A REFUNDAÇÃO DA REPÚBLICA !
Vivemos um tempo curioso, estranho. A refundação da República está ocorrendo e poucos se estão dando conta deste momento histórico. Momento histórico, sim. O Supremo Tribunal Federal (STF), simplesmente observando e cumprindo os dispositivos legais, está recolocando a República de pé. Mariana - símbolo da República Francesa e de tantas outras, e que orna nossos edifícios públicos, assim como nossas moedas - havia sido esquecida, desprezada. No célebre quadro de Eugène Delacroix, é ela que guia o povo rumo à conquista da liberdade. No Brasil, Mariana acabou se perdendo nos meandros da corrupção. Viu, desiludida, que estava até perdendo espaço na simbologia republicana, sendo substituída pela mala - a mala recheada de dinheiro furtado do erário.
Na condenação dos mensaleiros e da liderança petista, os votos dos ministros do STF têm a importância dos escritos dos propagandistas da República. Fica a impressão de que Silva Jardim, Saldanha Marinho, Júlio Ribeiro, Euclides da Cunha, Quintino Bocayuva, entre tantos outros, estão de volta. Como se o Manifesto Republicano de dezembro de 1870 estivesse sendo reescrito, ampliado e devidamente atualizado. Mas tudo de forma tranquila, sem exaltação ou grandes reuniões.
O ministro Celso de Mello, decano do STF, foi muito feliz quando considerou os mensaleiros marginais do poder. São marginais do poder, sim. Como disse o mesmo ministro, "estamos tratando de macrodelinquência governamental, da utilização abusiva, criminosa, do aparato governamental ou do aparato partidário por seus próprios dirigentes". E foi completado pelo presidente Carlos Ayres Brito, que definiu a ação do PT como "um projeto de poder quadrienalmente quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto". Foram palavras duras, mas precisas. Apontaram com crueza o significado destrutivo da estratégia de um partido que desejava tomar para si o aparelho de Estado de forma golpista, não pelas armas, mas usando o Tesouro como instrumento de convencimento, trocando as balas assassinas pelo dinheiro sujo.
A condenação por corrupção ativa da liderança petista - e por nove vezes - representaria, em qualquer país democrático, uma espécie de dobre de finados. Não há no Ocidente, na História recente, nenhum partido que tenha sido atingido tão duramente como foi o PT. O núcleo do partido foi considerado golpista, líder de "uma grande organização criminosa que se posiciona à sombra do poder", nas palavras do decano. E foi severamente condenado pelos ministros.
Mas, como se nada tivesse acontecido, como se o PT tivesse sido absolvido de todas as imputações, a presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira, deslocou-se de Brasília a São Paulo, no horário do expediente, para, durante quatro horas, se reunir com Luiz Inácio Lula da Silva, simples cidadão e sem nenhum cargo partidário, tratando das eleições municipais. O leitor não leu mal. É isso mesmo: durante o horário de trabalho, com toda a estrutura da Presidência da República, ela veio a São Paulo ouvir piedosamente o oráculo de São Bernardo do Campo. É inacreditável, além de uma cruel ironia, diante das condenações pelo STF do núcleo duro do partido da presidente. Foi uma gigantesca demonstração de desprezo pela decisão da Suprema Corte. E ainda dizem que Dilma é mais "institucional" que Lula...(fonte jornal Estado de São Paulo, 13/10 Marco Villa).
Não fomos nós que escrevemos isto, mas é uma verdade que está aí em todos os meios de comunicação.
RESCALDO PÓS ELEIÇÕES !
Vitorioso, com larga margem de votos, vinha o Prefeito Polis “reclando das agressões, dos problemas” que teve que enfrentar no período eleitoral. Mal sabia ele que o “pior estava por vir, a estratégia para montar uma nova Equipe de Governo” !!!
Isto acontece em quase todas as situações onde existe releição para Prefeituras Municipais. Aqui, este quadro foi agravado, pois a Coligação “Sim, vamos adiante”, agregou mais três Partidos Políticos, convencidos pelas “promessas” do Prefeito Polis de participações destes, no novo Governo Municipal.
E AGORA O QUE FAZER !
A situação ficou assim montada: Os novos “apoiadores”, cobrando as promessas de campanha e os atuais colaboradores “querendo ficar em seus atuais Cargos”. Eis aí o “IMPASSE FORMADO, QUEM TÁ DENTRO NÃO QUER SAIR, E QUEM ESTÁ FORA, QUER ENTRAR” !!!
E as “modificações” já começaram, claro em Cargos de Comissão pertecentes ao PMDB. Foram demitidos o Diretor Executivo, do Hospital Santa Terezinha e o filho de um dos Dretores do PMDB, que estava lotado na Secretaria de Segurança.
Já começou o “ranger de dentes”. De acordo com a lógica da formatação do novo governo, primeiro serão exauridos os CCs – cargos em comissão pertencentes ao PMDB, depois os Cargos pertencentes aos Partidos coligados e, por fim alguns do PT, procurem observar !!!
CRIAÇÃO DE NOVAS SECRETARIAS !
Mesmo que Prefeito demita todos que puder, “ainda faltará espaço para os novos entrantes”. Qual solução...criar novas SECRETARIAS MUNICIPAIS. Eis nossas opiniões e sugestões que talvez possam ser úteis:
Criar as SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (já decidida); SECRETARIA DA HABITAÇÃO (já decidida); desmembrar Vigilância Sanitária, da SMS e transformar em SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA com mais abrangência de serviços; dividir a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, criando a SECRETARIA DE CULTURA e SECRETARIA DE ESPORTE E TURISMO; criar a SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS, desmembrando estes serviços da atual Secretaria de Obras Públicas, ou outros tipos de Secretarias !!!
Talvez isto venha bastar, agora não interessa o nome que for, com certeza, HAVERÁ A NECESSIDADE DE CRIAR NOVAS SECRETARIAS, SIM HAVERÁ para acomodar a situção, sob pena de o Prefeito arrumar problemas políticos sérios, na formação do novo governo !!!
PLANO “B” NA FORMATAÇÃO DO NOVO GOVERNO !
TRE VAI JULGAR MANDADOS DE SEGURANÇA IMPETRADOS
POR PÓLIS E ANA DIA 23/10 !
O TRE - Tribunal Regional Eleitoral acaba de divulgar a pauta de julgamento que será cumprida no próximo dia 23. Há uma grande expectativa pelo resultado, pois dele dependera a reeleição ou não do atual prefeito e vice-prefeita, vencedores do pleito de 7 de outubro, com 64,83% dos votos sobre seu opositor José Mantovani.
O processo instaurado pelo Ministério Público Eleitoral acusa o atual prefeito de uso de poder econômico e propaganda em veículo de comunicação durante o período eleitoral. Ou seja, após o dia 7 de julho, 90 dias antes do pleito.
Este julgamento vem esquentando as cabeças pensantes no Paço Municipal, principalmente do Prefeito e da Vice Prefeita, pois está em jogo o resultado de suas eleições, o difícil é que não há nada para se fazer, é só aguardar os acontecimentos !!!
Tchau....bom fim de semana. Semana que vem, volto para casa...se Deus quiser !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário