Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CICLOVIAS TORNA-SE A PAUTA DA MOBILIDADE URBANA E ERECHIM !

CICLOVIAS TORNAM-SE a pauta na mobilidade urbana de Erechim !

AS RAZÕES, EMOÇÕES, PREOCUPAÇÕES, RISCOS, E QUE TIPO DE EQUIPAMENTO DE MOBILIDADE URBANA A SER IMPLANTADO !

  
 O uso de Bicicletas como meio de transporte e lazer é evidente que se tornou uma nova mobilidade urbana que vem evoluindo de tempos em tempos desde o século XIX.

  A PRIMEIRA CICLOVIA foi criada pela Prefeitura de Paris em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias.

         Naturalmente, até com certo atraso a situação chegou a Erechim e passou a ser de prioridade responsabilidade dos que estão “CONSTRUIDO NOSSA ERECHIM” !!!

Dia 25 de março, passado o Salão Branco, do Clube Ypiranga, foi realizada uma Reunião sobre o problema da “mobilidade urbana” para uso de pessoas que utilizam “bicicleta para transporte ou diversão” !!! Em torno de cem pessoas interessadas reuniram-se com o Secretário de Obras, a “razão do momento foi trocada pela emoção de uma solução” !!!

            Em questão de algumas horas “tudo resolvido”: a
primeira ciclovia será na Av. SETE DE SETEMBRO, a segunda será em torno do PARQUE LONGINES MALINOWSKI e a terceira será ligando o CENTRO AO DISTRITO INDUSTRIAL !!!

          Tudo isto DEFINIDO EM UM ESTALAR DE DEDOS NÃO INTERESSA QUANTO VAI CUSTAR PARA OS COFRES PÚBLICOS !!! Pessoas que duvidaram do poder do Secretário receberam a resposta do Prefeito Polis: “É um Programa de governo” !!!
            Temerosa a decisão tomada de supetão com uma definição rapidíssima para o vulto do empreendimento cujas projeções poderão não ser realizadas a contento.

            CICLOVIA na Av. 7 de setembro é de alto risco, CICLOVIA Centro - Distrito Industrial é mais um sonho de verão e vários invernos, no Parque Longines Malinoswki não há maiores empecilhos. !!! Existem outra soluções maiores e melhores !!!

EM TERMOS DE MOBILIDADE URBANA EXISTEM TRÊS TIPOS PARA SEREM ESCOLHIDOS !

            Uma ciclovia, ou pista ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas
utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovias, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
            Antes de tomarmos decisões temos que conhecer pelo menos alguns conceitos sobre o assunto:
    TRÁFEGO COMPARTILHADO: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
   CICLOFAIXA: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
  CICLOVIA: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidirecionais (um só sentido) ou bidirecionais (dois sentidos) e são regra geral, adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

IMPORTANTE: Nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Canadá e na Finlândia, foi constatado que a instalação de ciclovias resultou em um aumento significativo, de até 12 vezes, na taxa de colisões entre carros e bicicletas por quilômetro pedalado.

UMA VISÃO AMPLA DO QUE PODERÁ SER A SOLUÇÃO PARA DEFINIR O PLANO GERAL DE CICLOVIAS EM ERECHIM !

             Não se deve construir uma nova mobilidade urbana aos “pedaços” pois em vez de servir de solução, logo poderá será fontes de problemas.
           Que comenta, às vezes critica, tenta formar e informar a opinião pública, deve quando possível, dar sugestões aos fatos que estão ocorrendo !!!
     Procurar ajudar com soluções alternativas as existentes e, é o que vamos tentar fazer !!!

PLANO BÁSICO GERAL PARA IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS EM ERECHIM !

   
1 – Ter uma Ciclovia Mestra, que atravesse de ponta a ponta a cidade, de onde sairão Ramais de Ciclovias em diversas direções de interesse da população !!!
            Pode ser nas direções NORTE/SUL, LESTE/OESTE, mas deverá ser contínua do começo ao fim e com condições de ser expandida !!!

             2 – Ter um local mais central possível, desta Ciclovia Mestra, como “Base Principal de Apoio aos Ciclistas”. Onde haverá desde Loja de Conveniências, Oficina de Bicicletas, local de limpeza e lavagem das bicicletas e até um Estacionamento (pago) para quem não deseja levar sua Bike para casa !!!

        3 – Estar mais próximo da Central de saídas e chegadas dos ônibus urbanos como forma de integração de deslocamentos !!!

               4 – Um Cadastro Geral de Ciclistas para ter-se uma realidade e projetar o universo em que se irá trabalhar !!!

            5 – Uma Orçamentação do Custo Total do Projeto para que se busque Recursos Financeiro para sua Execução, no seu todo ou em partes !!!

A LINHA MESTRA DA CICLOVIA DE ERECHIM JÁ EXISTE !     

           Vamos analisar, Erechim não está nos novos Projetos de Ferrovias como a NORTE/SUL, se eventualmente, no futuro, vier a ser integrada no Sistema de



Linhas Férreas, esta ou estas não passarão NO MEIO DO PERÍMETRO URBANO e sim lateralmente a este, talvez com algum ramal de acesso !!!  
           
            Então temos uma grande ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (GARE) e vários quilômetros de via férrea cruzando o Perímetro Urbano de Erechim, de LESTE para o OESTE, sem nenhum uso só dando custo e manutenção a sua proprietária “ALL América Latina Logística” !!!

"EIXO DA LINHA MESTRA DAS CICLOVIAS DE ERECHIM" !!!

            Convida-se a “ALL” e se estabelece um “TAC” – Termo de Ajuste de Conduta de uso do trecho da viação
férrea que passa pelo centro urbano bem como o uso da ESTAÇÃO DA VIAÇÃO FÉRREA, com a alternativa de eles removerem os Trilhos e Dormentes ou não.
          Uma cobertura de asfalto, pequenas obras de proteção lateral da via, a atual ESTAÇÃO VIAÇÃO FÉRREA DE ERECHIM, transforma-se no CENTRO OPERACIONAL das Ciclovias !!!
  
          Este centro será contemplado como já colocamos  com Lojas de Conveniências, Oficina, local de limpeza e lavagem das bicicletas e até um Estacionamento (pago) para quem não deseja levar sua Bike para casa !!!

            A partir desta Ciclovia Mestra poderão ser PROJETADOS OS RAMAIS DE CICLOVIAS que poderão atingir vários Bairros cidade principalmente o Centro da Cidade e outros locais !!!
            Estamos elaborando uma visão geral destes ramais.

"NÃO SE TRATA DE UMA DECISÃO DEFINITIVA É MAIS UMA ALTERNATIVA PARA SER DISCUTIDA 
ENTRE OS INTERESSADOS" !!!

            Até porque esta ideia de implantar CICLOVIAS já foi postergada para um futuro incerto pelas Autoridades do CONSTRUINDO NOSSO ERECHIM  !!!

            “A Ciclovia só será construída após a CONCLUSÃO DO ANEL VIÁRIO, comentário de dois Secretários Municipais, o de Obras e o da Secretária Municipal de Segurança !!! Isto faz a pretensão dos usuários de bicicleta serem “arrefecidas” 
            Portanto tem-se tempo...muito tempo para discutir este assunto !!!

            No final do BLOG tem espaço para comentários, contraditórios e opiniões, se você fizer ajudará em muito a evolução do assunto !!! 

         Não tenha receio de postar um comentário, você poderá usar a indicação de “ANÔNIMO”, que se for um comentário contra ou favor de nossa postagem será comentado e publicado !!!

Tchau  boa semana !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário