Não somos dados a escrever sobre Política, mas diante de “insistências dioturnas, resolvemos meter o bedelho no assunto.
As observações aqui colocadas são de nossas inteiras elocubrações, “não consultamos o cerne da crônica” que é o Ex-Prefeito Eloi Zanella, mas sim estão lastreadas em que ouvimos e sentimos no âmago de pessoas e o que esperam dele.
Portanto, nenhuma das colocações aqui feitas, partiu ou é de responsabilidade deste Líder Político.
DEFINIÇÃO DE SÍNDROME !
Para entender a crônica temos que começar com a definição de “SINDROME” que é um termo médico !
“Síndrome é a reunião de sinais e sintomas provocados por um mesmo mecanismo e dependente de causas diversas” !!!
PORQUE A NOVA SITUAÇÃO OU SÍNDROME POLÍTICA” !
Simples, entramos no ano onde haverá eleições para Prefeitos e Vereadores e isto causa movimentos especulativos na sociedade, nos meios políticos, nos formadores da opinião pública, nos “pesquisadores políticos”, nos “adivinhadores” enfim espoucam daqui e dali os “aprendizes de feiticeiros” que sentenciam sem nenhum “pudor ético” quem será o novo Prefeito de Erechim.
É normal este tipo de procedimentos, pois temos o Direito Constitucional de “livre manifestação”. Mas quando estas manifestações deixam de ser genéricas e se concentram em uma pessoa ou “ente político” se torna uma “uma síndrome política”.
A SÍNDROME POLÍTICA ELOI ZANELLA !
Em 2008, embora Zanella tenha feito, de novo, uma excelente administração pública, o “povo” queria mudar !!! E tal qual na “Fábula das rãs que queriam um novo Rei e acabaram por receber uma cobra como seu Líder”. Ressalvamos que a palavra cobra é referente somente à Fábula e a ninguém mais.
Uma “esdrúxula coligação política “PT + PMDB + outros pequenos Partidos” foi estabelecida e venceram as Eleições municipais tornando Paulo Alfredo Polis, Prefeito e Ana Oliveira, Vice Prefeita, ambos “neófitos em Administração Pública”.
Esta nova Administração, até por não ter conhecimento do deveria vir pela frente e pela Equipe formada, já está a 1124 dias de seus Mandatos de 1460 dias.
A população notou que pouca coisa mudou, muita conversa, serviços urbanos desleixados, problemas na saúde pública, derrama de dinheiro público para atender situações pontuais de Entidades e não para os interesses da comunidade em geral, enfim não há nenhuma obra de destaque que marque esta atual Administração.
Algumas obras de porte que o Governo Polis, afirma como suas, foram iniciadas no governo municipal anterior, por exemplo: PARALELAS DA BR 153; INSTALAÇÃO DO IFET entre muitas outras. Outros investimentos como REVITALIZAÇÃO DO LIXÃO, CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO, USINA DE RECICLAGEM DO LIXO....viraram tudo em UM LIXO !!! Falta espaço para elencar Ações e Programas de Governo que nada mais são do que “cópias redesenhadas” de programas do governo municipal anterior ao atual.
Sem falar nas constantes acusações fundadas contra atos da atual Administração que estão sendo analisadas pelo MP - Ministério Público ou sendo julgadas pela Justiça.
Diante disto, uma maciça maioria da sociedade organizada e da comunidade em geral vem fazendo comparações com a Administração Zanella X Administração Polis/Ana, e devagar, mas tomando força e mais força a cada dia, querem muitos, e alguns até exigem que ELOI JOÃO ZANELLA volte a concorrer a Prefeito de Erechim.
Este sentimento está tão forte que ninguém quer saber se existem outros candidatos à Prefeito e centrou o futuro político/administrativo de Erechim na DECISÃO se ELOI ZANELLA, CONCORRE OU NÃO CONCORRE À PREFEITO, criando o que denominamos de “SÍNDROME POLÍTICA” !!!
MAS AFINAL...ZANELLA CONCORRE OU NÃO CONCORRE
A PREFEITO DE ERECHIM !
Ele não diz que vai e nem diz que não vai !!!
Vamos colocar aqui nossa opinião sobre o fato e reiteramos que não falamos ou ouvimos qualquer manifestação de Eloi Zanella a respeito.
ALGUMAS RAZÕES PARA ZANELLA CONCORRER A PREFEITO !
1 – Atender o chamado da maioria da população para que volte a administrar o município com os princípios de “LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA”, como sempre fez em seus Mandatos.
2 – Pelo já feito tem condições e tranqüilidade completamente favoráveis a sua volta ao governo municipal.
3 – Realizar seu desejo, já manifestado, por sua vida pública ilibada vir a ser Prefeito nos 100 anos de Erechim.
4 – Encerrar, vitorioso, sua vida pública, sendo o político que mais vezes governou Erechim.
ALGUMAS RAZÕES PARA ZANELLA NÃO CONCORRER A PREFEITO DE ERECHIM !
1 – Como Político não tem nada mais a provar para ninguém, fez o melhor possível em todos os períodos, já cumpriu tudo o que se esperava dele.
2 – Para concorrer a Prefeito serão necessários recursos da ordem de, no mínimo, R$ 4 milhões, para a campanha eleitoral, dinheiro que não possui e difícil de conseguir. Seu opositor virá com “polpudos recursos financeiros” para custear a campanha para a reeleição a qualquer preço.
3 – Ou apoiando uma pretensa futura Coligação Partidária, formada pelo PMDB, PP, PR, DEM, PTB, PSDB e outros Partidos menores, colocando alguém do PP como Vice Prefeito (leia-se Vereador José Rodolfo Mantovani).
4 – Logo, logo em Março completa 70 anos, Eloi e sua esposa Linir têm filhos e netos, que em muitos momentos não pode conviver como gostaria e agora poderá “curtir melhor esta felicidade” !!!
FINALIZANDO !
Por enquanto tudo são “especulações”, algumas com certo fundamento, outras sem fundamento algum, mas a realidade virá daqui 71 dias, 7 de Abril, último prazo legal da Justiça Eleitoral para os Partidos apresentarem seus candidatos às Eleições, majoritária e proporcional.
Aí vamos ver quais serão os “Galos” !!!
Tchau, bom fim de semana que promete sol e calor !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário