Quem sou eu

Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada. Administrador Hospitalar. Jornalista Profissional. Escritor. A experiência nestas atividades técnicas na área de saúde e como escritor, remontam a uma época de mais de trinta anos de vida.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

REFLEXÕES CHUVOSAS QUE NOS ASSOLAM !

REFLEXÕES CHUVOSAS QUE NOS ASSOLAM !

Sábado anoiteceu, com o céu nublado, encurtando o dia, em que o sol foi dominado por nuvens negras carregadas de chuvas, permeadas por raios e trovões ora longe, quase inaudíveis, ora tão perto que tudo ao nosso redor estremecia, as luzes iam e vinham prenunciando problemas nas redes transmissoras de energia.
A chuva insistente, que começou ao anoitecer, amanheceu com seu barulho peculiar em nossas janelas, nos acordando de um sono mais longo, pois era domingo, cujo único compromisso é buscar o almoço ou fazer um churrasco com alguns amigos e amigas.

Esta continua às vezes de forma forte acompanhada de ventos fortes ou compassada como soldados em marcha. Algumas vezes diminua seu volume, então se

formavam nevoeiros densos, quando não se viravam  em chuvas de pedras, destruidoras pelos seus impacto, mas ela continuou e continua agora quando estamos escrevendo este texto, implacável e sem parar como se fosse o aviso de um novo dilúvio.

Ruas se transformaram em riachos e avenidas em rios e subindo seus níveis, alcançaram as calçadas e depois o interior das residências e continuando subindo desalojando milhares de pessoas, que se não perderam todos seus bens a maioria deles foi levada pelas águas. Registro de morte de pessoas, lavouras recém plantadas todas dizimadas 

Móveis, Carros, Casas, Plantações, Lavouras, Árvores, Pontes e Estradas interrompidas por deslizamento de terra ou quedas de árvores, nada impedia ou impede a ação destruidora das águas que continuam a cair, por horas, por dias que parecem não acabar !!!

A Defesa Civil, os Bombeiros e centenas de voluntários estão se desdobrando há vários dias e noites para minorar o sofrimento alheio enquanto isto as Polícias Militar e Civil tem trabalho extra para evitar saques e o aumento dos assaltos nas áreas de risco.

Em muitos lugares o Exército Brasileiro foi chamado para ajudar e estão firmes com seus equipamentos importantes salvando pessoas e bens e quem não está na lide, deve estar de plantão nos quartéis a espera para ajudar.

Não bastasse esta situação as três Barragens geradoras de energia elétrica em nossa Região, estão com as bacias de captação de água, cheios e tiveram que “abrir os Vertedouros para escoamento de águas”, aumentando os níveis dos rios na região, mas não existe nada a fazer a não ser soltar as águas represadas !!! 

O tempo deste jeito carrega mais os estados depressivos causados por outros problemas nas pessoas, o humor cai, tudo parece errado, pois dos “altos de nossas sabedorias somos impotentes perante o tempo”, não mandamos nas chuvas e nem no sol que vem tórrido no verão, nem em muita, mas muita coisa mesmo, como o Brasil !!!

Passou a semana, já estamos na metade desta e as chuvas continuam sequentes, incessantes e de forma continuada a jorrar dos céus a “cântaros” formando verdadeiros caudais de águas e suas forças.
Os riachos ultrapassam suas bordas, os rios não respeitam mais suas margens e para qualquer lado que se olha é uma imensidão só de águas que não tem para aonde ir, o solo encharcado perdeu sua capacidade de absorção. E tudo....mas tudo mesmo, converge para que o dia a dia  venha piorar esta situação.

Todo este complexo de chuvas ininterruptas, com raros momentos de estiagem, vem “solapando o ego das pessoas que começam a se deprimir” naturalmente as pessoas começam um processo, mesmo sem sentir de letargia, os ânimos ficam alterados e as coisas começam a andar mais lentas, os níveis de irritação sobem e tudo fica difícil !!!
Inclementes e rigorosas chuvas continuam, sem folgas, e prometem mais e mais dias de chuvas levando a todos para os limites de exaustão quer seja física, quer seja moral....onde isto vai parar perguntam uns para os outros !?! As respostas vêm quando erguemos os olhos aos céus que continuam encobertos de negras nuvens, enquanto isto as chuvas continuam caindo !!!

Será que isto não está acontecendo que passamos a ter como “deuses”, o dinheiro, riquezas, furtos e roubos. Será que isto ocorre porque “deixamos de amar os próximos, e passamos a mata-los”  !?!  Será que viramos “adoradores do Bezerro de Ouro”, no lugar de orar para nosso Deus e manter nossa Fé, quem duvida !?!
Sorvendo um chimarrão, ficamos olhando para fora da janela de nosso escritório durante um tempo, minutos que pareceram horas, pensando, refletindo, eis que sorrateiramente, solertes, começaram a vir em nossas reflexões o “Brasil e sua situação atual”. 
Devagar, lentamente, enquanto a chuva caia peremptoriamente, uma realidade pior que os desastres naturais, se configuraram em minha mente... e o Brasil !?!

E O BRASIL !

Não vamos repetir as situações diárias que vemos ouvimos, do acusa, delata, rouba, devolve é preso, é solto, tem culpa, não tem culpa, e de Réu se torna delator e fica livre, o Julgamento da Chapa Eleitoral Dilma/Temer.

Também não vamos repisar o fato, que foi montada a maior quadrilha de corrupção de todos os tempos no mundo, que temos um Congresso Nacional, com “prazo de validade vencido”, dado a quantidade corrupção com o dinheiro público !!!

A Constituição Brasileira de 1988 e Leis se tornaram objetos sem uso, pois as Altas Câmaras da Justiça as “interpretam” ao bel prazer dos interesses dos Réus e acobertam o Governo Central blindando uns e achicalhando a vida de outros.

Nossa situação do “PIB” Produto Interno Bruto, continua em –3%, milhões de desempregados e outros tantos “metidos em um sistema de roubalheira do dinheiro público” que já se fala em “Trilhões de Reais, Dólares ou mesmo em outras moedas !!!

A “palhaçada continua no julgamento da Chapa Dilma e Temer”, uma eleição que ainda não acabou. Vamos passar a semana vendo as piores coisas no TSE – Tribunal Superior Eleitoral....onde as “conversas sobre o Julgamento de Temer apontam mais uma vez em “pizza”, querem jogar !?!

E assim passa a glória do mundo e nós brasileiros continuamos “palhaços”, nossas inteligências vem sendo abusadas há muito tempo, e nós ... “Deitado eternamente em berço esplêndido ao som do mar e a luz do céu profundo”  !!!

Temos alternativas de orar a Deus, nosso Senhor, pedindo que a chuva pare, e nos dê a consciência e força espiritual para irmos às ruas e ver se conseguimos dar um jeito neste “caos que a Pátria Brasil se tornou”, já fizemos isto com a Dilma e deu certo !!!

ENQUANTO ISTO, LÁ FORA...CONTINUA CHOVENDO !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário