Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO APARECIDA - DIA DA CRIANÇA - NOSSA SRA. DE FÁTIMA !


UMA PEQUENA LEMBRANÇA HITÓRICA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA A PADROEIRA DO BRASIL !
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil, venerada na Igreja Católica.
Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica em 1980. A Basílica é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, e é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
                                                                                                                                                        
O ENCONTRO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA !
 
Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente. Ao invés de peixe, ele apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça.
Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la.

A partir daquele momento, segundo os relatos, os três pescadores apanharam tantos peixes que foram obrigados a voltarem para o porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar a embarcação deles. Este foi o primeiro milagre atribuído à imagem.

A COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA !
 

A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo.

 Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.
A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717 mede quarenta centímetros de altura e é de terracota, ou seja, argila que após modelada é cozida num forno apropriado.] Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram, acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que comprove tal suspeita.

A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando recolhida pelos pescadores, estava sem a policromia original, devido ao longo período em que esteve submersa nas águas do rio. A cor de canela que apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas por seus devotos.

CONSAGRAÇÃO DA BASÍLICA DA NOSSA SENHORA APARECIDA !
 
Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a de Centenário da coroação
No mês de maio de 2004 o papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil.

O DIA CRIANÇA, COMO SURGIU !
 
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi Oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.


Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países:
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem !

Dia Universal da Criança:
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Embora seja uma data em que alegramos nossas crianças com presentes e festas, foi uma Efeméride criada, no Brasil, com forte espírito mercantilista...mas o importante é ver a alegria de nossos filhos e netos.

NOSSOS VOTOS DE PARABÉNS A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA !
 

A Diocese de Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul, está se preparando para celebrar, no dia 14 de outubro, a 61ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, tradicional procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A edição deste ano terá como tema "Maria e a evangelização a partir do encontro com Jesus Cristo", e como lema "Feliz és tu que acreditaste".

Romaria, que dará um destaque todo especial ao Ano da Fé, terá as seguintes intenções gerais e comuns a todos os participantes: que o encontro com Jesus Cristo renove sempre nossa fé, a alegria de viver e o ardor missionário; que os jovens cultivem o encontro com Jesus Cristo e ajudem a Igreja e o mundo a terem um rosto jovem; e que, solidários com os doentes e sofredores, colaboremos a fim de que a saúde se difunda sobre a terra.
 
Por fim, é importante destacar que a evento deste ano acontecerá dentro de um contexto muito rico que a Igreja está vivendo e celebrando: Vigência do 12º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2012-2015); Preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2013; Ano da Fé; Cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II; 20 anos do Catecismo da Igreja Católica; CF 2012 sobre Saúde Pública, com a temática "Que a saúde se difunda sobre a terra"; Sínodo dos Bispos, que será realizado de 7 a 28 de outubro, sobre a "Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã"; e o mês missionário, com o tema "Brasil missionário, partilha tua fé”. (fonte magnun press)
É a maior festa religiosa católica do alto Uruguai, e desta vez será Presidida pelo nosso novo Bispo Dom Gislon !  Vamos então rezar uma prece à Virgem Maria:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém.”

Por hoje é só....bom feriadão...enquanto continuamos a curtir nossa hospitalização !
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário