DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO POR DEFICIENTE ADMINISTRAÇÃO DE BENS
PÚBLICOS (CEMITÉRIOS) !
Esta semana nos deparamos primeiro,
no Jornal Boa Vista Online, onde
pela autorização da Direção do BV Online, fizemos um contra ponto e foi
publicado. Segundo, no Jornal Bom Dia,
edição do dia 28 de Novembro, página 10, de “Propaganda da Administração
Municipal” sobre a Contratação de Empresa para “Organizar o Cemitério Pio XII”
!!!
"PREFEITURA CONTRATA EMPRESA PARA
FAZER O QUE JÁ ESTÁ FEITO, MAL CUIDADO E MAL ADMINISTRADO"! “MAIS DE 95% DO CONTRATADO ESTÁ
IMPLANTADO NO CEMITÉRIO PIO XII” !!!
ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS DE
ERECHIM !
Na segunda Administração Zanella,
fomos contratados para “ORGANIZARMOS”
a operacional e Administrativa do Cemitério Pio XII.
Naquele momento começou a “odisseia” de planejar, e organizar os
Cemitérios de Erechim !!!
Passaram-se os anos e pelo menos
dois Cemitérios de Erechim se tornaram “NECRÓPOLES”, verdadeiras cidades dos
mortos, o Pio XII e o Santa Cruz, no Bairro Três Vendas !!! No terceiro Mandato de Prefeito, de
Elói Zanella, como o Projeto anterior
era de nossa autoria, fomos chamados para um desafio maior ainda:
“Reorganizar, administrativamente,
cadastramento dos “TÚMULOS, GAVETAS,
JAZIGOS, MAUSOLÉUS E CENOTÁFIOS”, INFORMATIZAR O SISTEMA DE CADASTRO, E CRIAR
LEGISLAÇÃO APROPRIADA AOS SERVIÇOS CEMITERIAIS E FUNERÁRIOS” !!!
(“Cenotáfio, do
latim tardio cenotaphium, do grego κενοτάϕιον, composto de κενός "vazio" e ταϕός "tumba", é um memorial
fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos
mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido”).
E ASSIM FOI FEITO !
1 – Durante um ano foram CADASTRADOS, TÚMULOS, GAVETAS, JAZIGOS,
MAUSOLÉUS E CENOTÁFIOS, com pessoas
sepultadas, abandonadas ou áreas sem utilização, nas NECRÓPOLES Pio XII e
Santa Cruz, Cada um destes recebeu IDENTIFICAÇÃO
com placas onde indicavam os dados constantes no Cadastro levantado, os
números destes Cadastros são impressionantes !!!
2 – Foi criado o “MAPA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA COM
INFORMAÇÕES”, em escala real sobre o Recadastramento realizado, definindo AVENIDAS, RUAS, SETORES, QUADRAS
FILAS E NÚMERO DE CADASTRO INDIVIDUAL por sepultura !!!
3 – Foi INFORMATIZADO todo o cadastramento, vinculando este as Secretarias
Municipais de Administração, Obras e Saúde, atendendo as normas Legais para
“SEPULTAMENTO e EXUMAÇÕES de pessoas falecidas !!!
4 – Foi, implantada nova iluminação
noturna, cercamentos com muros ou
Gavetas para sepultamento fornecendo proteção e tirando a visão dos moradores
destes lugares em torno das Necrópoles (PIO XII). Foi implantada a “Guarda Armada Privada” no período
noturno. Novas REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA,
foram criadas pela indicação do Projeto, facilitando aqueles que vinham
para cuidar das sepulturas de seus parentes falecidos e limpeza do local. O lixo originado de ornamentos das
sepulturas e da visitação de pessoas, começou a ser feito com regularidade !!!
5 – O Projeto e sua implantação
determinava que a administração das Necrópoles, fosse feita por pessoas, com no
mínimo o SEGUNDO GRAU COMPLETO ou
mais, e assim foi feito pela Administração Municipal !!!
6 – Foi entregue a Administração
Municipal uma Minuta de Projeto de Lei,
que acabou sendo APROVADA pela
Câmara de Vereadores e recebeu o n°
4.004/2006 que reza no seu preâmbulo:
“CONSOLIDA A LEGISLAÇÃO, REGULAMENTA AS ATIVIDADES, USO E PRESTAÇÃO DOS
SERVIÇOS CEMITERIAIS E FUNERÁRIOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ERECHIM, ALTERA E
REVOGA LEIS” !!!
Esta LEI foi baseada em estudos,
pesquisas e legislações idênticas, existentes no País sobre o “JUS SEPULCRI”, a determinação que todo
ser humano falecido tem direito ao sepultamento, originada no “Direito Romano”, são vinte e três
laudas, detalhando em minúcias o complexo universo dos procedimentos com o ser
humano falecido !!!
É a Lei que até hoje REGULAMENTA LEGALMENTE todo este processo !!!
7 – Todo este Sistema e planejamento
começou a ser posto em PRÁTICA no feriado dos Finados, dia 2 de Novembro
de 2004, quando em três dias mais de 25.000 pessoas/dia, visitam as
sepulturas de seus parentes e amigos. O tempo médio para encontrar a sepultura
procurada era de no máximo 35 segundos
quando no passado levava até horas ou
mesmo não eram encontradas !!!
8 – A segurança encontrada pela população
diante da nova realidade fez que esta investissem nas sepultura de seus entes
queridos, pois haviam “cessados os furtos de materiais dos túmulos, assaltos na
entrada do cemitério”, bem como acabado o “ponto de distribuição de drogas”,
naquele local.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO !
Nos últimos quatro anos e onze meses
da Administração POLIS/ANA estes serviços e a observação detalhada da Lei
4004/06 foi cumprida com certo, digamos, “desleixo” !!!
A
Administração do PIO XII foi entregue a pessoas com, salvo melhor juízo, sem o
ensino fundamental completo. Afirmamos que seja qual for a condição pessoal
respeitamos todos AQUELES QUE
TRABALHAM NOS CEMITÉRIOS, pois vivem o “LIMIAR ENTRE A VIDA E A MORTE !!!
O Sistema de Informática foi abandonado e
o que era PASSADO voltou a ser a REALIDADE, cadastro feito a mão e
aleatório, nunca houve uma continuidade no sistema implantado !!!
A MANUTENÇÃO dos sistemas físicos de informações (Mapa de Orientação, placas de
Setores, Quadras, Filas e Placas de Cadastro) não foi realizada. O Seguimento do Cadastramento das Sepulturas
esta sendo feito a “Deus dará”, hoje
existem um grande número e sepulturas sem
identificação cadastral física !!!
A PÉROLA FINAL DESTA CONTRATAÇÃO QUE
PRETENDE DAR “NOMES AS AVENIDAS E RUAS NO PIO XII QUE JÁ TEM NOME” !
A estrutura rígida e imutável das sepulturas existentes
determinou que no PIO XII, existisse uma
AVENIDA, quatro RUAS sendo as demais RUELAS de separação entre filas de
sepulturas !
A Legislação não permite que sejam dados NOMES DE PESSOAS VIVAS nos logradouros
públicos (prédios públicos, avenidas, ruas, áreas verdes, pontes, viadutos,
etc,etc) !!!
Então como fazer !?! As pessoas falecidas já estão no Cemitério, as
pessoas vivas não podem e nem vão querer ter seus nomes “vinculados em avenidas
e ruas de um cemitério” !!!
Contando, sem que as pessoas conheçam a realidade, isto é no mínimo uma PIADA DE MAU GOSTO
E SEM SENTIDO NENHUM, mas quem vai “pagar a brincadeira será de novo o dinheiro
de nossos impostos” !!!
O QUE PRETENDE A ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA COM ESTA LICITAÇÃO DESNECESSÁRIA !!!
Tentar
cobrir os “descuidos com o patrimônio
público” gastando “desnecessariamente”
R$ 134 mil, quando os “PROBLEMAS”
se restringem a procedimentos de “manutenção
do patrimônio, administração competente e aplicação da Legislação vigente”,
que tem todos os subsídios para evita-los ou mesmo corrigi-los !?!
Quem souber nos explique, estamos ansiosos para saber !!!
Quem souber nos explique, estamos ansiosos para saber !!!
Dado final e interessante: Erechim tem 31 Cemitérios, já teve 33 e para quem interessar possa visitamos, nós e o funcionário público José Tadeu Anzilieiro, Gerente dos Serviços Cemiteriais, 24 destes locais !!!
Assim vem agindo
o “Governo de Oportunidades e agora o Governo
que está “Construindo nossa
cidade” !!!
"Não existe a necessidade de gastar todo este dinheiro para recuperar o Cemitério"
"Não existe a necessidade de gastar todo este dinheiro para recuperar o Cemitério"
Tchau..bom fim de semana !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário