Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 21 de junho de 2016

ERECHIM ESTÁ SE TORNANDO DE NOVO EM 8º DISTRITO DE PASSO FUNDO ?

ERECHIM ESTÁ SE TORNANDO DE NOVO EM 8º DISTRITO DE PASSO FUNDO ?

ERECHIM PODERÁ SE TORNAR DE NOVO UM DISTRITO DE PASSO FUNDO ?

Tempos desenvolvimentistas vieram e Erechim tornou-se “Polo Regional” de mais 30 Municípios do Alto Uruguai, o que hoje se denomina de “AMAU Associação dos Municípios do Alto Uruguai”.

Erechim era o centro de todos os Serviços que tinham origem do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenadorias Regionais, Comando da Brigada Militar para a Região, IML-Instituto Médico Legal, Banco de Sangue, Universidades, melhores Bancos, enfim toda uma “infraestrutura sócio/econômico/administrativa” necessária para encurtar caminhos de Municípios para Porto Alegre.

E crescíamos como Munícipio, mas não com um desenvolvimento tão rápido quanto Passo Fundo, Chapecó e Concórdia (dois de SC.) que em poucos anos nos passaram a frente quanto desenvolvimento geral, nos deixando ilhados em relação a um crescimento isonômico com a “vizinhança” !!!

ONDE SE QUER CHEGAR ?

Dado, ao nosso subdesenvolvimento em várias áreas em relação aos grandes municípios, já citados começamos a regredir, perdemos o Comando Regional da Brigada, perdemos o Banco de Sangue, por pouco pela falta de cuidados na Gestão Pública quase quebrou o Hospital Santa Terezinha, fora outras Entidades, Empresas, que faliram ou foram embora em busca de novos lugares, por último o esperado Curso de Medicina “emperrou”.
Entre outras a CORLAC, BALAS BOAVISTENS, FRIGORÍFICO DA COTREL, DIRETORIA REGIONAL DA CEEE, também se acabaram. Demissões estão ocorrendo aos milhares e ninguém toma providências. Empresas estão buscando na justiça a “Recuperação Judicial”!!!

O UNACON – Unidade de Atenção Especializada  em Saúde, (Câncer), um investimento de R$ 9,5 milhões, entre obras e equipamentos está abandonado em meia obra ...!!! 
 UPA inteira ou meia ???




Virou “rotina” vermos corpos de pessoas que poderiam ser nossos parentes, quando mortos por qualquer motivo como assassinatos ou acidentes de carro no perímetro urbano ou em rodovias, ficarem seus corpos expostos no local do ocorrido por mais que 8 horas a espera do IML (Instituto Médico Legal) que “perdemos para Passo Fundo” !?!



Nosso Sistema Hospitalar em vez de “crescer, diminuiu e estagnou-se” nisto que origina falta de Leitos e pacientes morrendo em porta de Hospitais por falta de equipamentos, até mesmo por falta de uma “Ambulância UTI que veio com a implantação do Programa SAMU SALVAR 192 e foi devolvida ao Ministério da Saúde”.

MOTIVO: a manutenção desta Ambulância UTI era muito “cara”, quanto vale uma Ambulância em relação ao bebe que veio a falecer, por falta dela !?! Esta Ambulânia UTI ficou um ano na garagem da prefeitura

Uma pequena ilustração para vermos as diferenças em 
Saúde Ostensiva - Hospitais:

Erechim tem dois Hospitais. O Santa Terezinha com 180 Leitos, 600 ou mais funcionários. O Hospital de Caridade tem 125 Leitos, 386 funcionários. O Corpo Clínico da Região está em torno 280 Médicos e Médicas.

Passo Fundo: só em dois Hospitais temos a seguinte situação: Hospital São Vicente de Paulo, 737 leitos, 2.909 funcionários 700 médicos, 50 mil/m² de área física e atende 63% dos pacientes pelo SUS – Sistema Único de Saúde.


Hospital da Cidade: 463 Leitos, 569 funcionários e 628 Médicos.

Então nos faltam médicos e leitos hospitalares em relação à demanda de pacientes, além disso, atendemos “inúmeros Municípios da Região da AMAU e de outras Regiões”.

Por outro lado temos uma superlativa rede de atendimento de ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE (UBSs), o que falta de um lado sobra do outro. E ainda existem outros Hospitais naquela cidade que cita-los só diminuiria nossa situação.

NOSSOS MÉDICOS(AS) SÃO BONS, SÃO. NOSSOS HOSPITAIS SÃO BONS, SÃO.

Só que é preciso um remanejamento de rotinas e de investimentos, tanto em profissionais Médicos quanto ao número de leitos em Hospitais e novos Equipamentos de Diagnósticos de Tratamentos.

Esta situação tem que ser mudada senão ampliará ainda mais o percentual de evasão de  pacientes que buscam estes tipo de Serviços de Saúde em Passo Fundo e alhures.
Aqui entram as ações das SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL DA SAÚDE CREMERS/ERECHIM, UNIMED, HOSPINORTE e os HOSPITAIS DE ERECHIM e outras Entidades afim para planejarem o que fazer com esta situação !!!

Erechim tem muitas coisas boas, principalmente seu povo que com raras exceções é um povo amigo e trabalhador que precisa ser provido de algo mais que esta teoria GEOCÊNTRICA que o UNIVERSO GIRA em torno de Erechim e não que nossa cidade, Estado e País fazem parte da TEORIA HELIOCÊNTRICA, o nosso MUNDO GIRA EM TORNO DO SOL.

NOSSO MUNICÍPIO VEM LENTAMENTE SOFRENDO A SÍNDROME DE PASSO FUNDO !

No ritmo que vamos indo estamos cada vez mais ”dependendo de serviços essenciais” de nosso vizinho, então se esta sangria administrativa/pública/social/econômica não parar” está sujeito a voltarmos a ser novamente o...

 8º DISTRITO DE PASSO FUNDO 

Com certeza vamos receber muitos comentários contra ao que escrevemos, talvez um pouco forte para não usar o termo “ACORDA ERECHIM”, que vive uma realidade de uma “Propaganda Institucional Gramsciana”, que acena com um Erechim que não se confronta com a realidade !!!

Evidente que é uma situação impossível de acontecer, mas precisamos “tirar nossos olhos do próprio umbigo e olhar para frente em busca de um futuro melhor”, e nada melhor que um susto para isto acontecer !!!

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016 !

Saiu, no sábado, 18, a Reunião da Executiva do PT local, onde em entre outras decisões foi MANTIDA A “COLIGAÇÃO DOS PARTIDOS PMDB/PT” juntos, com mais alguns Partidos menores. 

Os Pré-Candidatos são ANA DE OLIVEIRA, Prefeito, pelo PMDB e ANACLETO ZANELLA, Vice, pelo PT.

AGORA SIM, VELAS A SOTAVENTO, PREPAREM-SE OS CANHÕES E ABORDAR” !


TCHAU, Boa Semana !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário