TODOS USAM O SUS – Acesso e acolhimento com qualidade um desafio para o SUS !
Nos próximos dias 21 (18 horas) e 22 de Junho (8 horas), estará acontecendo um dos maiores e grande Evento de interesse da comunidade de Erechim, que busca a utilização dos Serviços e Atendimentos do SUS – Sistema Único de Saúde e “esbarram nas dificuldades” conhecidas de todos que ali buscam atendimento para sua vida.
A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE !
CIDADE DE TRAMANDAI - RS |
As Conferências Municipais de Saúde se realizam a cada quatro anos, por determinação legal no período de 1° de Abril a 15 de Julho. As decisões destas Conferências Municipais serão levadas para a 6ª Conferência Estadual de Saúde a ser realizada no Município de Tramandaí, dia 1º a 4 de Setembro, deste ano. Posteriormente, as decisões tomadas a níveis Estaduais, irão para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no período de 30 de novembro a 4 de Dezembro, em Brasília, DF.
BRASÍLIA - DF |
As Conferências Nacionais de Saúde são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade e, atualmente, são realizadas a cada quatro anos. A última edição do evento, a 13º Conferência Nacional de Saúde, foi realizada em novembro de 2007.
A próxima, 14ª Conferência Nacional, irá ocorrer em 2011. Conferências Estaduais e Municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.
“TODOS USAM O SUS – Acesso e acolhimento com qualidade
um desafio para o SUS”.
A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ERECHIM !
DR. JACKSON ARPINI - PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE |
Com um Programa intenso, amplamente divulgado, a Conferência esta sendo organizada por gente que tem conhecimento na área de saúde e não por “aprendizes de feiticeiros”, como estamos acostumados a ver em outras situações.
A Comissão Organizadora é composta por: Cacildo R. Silva (ABCAL/CMS); Cleusa Vargas (SINURGS/CMS); Jackson Arpini (ABO/CMS); Elvis Wiesniewski (URI/CMS); Kátia Filgueras (ESF/CMS); Sonia Ferreira (AENFE/CMS); Fabiani Breancini (SMS) e Rene Pedroso (SMS).
A organização geral do Evento vem sendo coordenada pelo Dr. Jackson Arpini, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e, é uma realização do CMS – Conselho Municipal de Saúde; SUS – Sistema Único de Saúde; Prefeitura Municipal de Erechim, conta com o apoio da URI.
HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DE CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE !
No início destas Conferências eram “campo de luta” das esquerdas, hoje esta situação se reduziu em torno de 85% mas ainda existem. Alguns “apedrejamentos poderão ocorrer na VI Conferência...faz parte !!! Sempre apareciam e vão aparecer propostas absurdas sobre o Sistema Único de Saúde.
Na época, estes radicais se “degladiavam” para serem Delegados às Convenções Estadual e Nacional", pois era um jeito de “passear pago”, ora pelos governos municipais, ora pelos Governos Estaduais e Federal.
Em 21 de Junho de 1996, no governo do Prefeito Antonio Dexheimer, na qualidade de Coordenador Geral, da Secretaria Municipal da Saúde, fomos encarregados de montar e coordenar a “II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE”. Tema: “Municipalização do Setor”.
Na oportunidade, o Prefeito afirmou que “ainda não foi inventada nenhuma forma de fazer saúde pública sem recursos”. Continuou, “não vamos esperar parceiros no Governo do Estado e na União. A questão da saúde nunca foi resolvida. Vamos perguntar o que nós podemos fazer por nós mesmos”.
Como a situação tinha foros de radicalismos como já citamos, Dexheimer afirmou: “temos que vencer os radicais. Abençoados os radicais. Eles nos ensinam o caminho que não devemos seguir”. Todos juntos devemos fazer da saúde um gesto de amor.
Participaram da Conferência 325 pessoas, divididas em 40 Delegados e os demais como Participantes, sabem quais foram os grandes ausentes !?! Foram os membros do CMS Conselho Municipal de Saúde, que estavam em “Greve” !!! Na oportunidade, afirmamos: “suas ausências foi uma pena, mas radicais são assim mesmo !!!
Na época, mesmo com todo o “radicalismo contra”, entendemos que a II Conferência Municipal de saúde, foi um Evento de sucesso. Sucesso de participação, de representatividade, sucesso dos palestrantes e pelo ambiente de integração, amizade e companheirismo em que esta ocorreu.
Temos a plena certeza que a VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE será um grande sucesso, apesar de alguns “radicais de esquerda” que ainda insistem em existir !!!
A propósito somos o primeiro Delegado inscrito para participar da VI Conferência. Vamos defender que:
1º - O SUS tem que ter maiores fontes de financiamento, no mínimo 10% do PIB – Produto Interno Bruto, equivalente a R$ 368 bilhões;
2º - O Percentual Constitucional de repasse de Recursos de10% do Governo Federal e os 12% do Governo Estadual tem que ser respeitados;
3º - O SUS não pode ser só um Sistema de Atendimento, mas também tem que ser Educativo para seus Usuários, senão sempre faltará dinheiro;
4º - O SUS tem que ter melhor GESTÃO e GERENCIAMENTO, no Sistema Tri-Partite, União, Estados e Municípios como está é ruim...mas põe ruim nisto !!!
Estamos fazendo um levantamento histórico sobre as outras 5 Conferências Municipais de Saúde, para que fatos e acontecimentos não se percam na “Noite dos Tempos” e nem sofram “Sigilo Perpétuo”.
PARTICIPE DA “VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE”, ESTA É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL. LÁ VOCÊ VAI TER VOZ PARA SUGERIR OU RECLAMAR...DEPOIS NÃO VENHA CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO !!!
Parabéns pelo sucesso que, com certeza, será este Evento e das Proposições e Moções que ali serão apresentadas, discutidas, rejeitadas ou aprovadas.
Tchau e bom fim de semana com chuva e tudo !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário