Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sábado, 30 de novembro de 2013

CEMITÉRIO PIO XII VAI TER NOMES DE RUAS E MAPA DETALHADO, MAIS UMA PIADA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SE NÃO FOSSE SÉRIO !

DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO POR DEFICIENTE ADMINISTRAÇÃO DE BENS PÚBLICOS (CEMITÉRIOS) !

Esta semana nos deparamos primeiro, no Jornal Boa Vista Online, onde pela autorização da Direção do BV Online, fizemos um contra ponto e foi publicado. Segundo, no Jornal Bom Dia, edição do dia 28 de Novembro, página 10, de “Propaganda da Administração Municipal” sobre a Contratação de Empresa para “Organizar o Cemitério Pio XII” !!!

"PREFEITURA CONTRATA EMPRESA PARA FAZER O QUE JÁ ESTÁ FEITO, MAL CUIDADO E MAL ADMINISTRADO"!MAIS DE 95% DO CONTRATADO ESTÁ IMPLANTADO NO CEMITÉRIO PIO XII” !!!

ORGANIZAÇÃO  E  REORGANIZAÇÃO  DOS CEMITÉRIOS DE ERECHIM !

Na segunda Administração Zanella, fomos contratados para “ORGANIZARMOS” a operacional e Administrativa do Cemitério Pio XII.
Naquele momento começou a “odisseia” de planejar, e organizar os Cemitérios de Erechim !!!
Passaram-se os anos e pelo menos dois Cemitérios de Erechim se tornaram “NECRÓPOLES”, verdadeiras cidades dos mortos, o Pio XII e o Santa Cruz, no Bairro Três Vendas !!! No terceiro Mandato de Prefeito, de Elói Zanella, como o Projeto anterior era de nossa autoria, fomos chamados para um desafio maior ainda:

“Reorganizar, administrativamente, cadastramento dos “TÚMULOS, GAVETAS, JAZIGOS, MAUSOLÉUS E CENOTÁFIOS”, INFORMATIZAR O SISTEMA DE CADASTRO, E CRIAR LEGISLAÇÃO APROPRIADA AOS SERVIÇOS CEMITERIAIS E FUNERÁRIOS” !!!
(“Cenotáfio, do latim tardio cenotaphium, do grego κενοτάϕιον, composto de κενός "vazio" e ταϕός "tumba", é um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido”).

E ASSIM FOI FEITO !

1 – Durante um ano foram CADASTRADOS, TÚMULOS, GAVETAS, JAZIGOS, MAUSOLÉUS E CENOTÁFIOS, com pessoas sepultadas, abandonadas ou áreas sem utilização, nas NECRÓPOLES Pio XII e Santa Cruz, Cada um destes recebeu IDENTIFICAÇÃO com placas onde indicavam os dados constantes no Cadastro levantado, os números destes Cadastros são impressionantes !!!


2 – Foi criado o “MAPA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA COM INFORMAÇÕES”, em escala real sobre o Recadastramento realizado, definindo AVENIDAS, RUAS, SETORES, QUADRAS FILAS E NÚMERO DE CADASTRO INDIVIDUAL por sepultura !!!

3 – Foi INFORMATIZADO todo o cadastramento, vinculando este as Secretarias Municipais de Administração, Obras e Saúde, atendendo as normas Legais para “SEPULTAMENTO e EXUMAÇÕES de pessoas falecidas !!!

4 – Foi, implantada nova iluminação noturna, cercamentos com muros  ou Gavetas para sepultamento fornecendo proteção e tirando a visão dos moradores destes lugares em torno das Necrópoles (PIO XII). Foi implantada a “Guarda Armada Privada” no período noturno. Novas REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, foram criadas pela indicação do Projeto, facilitando aqueles que vinham para cuidar das sepulturas de seus parentes falecidos e limpeza do local. O lixo originado de ornamentos das sepulturas e da visitação de pessoas, começou a ser feito com regularidade !!!

5 – O Projeto e sua implantação determinava que a administração das Necrópoles, fosse feita por pessoas, com no mínimo o SEGUNDO GRAU COMPLETO ou mais, e assim foi feito pela Administração Municipal !!!

6 – Foi entregue a Administração Municipal uma Minuta de Projeto de Lei, que acabou sendo APROVADA pela Câmara de Vereadores e recebeu o n° 4.004/2006 que reza no seu preâmbulo:

“CONSOLIDA A LEGISLAÇÃO, REGULAMENTA AS ATIVIDADES, USO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CEMITERIAIS E FUNERÁRIOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ERECHIM, ALTERA E REVOGA LEIS” !!!

Esta LEI foi baseada em estudos, pesquisas e legislações idênticas, existentes no País sobre o “JUS SEPULCRI”, a determinação que todo ser humano falecido tem direito ao sepultamento, originada no “Direito Romano”, são vinte e três laudas, detalhando em minúcias o complexo universo dos procedimentos com o ser humano falecido !!!
É a Lei que até hoje REGULAMENTA LEGALMENTE todo este processo !!!

7 – Todo este Sistema e planejamento começou a ser posto em PRÁTICA no feriado dos Finados, dia 2 de Novembro de 2004, quando em três dias mais de 25.000 pessoas/dia, visitam as sepulturas de seus parentes e amigos. O tempo médio para encontrar a sepultura procurada era de no máximo 35 segundos quando no passado levava até horas ou mesmo não eram encontradas !!!

8 – A segurança encontrada pela população diante da nova realidade fez que esta investissem nas sepultura de seus entes queridos, pois haviam “cessados os furtos de materiais dos túmulos, assaltos na entrada do cemitério”, bem como acabado o “ponto de distribuição de drogas”, naquele local.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO !

Nos últimos quatro anos e onze meses da Administração POLIS/ANA estes serviços e a observação detalhada da Lei 4004/06 foi cumprida com certo, digamos, “desleixo” !!!


A Administração do PIO XII foi entregue a pessoas com, salvo melhor juízo, sem o ensino fundamental completo. Afirmamos que seja qual for a condição pessoal respeitamos todos AQUELES QUE TRABALHAM NOS CEMITÉRIOS, pois vivem o “LIMIAR ENTRE A VIDA E A MORTE !!!

O Sistema de Informática foi abandonado e o que era PASSADO voltou a ser a REALIDADE, cadastro feito a mão e aleatório, nunca houve uma continuidade no sistema implantado !!!

A MANUTENÇÃO dos sistemas físicos de informações (Mapa de Orientação, placas de Setores, Quadras, Filas e Placas de Cadastro) não foi realizada. O Seguimento do Cadastramento das Sepulturas esta sendo feito a “Deus dará”, hoje existem um grande número e sepulturas sem identificação cadastral física !!!

A PÉROLA FINAL DESTA CONTRATAÇÃO QUE PRETENDE DAR “NOMES AS AVENIDAS E RUAS NO PIO XII QUE JÁ TEM NOME” !

 A estrutura rígida e imutável das sepulturas existentes determinou que no PIO XII, existisse uma AVENIDA, quatro RUAS sendo as demais RUELAS de separação entre filas de sepulturas !
A Legislação não permite que sejam dados NOMES DE PESSOAS VIVAS nos logradouros públicos (prédios públicos, avenidas, ruas, áreas verdes, pontes, viadutos, etc,etc) !!!

Então como fazer !?!  As pessoas falecidas já estão no Cemitério, as pessoas vivas não podem e nem vão querer ter seus nomes “vinculados em avenidas e ruas de um cemitério” !!!
Contando, sem que as pessoas conheçam a realidade, isto é no mínimo uma PIADA DE MAU GOSTO E SEM SENTIDO NENHUM, mas quem vai “pagar a brincadeira será de novo o dinheiro de nossos impostos” !!!

O QUE PRETENDE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ESTA LICITAÇÃO DESNECESSÁRIA !!!

Tentar cobrir os “descuidos com o patrimônio público” gastando “desnecessariamente” R$ 134 mil, quando os “PROBLEMAS” se restringem a procedimentos de “manutenção do patrimônio, administração competente e aplicação da Legislação vigente”, que tem todos os subsídios para evita-los ou mesmo corrigi-los !?!  
Quem souber nos explique, estamos ansiosos para saber !!!

Dado final e interessante: Erechim tem 31 Cemitérios, já teve 33 e para quem interessar possa visitamos, nós e o funcionário público José Tadeu Anzilieiro, Gerente dos Serviços Cemiteriais, 24 destes locais !!!

Assim vem agindo o “Governo de Oportunidades e agora o Governo 
que está “Construindo nossa cidade” !!!

"Não existe a necessidade de gastar todo este dinheiro para recuperar o Cemitério"

Tchau..bom fim de semana !!!

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