DO ATO DE LER E ESCREVER À CONQUISTA DA CIDADANIA !
Começa, de 5 a 8 de Outubro a XIV FEIRA DO LIVRO DE ERECHIM, para abrir a matéria e da importância do Evento, nos socorremos da letra da Música Gauchesca – “GURI”, que assim diz no seu início:
“Das roupas velhas do pai queria que a mãe fizesse uma mala de garupa e uma bombacha e me desse”...
“Ei de ter “UMA TABOADA e o livro “QUERES LER, vou aprender a fazer
CONTAS e ALGUM BILHETE ESCREVER” !
Neste Canto simples e gaudério, está razão para se realizar uma Feira do Livro. Isto não foi dito por um Escritor de renome, nem por algum Doutor ou Mestre de Letras, mas por um “simples Guri”, que tinha a necessidade de se comunicar por escrito e algumas contas fazer !!!
Com vasta Programação, durante 4 dias serão movimentados Livreiros, Editores, Escritores, Leitores, Alunos de Escolas e Pessoas em geral, todos buscando ampliar seus conhecimentos e até por curiosidade ver como funciona a Feira do Livro !!!
Este Evento há alguns anos atrás, em razão de “vaidades e veleidades de alguns” sofreu um estremecimento e quase acabou. Porém tal qual uma “Fênix”, ressurgiu das cinzas e a cada nova Edição vem ficando melhor, mais estruturada com mais alternativas.
PARTICIPAÇÃO NA XIV FEIRA DO LIVRO !
Deste feita, por motivos e razões pessoais, só vamos participar como espectador das atividades, embora tenhamos prontos, para edição, mais dois Livros, da nossa série “Eu Escrevo Assim” !
Na “XIII FEIRA DO LIVRO”, no ano passado, lançamos nosso sexto livro com o título: “ERECHIM – Fatos e Peculiariedades Do Cotidiano”! Na noite de Autógrafos escrevemos mais de 150 dedicatórias a leitores que adquiriram nosso Livro. Portanto temos uma visão pelo lado de dentro do Evento e por esta razão, gostaríamos como críticas construtivas, manifestar algumas opiniões a respeito da Organização da Feira.
O QUE PODE SER MUDADO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO !
Por exemplo, a “Noite de Autógrafos” ! Dia 6, haverá a “Noite de Autógrafos”, com duração de uma hora e serão 13 Escritores que estarão lançando suas obras. Antes do início dos Autógrafos, cada escritor vai falar algo sobre seu Livro, além dos discursos das Autoridades, e daí “tempus fugit” !!!
O que sugerimos !?! Que o tempo disponível para a “Noite de Autógrafos”, que é a atividade principal da Feira, seja ampliado para no mínimo em duas horas ou até mais.
Este é o importante momento em que o escritor tem contato com seu leitor.
Além do autógrafo, em si, tem os cumprimentos, abraços, etc, que não podem ser levados a “toque de caixa”. Uma hora é muito mas, muito pouco tempo para este acontecimento, escreve quem já passou por isto.
Quanto à escolha do Patrono ou Patronesse da Feira, fomos informados que quem indica a pessoa ocupará o posto é o Comitê de Honra, que é formado pelos Ex-Patronos e Ex-Patronesses. O Comitê de Honra está formado por ilustrados e ilibados Escritores como: Dr. Paulo Dias Fernandes; Sr. João Virgilio Chaves; Professora Helena Confortin; Dra. Vera Sass (in memoriam); Sra. Nelli Cantelle; Sra. Neusa Cidade Garcez e o Professor Ernesto Cassol. Até aí nada contra, até é justo, mas...!
Para que não haja a “Síndrome de Sarney” na Feira do Livro, além da indicação dos Membros do Comitê de Honra, deveriam ser estabelecidos alguns critérios técnicos para esta escolha. Detalhes técnicos estes a serem discutidos, futuramente, com os envolvidos no esquema da Feira.
O que seja a “Síndrome de Sarney” !?! O Ex-Presidente da República e hoje Senador, José Sarney, escreveu um só livro: “MARIMBONDOS DE FOGO” e foi indicado como “imortal” pela ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, pode ???
LOCAL DA REALIZAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO !
Se por um lado a FEIRA DO LIVRO é um importante evento para conquista ou melhora da cidadania, por outro lado por suas dimensões torna-se um TRANSTORNO no sentido da circulação de pessoas e do trânsito veicular em seu entorno.
Pelo seu tamanho e expressão a próxima FEIRA DO LIVRO não deve, salvo melhor juízo, ser realizada na Praça da Bandeira, pois um belo Evento causa uma série de transtornos aos participantes e não participantes desta atividade. Observem e constatem isto nos dias de realização da Feira.
PARABÉNS PELA XIV FEIRA DO LIVRO – PELA II FEIRA CULTURAL
e II MOSTRA DO TURISMO !
De qualquer forma estão de parabéns os organizadores, os apoiadores e os realizadores da “XIV FEIRA DO LIVRO” e, com certeza os que lá passarem sairão um pouco mais ilustrados nos seus conhecimentos sobre a literatura e demais atividades que lá ocorrerão.
OS TRANCA RUAS – TOP FIVE – ETC !
Faz mais de ano que vimos alertando a comunidade em geral que uma das intenções da atual Administração é fechar e transformar a Praça da Bandeira em um “largo” a exemplo do “Largo Glênio Peres”, ao lado do Mercado Público, em Porto Alegre. E o que está ocorrendo neste local confirma esta intenção.
Isto começou com a “XIII Feira do Livro” que se instalou em parte da Praça. Depois vieram os “Top Fives e Tranca Ruas”, fazendo a “balbúrdia” do fechamento da rótula naquele local, e outro monte de confusões no trânsito da cidade.
Contra a opinião de vários segmentos da sociedade, de magistrados, profissionais liberais, estudantes, de donas de casa e até de ex-prefeitos expressadas no Twitter e Facebook, do Jornalista Salus Loch, esta “turma” teima em manter as mudanças no trânsito.
Finalmente, a “XIV FEIRA DO LIVRO, açambarcou a Praça da Bandeira inteira. O “fluxo de trânsito” criado pela Secretaria Municipal de Segurança para o Evento vai dar mais um BRUTAL ENGARRAFAMENTO no trânsito veicular do centro e seus arredores de nossa cidade.
E o triste fim de tudo isto é que a sociedade organizada não toma nenhuma providência, fica a “lo largo”, só observando o que ocorre...mas dar a “cara para bater, neca, nem falar” !!!
PARA PENSAR !
“Quem não sabe para aonde vai, não vai a lugar nenhum ! Quem não sabe
de onde veio não sabe para onde vai !!! Tchau e bom fim de semana !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário