O Projeto para tratamento de tabagista, com base nas Normas do Ministério da Saúde, foi criado e implantado pela Enfermeira Zíngara Nehring, e que com algumas adequações funciona até hoje, informações pelo fone 3520.7200.

Por hoje é só...bom fim de semana...principalmente para quem será Campeão Gaúcho de Futebol !!!









































Nenhum comentário:

Postar um comentário