Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

COMUNIDADE ERECHINENSE RECEBE COM EUFORIA A CONFIRMAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA !

REPETIÇÃO  POR SER MATÉRIA DE INTERESSE ATUAL

UM MODESTO CHAMADO A REFLEXÕES IMPORTANTE E NECESSÁRIAS !

O mês de Setembro trouxe uma boa notícia para a comunidade que ficou marcada com o slogan “A MEDICINA É NOSSA”.

Finalmente, o MEC – Ministério da Educação e o MINISTÉRIO DA SAÚDE confirmaram que Erechim seria a Sede de um CURSO DE MEDICINA destinado a Municípios com mais de setenta mil habitantes a ser operacionalizado por Universidade Privada, que possuam leitos hospitalares para atendimento do SUS – Sistema Único de Saúde.

A euforia foi tão grande que foi aproveitada ao máximo, politicamente, pelo Executivo Municipal, chegando quase a “arranhar as proibições previstas na Legislação Eleitoral”...mas afinal “a carreata, o foguetório, discursos inflamados, eufóricos” tinham motivo para acontecer...“afinal algo  grande havia dado certo” !!!

A alegria teve tal intensidade que levou os mais afoitos a afirmarem que no primeiro semestre de 2015, já haveria “Vestibular” e o Curso teria andamento.
Todos envolvidos sabem que de uma forma ou de outra, com enormes dificuldades técnicas, quem viabilizou isto foi o Projeto bem elaborado pelo Dr. Jackson Arpini que conseguiu preencher os requisitos solicitados pelos Órgãos do Governo.

AS VERTENTES DESTA AUTORIZAÇÃO !

Dois eixos foram trabalhados para alcançar este patamar: uma vertente foi a POLÍTICA, a outra vertente foi PROJETO QUE TERÁ QUE SER CUMPRIDO.
Neste momento as duas vertentes se encontraram, esperando a “operacionalização do sistema” quem de direito, tem que se preocupar, mas se preocupar mesmo !!!

“Uma Faculdade de Medicina, o Complemento de uma Meta Sonhada” !

É o título de nosso BLOG, “Eu Escrevo Assim” ! Postado no dia 11 de Novembro de 2013, agora irão acontecer fatos que a comunidade necessita, precisa, requer e tem que saber o QUE VIRÁ PELA FRENTE !!!

EDITAL DE LICITAÇÃO NACIONAL PARA SELECIONAR QUEM VAI OPERAR ESTES NOVOS CURSOS DE MEDICINA !

A primeira visão que surgiu é que a URI – Universidade Regional Integrada – Campus de Erechim seria a Sede deste Curso pois sua Estrutura Física e seu Curriculum Acadêmico tende a fazer pensar que seja assim, queremos que seja, mas pode ocorrer que não !!!

Ainda em Setembro será lançado nacionalmente um EDITAL DE LICITAÇÃO para que Entidades de Ensino Superior se “HABILITEM APRESENTANDO AS MELHORES CONDIÇÕES” para assumir a operacionabilidade de “UM OU MAIS CURSOS DE MEDICINA” !!!

Estão autorizados 39 novos Cursos de Medicina no País, alguns localizados em bons locais como o Município de Erechim e outros nem tanto. Como é um Curso rentável qualquer Entidade participante da Licitação, poderá apresentar Propostas para qualquer Sede do Curso aprovado !!!

O nome de Erechim se mostra “MUITO ATRATIVO AOS OLHOS DE QUEM ESTÁ NO PÁREO” !!!  Vamos dar uns “Exemplos Hipotéticos” do que pode ocorrer:

A USP – Universidade de São Paulo poderá concorrer com Entidades de Erechim; a UPF Universidade de Passo Fundo pode fazer o mesmo e assim por diante, seria monótono citar mais exemplos.
Está Licitação que não deverá se esgotar rapidamente por sua própria burocracia é que definirá “quem será quem” no final da história...É PREOCUPANTE !!!

A Universidade que for vencedora desta Licitação terá o “PRAZO DE 18 MESES ou 540 DIAS PARA IMPLANTAR O CURSO”, portanto sua efetivação não será com um estalar de dedos.

CONSIDERAÇÕES QUE DEVEM SER OBSERVADAS E ENCONTRAR AS SOLUÇÕES !

Ao se tentar evoluir os procedimentos para o funcionamento “esbarra-se” em alguns problemas já resolvidos no Projeto, mas que na prática não estão tão resolvidos assim e que precisam ser e geram alguns questionamentos como:

1 – O Curso será realizado em três Hospitais da Região: FUNDAÇÃO HOSPITALAR SANTA TEREZINHA, Erechim; HOSPITAL SÃO ROQUE, Getúlio Vargas e HOSPITAL COMUNITÁRIO DE NONOAI, Nonoai.
Foi necessário esta conjugação para chega aos 250 Leitos destinados aos Acadêmicos
do Curso pela qualificação dos Órgãos Ministeriais.
Serão disponíveis 70 Leitos no Hospital de Nonoai, 70 Leitos no Hospital de Getúlio Vargas e os restantes na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, LOGISTICAMENTE como estes distanciamentos geográficos vão funcionar e se integrar !?!

2 – Nenhuma destas Entidades Hospitalares tem “estrutura física para ser uma Unidade Hospitalar de Ensino” são Hospitais Gerais com maior ou menor.


“Complexidade no atendimento de pacientes”. Como isto será adequado para as novas funções !?! Haverá a necessidade de Recursos Financeiros abundantes para este tipo de adequação, de onde virão estes Recursos !?!

Uma vez resolvidos às situações de desmembramento geográfico de Leitos e de Áreas Físicas específicas para o Ensino “intramuros” das Unidades Hospitalares, surge outro questionamento:

3 – Erechim possui “CORPO DOSCENTE MULTIDISCIPLINAR” capaz de sustentar Academicamente as exigências Pedagógicas e Curriculares de um Curso de Medicina !?!
Se não, de onde virá a complementação deste Quadro de Profissionais necessários ao feito !?!
Cumpre lembrar que recentemente foi aprovado e implantado o “Curso de Residência Médica para 16 vagas” no Hospital Santa Terezinha e acabou funcionando com somente duas vagas por falta ou até desinteresse de quem poderiam ser os “entes ensinantes” !!!

O QUE O QUADRO GERAL MOSTRA PARA QUE SEJAM FEITAS REFLEXÕES EM BUSCA DOS RESULTADOS ESPERADOS !

A – SOMOS A SEDE DE UM CURSO DE MEDICINA, ESTE AINDA NÃO É NOSSO POR COMPLETO, A PARTE POLÍTICA ESTÁ FEITA MAS SÃO NECESSÁRIOS OUTROS PROCEDIMENTOS !!!

B – ERECHIM E SUAS ENTIDADES DE ENSINO SUPERIOR IRÃO ENFRENTAR UMA DURA BATALHA EM BUSCA DE VENCER OS REQUISITOS DO EDITAL DE LICITAÇÃO !!!

C – APÓS DEFINIÇÃO DA LICITAÇÃO, HAVERÁ O PRAZO DE ATÉ 18 MESES PARA O  EFETIVO FUNCIONAMENTO DO CURSO, ENTÃO NÃO DEVEMOS ESPERAR ALGO A RESPEITO ANTES DE MAIO DE 2016 !!! (SE OS RESULTADOS DA LICITAÇÃO FOREM HOMOLOGADOS ATÉ NOVEMBRO DE 2014, QUASE IMPOSSÍVEL).

D – TUDO RESOLVIDO, DEVEMOS TER EM MENTE QUE SERÁ UM CURSO DE MEDICINA BANCADO POR UMA UNIVERSIDADE PRIVADA, POR TANTO SERÁ PAGO, REGIAMENTE PAGO, COMO OS SÃO EM OUTRAS UNIVERSIDADES ONDE FUNCIONAM HÁ ANOS !!!


Esta é uma modesta contribuição cujas preocupações fervilham em nossos pensamentos, não por mero diletantismo, mas até porque somos Técnicos nas áreas de “Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada” !!!

“TUDO DARÁ E TEM QUE DAR CERTO, QUEM PENSAR DIFERENTE PODERÁ SER QUALIFICADO DE APEDEUTA” !!!


Tchau, boa semana e viva a “República do Piratini”

Nenhum comentário:

Postar um comentário