Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

terça-feira, 13 de março de 2018

E NOSSA CÂMARA DE VEREADORES COMO VAI !


E NOSSA CÂMARA DE VEREADORES  COMO VAI  !

         Como fizemos com a Prefeitura Municipal, também fizemos observações, ouvimos opiniões de muitas pessoas, a favor ou contra, de lideranças políticas, verificamos as atividades dos Vereadores no dia a dia, sempre estivemos a par das Pautas importantes que tramitaram nas Sessões Ordinárias e Especiais, de formas que se pudesse se ter uma noção geral do que se passava e passa no Poder Legislativo de Erechim. 
              
                                  
            Reiteramos que “não se trata de “PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA CONTRATADA”, mas trata-se de uma Coleta de Opiniões sem público definido, aqui, ali e alhures durante um grande período do ano de 2017 e início de 2018 !!!

VEREADORES TITULARES POR ORDEM DE VOTAÇÃO !

Claudemir Araújo (PTB)
1.905 votos
Emerson Schelski (PSDB)
983 votos
Alderi Oldra  (PT)
1.377 votos
Leandro Basso (PRB)
963 votos
Nadir Barbosa (PMDB)
1.319 votos
Serginho (PT)
927 votos
Lucas Farina (PT)
1.272 votos
Ilgue Rossetto (PV)
753 votos
Mário Rossi (PMDB)
1.269 votos
Ale Dal Zotto (PSB)
742 votos
Rafael Ayub (PMDB) Presidente ano 2018
1.230 votos
Eni Scandolara (PP)
Flavinho Barcellos (PDT)
698votos
 688 votos
Renan Soccol (PSDB)
1.120 votos
Pimenta - Gilson Serafin (PSD)
580 votos
Prof. André Jukoski (PDT)
1.073 votos
Sandra Picoli (PCdoB)
517 votos

         É um Poder multifacetado porque entre os Vereadores existem grandes variações. Primeiro, cada um além da personalidade única, tem uma formação Educacional que varia do Primeiro Grau (as vezes incompleto) até Níveis Universitários. 
                Segundo, representam um partido político cada, são 11 Partidos Políticos representado por 17 Vereadores e por fim se dividem em dois grandes GRUPOS: Situação e Oposição ao Poder Executivo (Prefeito).
            Agora estes Grupos estão com os seguintes números: “9 VEREADORES DE OPOSIÇÃO x 8 VEREADORES DE SITUAÇÃO" !!!

            Cansados dos Vereadores do Período Legislativo 2013/2016, era tanto o desgosto da população que houve uma MUDANÇA DE 59% nos Vereadores ELEITOS, dos dezessete da Gestão anterior somente sete foram reeleitos.
            Somado a este fator quase 60% dos eleitos tem formação superior, o que deveria aumentar o nível intelectual e de entendimento legislativo, mas não aconteceu. 

EIS O QUADRO FORMADO E OS RESULTADOS ENCONTRADOS !

VEREADOR RAFAEL AYUB
Presidente da Câmara ano 2018

      Esperando encontrar uma boa receptividade diante deste novo Quadro de Vereadores Eleitos, tivemos um “ledo engano”, tal qual a Gestão Schmidt/Lando, ao avanço dos contatos via-se “reclamações contra as atividades dos Edis, mesclados com observações de apoio a estes.

               Este tipo de “posições amigas e antagônicas” foi se tornando um “emaranhado de opiniões misturadas”, algumas genéricas, algumas específicas outras sem fundamentação, mas de todo o tipo e até de posições políticas, contrárias ou a favor dos Vereadores(as) !!!
              Reclamações de como os Vereadores se fecharam nos seus gabinetes e poucos são os que vão visitar seus eleitores e ver os problemas que existem, é uma verdade.

       Comentam, que mal e mal tomaram posse em seus Cargos já começaram arvorar-se como “CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL OU FEDERAL”, não teve “nenhum peitudo” para se candidatar à Governador do Estado.

      Estão “aprovando Leis” sem utilidade especifica que as tornam vazias. Ficam naquela de homenagear pessoas, entidades, dar nome de ruas.
Quando há Sessões Ordinárias ou Especiais, sempre com pouco plenário (pessoas presentes), principalmente nas Sessões Ordinárias das Segundas Feiras e se pergunta porque ??? As respostas: “é um falatório que não acaba mais; são Sessões são longas e chatas” que não acrescenta nada para os presentes.

            Quando se acha que os Vereadores vão começar a Legislar de verdade, acabam se enrolando sem entendimento mútuo e estas Leis necessárias ao funcionamento do setor público e privado acabam sendo arquivadas ou só poderão voltar a PAUTA NO PRÓXIMO ANO DE 2019.

            Dois exemplos esta posição: “A REVISÃO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL e o REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA QUE ESTÁ IGUAL A UMA “COLCHA DE RETALHOS” !!!  A última revisão da Lei Orgânica foi feita no ano de 2009.

            Outro dos comentários, é a “disparidade cultural dos Membros da Mesa Diretora” e que sempre a Presidência e os principais cargos estão nas mão de opositores do governo municipal !!!
            Os que frequentam a Câmara de Vereadores saem de lá com a impressão que o ambiente é meio tenso principalmente nos dias que antecedem as Sessões Plenárias. Também existem aqueles que defendem com “unhas e dentes” aqueles Vereadores que eles ajudaram a eleger.
            Por exemplo vá na Secretaria da Câmara solicitar o Relatório de Atividades do Presidente do ano 2017, recebemos a resposta que este RELATÓRIO NÃO TERIA SIDO FEITO, isto não é bom.

Teríamos mais opiniões para postar, mas o assunto se tornaria enfadonho.
E, para encerrar foi aprovada em 12 de março a Lei Legislativa estabelecendo o "Dia Municipal de Prevenção da Depressão" !!! o Assunto é sério, agora a proposição da Lei e sua aprovação é não ter o que fazer, dai as reclamações !!!

            Enfim, o que se pode observar que no todo, grande parte da comunidade de Erechim “NÃO ESTÁ CONTENTE COM AS ATIVIDADES DO PODER LEGISLATIVO, ESPERAVAM E ESPERAM MAIS AÇÕES DOS ELEITOS”.

            É reconhecido também que o conjuntos Vereadores tem trabalhado, cada um ao seu modo, portanto a Câmara de Vereadores não é um Poder Público Inoperante, mas precisa ser “burilado no seu conjunto”, mas por enquanto estão andando em roda  !!!

Como já dissemos é um Poder Multifacetado por pessoas diferentes não teríamos como dar uma nota individual para cada Vereador(a).
Se fosse dada uma nota de 1 a 10 o Conjunto do Legislativo de Erechim diante da atual situação teria que se ficar, com muito boa vontade, em torno de:

 >>>> 5,0  <<<<
O Presidente RAFAEL AYUB tem muito trabalho a fazer dentro e fora Casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário