Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

domingo, 24 de agosto de 2014

AGOSTO, 25 DIA DEDICADO AO SOLDADO BRASILEIRO ! Marechal Luís Alves de Lima e Silva – Patrono do Exército Brasileiro.



A PROFISSÃO MILITAR !

"Senhor, umas casas existem, no vosso reino onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manhã, a um toque de corneta, se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta, se deitam obedecendo. Da vontade fizeram renúncia como da vida.

Seu nome é sacrifício. Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares...

Corações mesquinhos lançam-lhes em rosto o pão que comem; como se os cobres do pré pudessem pagar a liberdade e a vida. Publicistas de vista curta acham-nos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servidão.

Eles, porém, calados, continuam guardando a Nação do estrangeiro e de si mesma. Pelo preço de sua sujeição, eles compram a liberdade para todos e os defendem da invasão estranha e do jugo das paixões. Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão. E, desde hoje, é como se o fizessem.

Porque, por definição, o homem da guerra é nobre. E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai coragem, e à sua direita a disciplina". (MONIZ BARRETO - Carta a El - Rei de Portugal, 1893).

A ORIGEM DO SOLDADO !

O termo "soldado" deriva do italiano: "soldato" (particípio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o "soldo" para servir. "Soldo" deriva do latim "solidum nummum" e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o Estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.

Em sentido restrito, também é utilizado o termo "Soldado" para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres, aéreas e navais das forças armadas. Para designar o posto correspondente, nas forças navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como "Marinheiro" ou "Grumete".

Podendo também designar os postos de Oficiais Generais, sendo o "Dia do Soldado" comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de "Caxias".

Esse "Soldado", em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil, é o “PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO” sendo-lhe concedido o Título Nobilárquico de “DUQUE”, ficando sua denominação e posto:

Marechal Luís Alves de Lima e Silva – Patrono do Exército Brasileiro - Duque de Caxias.

A HISTÓRIA EM POUCAS LINHAS !

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturas, civilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio manter sua soberania e/ou independência política.

Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, foi o caso de muitos países e até hoje (como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres (Esparta e China Imperial, dos Sun Tzu, sua dinastia).

Até ao século XX, as mulheres não cumpriam - salvo muito raras exceções (referido acima) - serviço militar. Hoje em dia, existem alguns países mais de 20% de mulheres nas suas forças armadas (na China dos imperadores descendentes de Sun Tzu e em Esparta, na Grécia Antiga, era de 100%).

Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.

Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre.
O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.

COMPOSIÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO !

Basicamente nosso Exército está composto pelo seguinte Quadro de Pessoal:
Oficias Generais = 137; Oficiais de Carreira = 17.648; Oficiais Temporários = 8.321; Praças Sargentos de Carreira, de Quadro e Temporários = 51.127; Praças, Taifeiros, Cabos e Soldados = 144.918.  Total 222.151 Homens e Mulheres. (Fonte Exército Nacional, não atualizada a 2012).



 "A TODOS OS SOLDADOS BRASILEIROS DA ATIVA OU DA RESERVA PARABÉNS PELO VOSSO DIA"

Tchau, boa semana, vamos aguardar novas pesquisas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário