Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 3 de março de 2015

E O FATO SE REPETIU EM ERECHIM – ACIDENTE COM ÔNIBUS TRANSPORTANDO UNIVERSITÁRIOS DA UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL !

E O FATO SE REPETIU EM ERECHIM – ACIDENTE COM ÔNIBUS TRANSPORTANDO UNIVERSITÁRIOS DA UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL !

 Acidentes são fatos do nosso cotidiano é um acontecimento casual, inesperado que dependendo da sua causa, seus efeitos são drásticos e violentos em seus resultados, com perda de bens e principalmente vidas humanas.

            Trata-se de situações que ninguém quer passar, que ninguém quer proporcionar ou se envolver, por isto existem Leis, Normas e Resoluções de Segurança em todos os procedimentos do nosso dia a dia para que acidentes não aconteçam ou tenham seus efeitos minimizados.

            Mas as vaidades, as ambições políticas desvairadas em busca de honra e glória, a “pressa de fazer sem considerar riscos”, de querer atropelar execuções de Projetos, aliadas a um conjunto de irresponsabilidades de Autoridades Públicas, na pressa talvez até normas técnica foram deixadas de lado, fizeram com que os seres humanos fossem submetidos a imprudências quase sempre dolosas, inclusive com perdas de vidas ou de mobilidade física.

     
     Uma “TRAGÉDIA ANUNCIADA Á BASTANTE TEMPO”, em relação ao TREVO DE ACESSO da BR 153 à UFFS” – Universidade Federal Fronteira Sul, acabou de acontecer.

        Não faltaram avisos, até nós estivemos lá,não faltaram reportagens na Mídia local, não faltaram reuniões, não faltaram visitas ao local onde o TREVO começou a ser construído e teve sua continuidade PROIBIDA pelos

Órgãos Estaduais que controlam o Meio Ambiente.
   Quase tudo foi feito por pessoas, Entidades para que fosse “EVITADO O INEVITÁVEL”, mas “quase tudo” não foi o suficiente

Mas nada adiantou, e tudo foi sobrepujado pela “ânsia desnecessária” que as aulas iniciassem neste primeiro semestre no novo CAMPUS, até porque a Estrutura do local não está terminada. Qual a diferença que faria se fossem iniciadas as aulas no segundo semestre !?! Eis o resultado:

“UFFS suspende aulas após acidente por tempo indeterminado”

   

         
      Os riscos também foram desconsiderados pelo Executivo que pela “ânsia inusitada” de ver sua promessa política cumprida, a qualquer custo e conseguiu...mas a que preço !?!
    

Agora depois do “leite derramado” e graças a Deus que não houve perdas de vidas humanas, foi criado um COMITÊ DE CRISE, típico dos governos do PT para definir ações e solucionar a falta de segurança no Trevo da UFFS  !?!

O ABSURDO QUE DIZ A EMPRESA GAÚCHA DE 

RODOVIAS !


Gerente de engenharia da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacor afirmou na tarde desta segunda-feira (02), em Erechim, que não existe falha na engenharia do Trevo da UFFS e que o local onde foi construído é o ideal.

Porém, ele ressaltou que, mesmo tendo uma sinalização suficiente para uma intercessão que considera correta, existe a necessidade de um reforço, o que deverá ser providenciado nos próximos dias. Além disso, o representante da estatal também admitiu que algumas modificações de traçado poderão ser discutidas no futuro, mas não argumentou o motivo, em vista de sua afirmação do mesmo estar dentro das normas estabelecidas.


Para ele, os constantes acidentes ocorridos no local são resultantes do excesso de velocidade e apenas veículos de cargas foram envolvidos, contrariando as informações emitidas pela Polícia Rodoviária estadual, que atendeu as ocorrências. ????

Porque antes de definir o local do Trevo não criaram um
COMITÊ DE PLANEJAMENTO !?!

   A solução está clara...o TREVO NÃO PODE FICAR NAQUELE LOCAL, antes deste trágico acidente mais de 10 acidentes com veículos já ocorreram naquele local, felizmente até agora só foram danos materiais !!!

   Inclusive nos foi dito uma frase lapidar partindo de um simples funcionário no local do Trevo: “quanta gente vai precisar morrer aqui para que entendam que o lugar não serve para um Trevo em uma BR” !!!

TODOS PREOCUPADOS COM O “TREVO” E OS ACIDENTADOS COMO FICAM !

         


       Estamos de parabéns apesar do infortúnio acontecido, pela presteza, rapidez que os socorristas chegaram ao local retirando os Universitários que ainda estavam presos nas ferragens e conduzindo todos os 42 acidentados o mais rápido possível para atendimento Hospitalar !!!
       
      
        Ao ser notificado do corrido de imediato o Hospital Santa Terezinha movimentou toda sua Equipe de Médicos, Enfermeiras, Atendentes de Enfermagem, Psicólogas, Setor Administrativo realizou o que podia e não podia dentro dos recursos existentes !!!

          Hoje, 2 de Março existem ainda quatro pessoas Hospitalizadas com quadro mais grave de ferimentos, mas não correm risco de vida: são dois alunos, um funcionário e um “andarilho” (em estado mais grave), que costuma andar nos ônibus pela cidade !!!

            Fora este atendimento correto, somente algumas Notas de Esclarecimentos, Direção da UFFS, da Empresa de ônibus urbanos,...do Executivo só uma simples Nota da Comunicação Social relatando o fato ocorrido, mas do Prefeito nenhum pronunciamento  !!!

      QUEM VAI PAGAR AS DESPESAS DE RECUPERAÇÃO DOS ACIDENTADOS ?
                    QUEM VAI FORNECER APOIO PSICOLÓGICO AOS ACIDENTADOS ?



     QUAIS SERÃO AS ENTIDADES A SEREM RESPONSABILIZADAS JUDICIALMENTE PELO ACIDENTE, QUE TEM CARATERÍSTICAS DE FATO DOLOSO, POIS O GRANDE RISCO ERA CONHECIDO POR TODOS ?

        O QUE NÃO PODE ACONTECER É DEIXAR O “TEMPO ROLAR” E ACABAR SÓ EM UMA INDENIZAÇÃO PECUNIÁRIA COMO ACONTECEU NO ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR NA BARRAGEM DA CORSAN, EM SETEMBO DE 2001 !!!

        QUANDO VÃO ACABAR “AS IMPUNIDADES, AS IRRESPONSABILIDADES, AS INCOMPETÊNCIAS, AS BUSCAS DE PODER POLÍTICO MESMO QUE ISTO POSSA TRAZER PROBELMAS MAIORES !?!
           
        QUANDO PODEREMOS TER A CERTEZA QUE NOSSOS FILHOS, NETOS MESMO NÓS SAIRMOS PELA MANHÃ E VOLTEMOS A NOITE PARA CASA, SEM SEJAMOS ENVOLVIDOS EM ACIDENTES,PROVOCADOS PELA INCOMPETÊNCIA DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE SÃO REGIAMENTE PAGOS PELOS NOSSOS IMPOSTOS  !?!

QUANDO...QUANDO...QUANDO...QUANDOQUANDO...QUANDO...ATÉ QUANDO ???

Tchau... nem quero ver o estouro desta semana !

LISTA DOS ACIDENTADOS:

      1. Daniela Puerari 2. Daniela Guerra, 3. Emanuele Paula Cenci, 4. Caroline Viebrantz, 5. Franciele Correa Borges, 6. Orlando Moraes, 7. Cristiana Dias Alberti, 8. Sabrina Alves da Silva, 9. Thalia Petry Levandowski, 10. Daiane Fatima de Quadros, 11. Salete Terezinha Tartari Gobbi, 12.Victor Giovani Alves, 13.. Ceni Petry Levandowski, 14. Leonardo Chechi, 15. Daniel Gonçalves-Glauber Renan de Lima, 16. Andreia Vera Schneide, 17. Gelson Dutra de Oliveir, 18. Geraldo Santiago Oliveira Santos, 19. Milena Franceschetti, 20. Daiane Pilonetto, 21. Mariana Bortolini, 22. Katia Regina Wolf, 23. Lais Dalzotto, 24. Alexandre Dikel, 25. Leonardo de Carvalho Procinski, 26. Suelen Brum, 27. Adilson Deonatti, 28. Carla Pasinatto, 29. Felipe Bordelote, 30. Juliane Cervi Portes, 31. Elcio Inácio Motta, 32. Renan Carlos Fiabani, 33. Adilson Biavatti, 34. Bernardo Xavier Appi, 35. Fabiana do Nascimento, 36. Giovani Brustolin, 37. Jussana Levandoski da Silva, 38. Mariana Zabot, 39. Thais Barauna, 40. Patricia Fernanda Schultz, 41. Jéssica Daiane G. Pereira, 42.. Karin Conterato
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário