Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMEMORAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO - 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE !

A DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA !

O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro".
Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao Rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece” !

COMEMORAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO !


Membros da Associção Nacional de Reservistas

Apesar de um tempo que ameaçava chuva e choveu, frio, mesmo assim lá estavam as mais diversas Entidades, Escolas, Exército Nacional, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícias Rodoviárias. Mesmo com o tempo adverso lá estavam, firmes, para prestar seus respeitos por sua Pátria amada, o Brasil !!!
Esta data lembra que 189 anos se passaram quando Dom Pedro, as margens do Riacho Ipiranga, ao saber das notícias da Corte Portuguesa, disse aos que o acompanhava, a famosa frase: “Laços fora, Independência ou Morte”, nos tornou um País independente, denominado de Brasil, com Governo Imperial próprio.

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO !
O desfile cívico militar em Erechim foi aberto, como de praxe, pela Associação Nacional dos Reservistas onde, junto com o Dr. RICARDO MENEGOLA, desfilamos representando a ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, núcleo de Erechim, cujo lema é “Cor Unum et Anima Una Pró Brasilia” (Um só coração e uma só alma pelo Brasil).

Marco Geib, Tenente MEINE, Dr. Menegola
O Desfile seguiu com a presença da Brigada Militar, demais Órgãos de Segurança, Escolas EstadMunicipais, representantes dos Tradicionalistas Gaúchos, Jipeiros, Carros do do Raly, sendo o desfile encerrado pelos soldados do “BATALHÃO DE ENGENHARIA MECANIZADA DE COMBATE”, com sede em Alegrete, que todos anos abrilhantam nosso desfile.



UMA RELÍQUIA DA IIª GUERRA MUNDIAL ABRILHANTOU O DESFILE !

O desfile da Associação Nacional dos Reservistas de Erechim, cujo Presidente é ARQUIMEDES CASAGRANDE, foi precedido por uma Viatura (caminhão) usado da IIª Guerra Mundial, denominado de “CCKW 353”, ano 1942.

Foram produzidos 25.000 unidades desta Viatura pela “GMC–General Motors Company”. Este “caminhão” foi, na guerra, dirigido pelo Expedicionário Valdomiro Lemos de Morais, um dos Pracinhas brasileiros mais condecorados pela luta e coragem naquele Evento.
Hoje, esta “Viatura” está com o Dr. RICARDO MENEGOLA, que também é militar da Reserva e Membro da ADESG, que o cedeu para abrilhantar o desfile. Na oportunidade o motorista foi VALDECIR FERREIRA.
Diga-se de passagem, o Dr. MENEGOLA tem uma impressionante coleção de veículos e objetos originados da IIª Guerra Mundial, todos muito conservados e de plena utilização.

MANIFESTAÇÕES CONTRA A CORRUPÇÃO !

Um pedido de “basta à corrupção” varreu o País neste 7 de Setembro. Protestos foram realizados durante os desfiles cívico-militar em 17 capitais, inclusive Brasília, e em muitos municípios, feitos não por Sindicatos e Entidades, mas sim pelas pessoas da sociedade civil organizada que estão cansadas “desta roubalheira” que ocorre, iniciando-se pelo Governo Dilma Rousseff.

6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE !

Nos dia 1° a 4 de Setembro, realizou-se em Tramandaí, a 6ª Conferência Estadual de Saúde. De Erechim partiu uma Equipe de 10 Delegados, eleitos na 6ª Conferência Municipal de Saúde. Entre estes João Dautartas, Coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Jackson Arpini, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, nós e mais sete Delegados.


O PROGRAMA DA 6ª CONFERÊNCIA !

Com a presença de 2000 pessoas entre Delegados, Palestrantes e Observadores assim começaram os trabalhos da Conferência.

PLENÁRIO DA 6ª CONFERÊNCIA
Dia 1°: Conferência de Abertura feita pelos Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni e Presidente do Conselho Estadual da Saúde, Paulo Humberto Gomes da Silva. Dia 2: Mesa Redonda: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo princípios da integralidade, universalidade e equidade por Valdecir Both; Mesa Redonda: Participação da Comunidade e Controle Social por Arthur Custódio; Mesa Redonda: Gestãodo SUS. Acesso e acolhimento com Qualidade e Finaciamento por Gastão Wagner; Palestras: Pacto pela Saúde e Relação Público Privado; Gestão do Trabalho; Educação em Saúde. Dia 3: Grupos de Trabalho; Pelnárias para eleição de Delegados. Dia 4: Plenária Final; Credenciamento de Delegados e Suplentes para 14ª Conferência Nacional a ser realizada em fins de Novembro e começo de Dezembro, em Brasília.

PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS DE ERECHIM !


JACKSON ARPINI, Secretário Estadual da Saúde CIRO SIMONI
e MARCO ANTONIO GEIB

Os Delegados de Erechim participaram de todos os Eventos da Conferência, inclusive elegendo Jackson Arpini como Delegado à 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Entre outras Propostas aprovadas e originadas da Conferência Municipal para fazer parte do Relatório Final da 6ª Conferência, esta uma que nós propomos e que tem o seguinte Texto:
“Criar um PAC/SAÚDE, Programa de Aceleramento de Crescimento da Saúde, incluindo no Orçamento Federal, do ano de 2012, a importância de 5% das Receitas do PIB – Produto Interno Bruto. Os recursos seriam destinados a recuperação da estrutura física e aquisição de novos equipamentos hospitalares para o SUS e para ampliação e reformas das Unidades de Saúde existentes”.

MAIS GESTÃO DO QUE FINANCIAMENTO !

O SUS – Sistema Único de Saúde “carece mais Gestão do que Financiamento”. Esta é a impressão que colhemos quando participamos dos Grupos deTrabalho e na Plenária onde tínhamos que coletar 100 assinaturas para apresentar uma Moção.

Pessoas que tem a responsabilidade de Gerir o SUS, a nível de Município, muitas delas, até poderia se dizer a “maioria delas com conhecimento limitado ou com grande desconhecimento sobre o que seja SUS” !!!.
Diante deste quadro não adianta ampliar o Financiamento para as Ações de Saúde se não houver uma “Gestão mais Técnica do que Política”. Os Gestores da Saúde Pública deveriam ter, quando, indicados pelos Prefeitos, pelo menos um Curso Básico para que possam entender a estrutura do SUS – Sistema Único de Saúde.

CONCLUSÕES QUE SENTIMOS NA PARTICIPAÇÃO DA 6ª CONFERÊNCIA !

Não só nós mas muito dos participantes se queixaram da Organização da Conferência. O local inadequado; som com pouca qualidade; não havia sequer um telefone ou máquina de Xerox no setor de apoio. Com a presença de 2000 pessoas não havia uma Ambulância com Equipe para um atendimento de emergência. Por final muitas das Palestras e Mesas Redondas foram fracas no seus conteúdos. O maior exemplo “negativo da desorganização” foi a chegada do Ministro da Saúde as 21,30 horas quando deveria ser as 19,30 horas.

Estas situações “não podem ocorrer” em um Evento proporcionado por uma Secretaria Estadual, é o que escrevemos acima “falta de Gestão” é o principal problema do SUS – Sistema Único de Saúde !!!

Tchau, bom fim de semana !!!












































Nenhum comentário:

Postar um comentário