Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sábado, 9 de julho de 2011

NOVA ERA, LIXO SOBRE NOVO ENFOQUE, DECISÕES DESASTROSAS E TARDIAS !

VEREADOR MANTOVANI  CONVIDA PARA VER A SITUAÇÃO
 NO LOCAL DO ATERRO SANITÁRIO

 Na última segunda feira, (4), tivemos a grande satisfação de sermos convidados, pelo Vereador José Rodolfo Mantovani, para irmos até o que deveria ser o “Aterro Sanitário”. Acompanhado da Assessoria do Vereador Mantovani fomos ver e registrar em "loco" o que estava ocorrendo.
Pois afinal éramos colaboradores da Gestão Municipal 2005/2008 quando, em Abril de 2007, foi inaugurado esta estrutura. Aceito o convite lá fomos para...localidade São Luiz, Rio Poço.
A visita do Vereador Mantovani  era  para exercer seu poder de fiscalização dos atos da Gestão Municipal, dado ao clamor da população referente à coleta do lixo, a qual  vinha acompanhando, no dia a dia, o crescimento dos seus problemas.

O PROBLEMA DO LIXO, É BOM CONHECER SUA HISTÓRIA
E NÃO SÓ O MOMENTO ATUAL !

A preocupação com o meio ambiente sempre foi uma das metas da Administração Municipal 2005/2008 (Zanella/Tirello). Erechim, ainda convivia ainda com os “lixões a céu aberto”, provocando riscos ambientais que poderiam se tornar altamente “danosos” à saúde das pessoas, dos animais, enfim do Meio Ambiente como um todo.

Foi montado um “Projeto de Aterros Sanitários”, com a separação de lixo orgânico, do Lixo reciclável. Os Projetos passaram pelas aprovações dos Órgãos responsáveis, pelo Meio Ambiente, (Fepam,etc).
CELULA DE ATERRO SANITÁRIO TRANSFORMADA
EM LIXÃO A CÉU ABERTO
Finalmente, em meados de Abril de 2008 foi inaugurado o Aterro Sanitário na localidade de São Luis, Rio Poço, dentro das mais modernas técnicas controle ambiental e lá estivemos como funcionário da Prefeitura.
Então lá chegamos, para quem viu o que deveria ser e no estado que está, sinceramente, deu vontade de chorar, tal o caos da situação encontrada.


 
LIXO DEPOSITADO FORA DAS
CELULAS DO ATERRO SANITÁRIO
VENDO-SE O "CHORUME" CORRENDO
A CÉU ABERTO

As fotos dão o testemunho do estamos escrevendo. O “Aterro Sanitário virado em um Lixão a céu aberto”; o Setor de seleção e triagem do Lixo Reciclável do Lixo Orgânico, em completo abandono; caminhões descarregando lixo fora das células de armazenagem; “Chorume, substância líquida, vinda do lixo que é considerada cancerígena, escorrendo a céu aberto.
Situação que revoltou o Vereador Mantovani e a todos nós que lá estivemos.

SITUAÇÃO QUE TODOS CONHECEMOS !
Lixo não recolhido, reclamações para todos os lados. A Administração Municipal em “maciça campanha”, nos meios de comunicação, com Notas Oficiais afirmando que “precisamos implantar um novo modelo que melhore a cidade nos aspectos de limpeza, na forma de recolher o lixo, que tenha regularidade e qualidade”...e por aí afora, “pedindo a colaboração da população” para resolver o problema, criado por sua administração, e nós pagando a taxa de lixo !!!

 CONTRATAÇÃO DA EMPRESA NOVA ERA, 
É BOM SABER COMO FOI REALIZADO !
 
SETOR DE SEPARAÇÃO DE LIXO ABANDONADO
COM LIXO A SER RECILCADO E FORA DAS CELULAS
DO ATERRO SANITÁRIO
A Empresa “NOVA ERA”, a atual “Vilã” dos problemas de recolhimentos e processamentos dos lixos orgânicos e recicláveis, venceu, entre muitas outras empresas, uma “licitação” para prestar estes serviços.A Empresa foi contratada em 26 de Dezembro de 2007, seu contrato venceria em 26 de Dezembro de 2008.
Como a Gestão Polis/Ana (PT/PMDB) estava assumindo. Para não deixar o serviço de recolhimento de lixo “sem solução de continuidade”, foi renovado, por seis meses o Contrato com a Empresa NOVA ERA, em 22 de Dezembro de 2009, com vencimento em 30 de Junho de 2009. Tempo suficiente para que a Gestão Polis/Ana pudesse analisar se continuariam ou não com esta Empresa (Nova Era).

O QUE ACONTECEU !?!

Vieram todos os “problemas com o recolhimento e tratamento do lixo”, conhecidos por todos nós que continuamos “pagando e caro a Taxa do Lixo” que vem junto com a cobrança do IPTU.

Saiu o Secretário Municipal FRANCISCO PINTO e assumiu o Secretário WALDEMAR DORNFELD. Trocou “seis por meia dúzia", de nada adiantou. Se não fosse triste era para dar risadas.
Os problemas continuaram e foram aumentando, o “Aterro Sanitário” tornou-se um novo “Lixão a Céu aberto”.

 

AÍ, DEU A LOUCA NO MUNDO....
ROMPERAM O CONTRATO DA NOVA ERA, 
E APLICARAM O PLANO “B”.
MAS FOI TARDE, PARA LÁ DE TARDE !

Decisões tomadas para lá de tarde. Passaram  “DOIS ANOS E SEIS MESES”, para o Governo Municipal se dar conta que o problema era com o lixo, e não com os Secretários por ele nomeados, levou tempo demais para entender isto.

Prefeito  POLIS
Contratou em caráter emergencial, por seis meses, duas Empresas: A Plano Engenharia, de Porto Alegre e a Conesul, de Santa Cruz do Sul. Vamos ver no que vai dar !!!!

 Diz o Prefeito, que vai lançar uma nova Licitação para a Prestação deste Serviço !!! Com certeza a licitação vai demorar, os Contratos destas novas Empresas serão renovados por mais seis meses, emergencialmente, e aí será Julho de 2012, ano de Eleições para Prefeito !!!

Agora sim: a Administração Municipal vai dar o controle do Aterro Sanitário para uma Empresa; a coleta do lixo seco e orgânico para outra Empresa; a separação do lixo seco ficará com a Associação dos Recicladores e a varrição e capinas para outra Empresa.

Pergunta que não quer calar:

“Não conseguiu controlar uma, como
vai conseguir controlar quatro Empresas !?!

DAS RESPONSABILIDADES PELO OCORRIDO !

Grande parte dos Serviços Públicos Municipais, estão como pacientes de alto risco em uma UTI de um hospital, só quando estão em estados terminais é que são tomadas providências de tentar salvar suas vidas, o que normalmente é tarde demais.

Todo o Contrato de Prestação de Serviços assinados com o Poder Público (União, Estados e Municípios) sempre é designado um “GESTOR DO CONTRATO”, que normalmente é um Técnico na área.
No Contrato da Nova Era, é um Engenheiro da Prefeitura Municipal, cuja finalidade era “fiscalizar a execução dos serviços”  (foi feito ?),  além é claro do Secretário Municipal a cuja Secretaria os serviços estão vinculados. (Meio Ambiente).

A Responsabilidade do ocorrido, se houver danos ao "Erário Público", é dos Prepostos do Prefeito, que são o Secretário Municipal do Meio Ambiente e do Gestor do Contrato.  Responsabilidade esta, que é também do Prefeito Municipal e se houverem denuncias, por estas ele também deverá responder aos Órgãos competentes de controle de Gestão, . (TCE, Judiciário, etc)..

  PS. ATENÇÃO: 

NO MOMENTO EM QUE EDITÁVAMOS ESTE BLOG, (DIA8), O 1° PROMOTOR DE JUSTIÇA ESPECIALIZADA, DR. MAURICIO SANCHOTENE DE AGUIAR, INSTAROU INQUÉRITO CIVIL PARA VERIFICAR O PROBLEMA DO LIXO.

Que cada um tire suas próprias conclusões a respeito. Mas que as situações não podem mais continuar ocorrendo assim não pode. O pior é que há comentários que o “Agosto Negro” está por vir, COM A NOTÍCIA ACIMA JÁ CHEGOU EM JULHO !!!

Não sabemos se vem ou não...quem viver verá...Tchau bom fim de semana !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário